Link Facebook
botão youtube

Estudos sobre poder e religião na Baixa Idade Média

Atualizado em 28/04/20 09:28.

Ementa:

Pretende-se neste Curso perscrutar sobre poder e religião na Idade Média levando em conta tanto as propostas doutrinárias da Igreja para a construção de um modelo de homem para a “Cristandade”, como as questões inerentes ao poder temporal e suas simbologias político-religiosas, além das formas de “espiritualidade” e “religiosidade” presentes no imaginário coletivo dos homens e mulheres do medievo. O diálogo com os filósofos, teólogos e pensadores medievais (fontes), a historiografia especializada, e aplicação da teoria e metodologia apropriada, auxiliará na compreensão do homem medieval e do universo que o rodeava, tanto no campo das relações de poder (clérigos e leigos), quanto nas relações desse homem com o sagrado.

 

Objetivos:

  1. Debater sobre questões teóricas e metodológicas relativas ao imaginário e suas representações acerca das relações de poder entre o clero (potestas spiritualis) e o laicato (potestas temporalis).
  2. Discutir o conceito de hierocracia pontifícia e teocracia régia à luz das obras de renomados pensadores e teólogos medievais;
  3. Analisar as práticas e as crenças da religiosidade e o crescimento da espiritualidade leiga.