Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Link Facebook
botão youtube

Dulce Oliveira Amarante dos Santos

Atualizado em 27/01/17 16:05.

A medicina em Portugal na Idade Média

O presente projeto trata de temática inédita na historiografia portuguesa contemporânea. Investiga os espaços dos mosteiros destinados à prática médica: a domus infirmorum e os hospitais de caridade. Centra-se nos mosteiros benditinos e nos mosteiros dos cônegos regrantes de Santa Cruz de Coimbra nos séculos XII e XIII. Pesquisa ainda o Hospital São Nicolau e a atuação feminina do mosteiro de São João das Donas.

 

O percurso intelectual do físico Pedro Hispano: relações entre medicina universitária e sociedade na Europa do séc. XIII

O presente projeto busca investigar as relações entre a medicina universitária e a sociedade européia no século XIII a partir do percurso intelectual do físico português Pedro Hispano (c. 1205-1210 - 1277) e da análise de suas obras médicas. Não se trata simplesmente de um estudo biográfico de uma personagem destacada do cenário intelectual do século XIII mas sim, problematizar o papel social de um físico nos meios universitários e políticos e como ele se insere como agente produtor de cultura e ao mesmo tempo influenciado pela ambiência de sua época. O século XIII foi um divisor de águas na história da ciência médica. A descoberta da filosofia natural de Aristóteles a partir das traduções e dos comentários árabes levou a uma nova visão do mundo pois ela apresentava uma explicação tão coerente e tão lógica do mundo que parecia conciliar a ciência e a razão diante da fé. Ocorreu nesse momento uma reorganização da profissão médica com uma nova relação entre os físicos universitários e os outros especialistas práticos da arte de curar: cirurgiões, barbeiros (sangradores), boticários e curandeiros. Qual foi o impacto dessa filosofia natural sobre a escolástica nas faculdades de medicina? Qual o impacto das obras médicas de Pedro Hispano? A grande quantidade de manuscritos de seus textos médicos (do século XIII ao XVI) espalhados pelas bibliotecas européias reforça sua difusão. Como ele por intermédio de sua obra ajudou os físicos universitários a se colocarem no patamar mais elevado da profissão médica?

Listar Todas Voltar