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Identidades diaspóricas afro-indígenas no Brasil (2016/1)

Atualizado em 03/02/17 11:31.

Assiste-se hoje ao surgimento de identidades múltiplas, instáveis e muitas vezes sem referenciais geográficos definidos. A reinvenção das diferenças inerentes à era globalizada se efetua em diversos níveis. Localmente, às vezes se traduz pela exarcebação de particularismos identitários. Surgem então processos identitários marcados por hibridismos nunca totalmente coesos ou uniformes, fragmentados, descontínuos, amálgamas singulares de múltiplos espaços identitários. Há um claro deslocamento das identidades desterritorializadas aos hibridismos da multiterritorialidade. As identidades diaspóricas apresentam-se como espécie de laboratório das experiências sócioespaciais pós-modernas que convivem paralelamente com a fragilização de Estados nacionais, fluidez econômica e o hibridismos culturais. As identidades diaspóricas forjadas no Brasil permitem uma releitura da história social e cultural brasileira. O conceito de diáspora, delicado e escorregadio, busca considerar na análise processualista e situacional, o agency envolvendoas populações afro-brasileiras e ameríndias. A história dos afrodescendentes e dos indígenas brasileiros, vista nessa perspectiva considera os eventos sociopolíticos, os espaços culturais, as fusões, fissões, os deslocamentos, os territórios de partida e chegada, as variáveis que marcam os sujeitos em ação antes, durante e depois de integrados a um determinado território, permitindo elucidar as condições de como as identidades são apropriadas e reapropriadas pelos grupos que se encontram em condições diaspóricas. As diáspora impostas, resultantes dos processos de colonização e escravização foram, durante muito tempo, vistos como parte de uma só diáspora, a diáspora negra. Mas no Brasil, os povos indígenas também muitas vezes se viram, em função da especificidade de suas histórias de contato, em situação diaspórica. Esse é o caso, sem sombra de dúvida dos índios do NE e daqueles que habitam os grandes centros urbanos, em geral desprovidos de direitos e vivendo em situação de Diáspora em sua própria terra.