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Linhas de Pesquisa

Atualizado em 30/03/17 07:49.

 

HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIOS SOCIAIS

A linha de pesquisa História, Memória e Imaginários Sociais tem por objetivo problematizar a elaboração da história como forma de conhecimento e como narrativa. A memória é ordenadora da consciência e matéria-prima da história. Trata-se de problematizar a relação entre memória e história. Essa linha de pesquisa propõe-se a analisar a formação, a difusão e a apropriação de repertórios de imagens e discursos em diferentes espaços e tempos históricos. Os suportes dessas imagens e discursos encontram-se em diversas linguagens: verbal, escrita, gestual, iconográfica e simbólica, definindo as relações étnicas, de gênero e de poder. Memórias e imaginários sociais interligam-se na medida em que ambas configuram representações influentes na definição das identidades sociais.

 Docentes Integrantes: 

  1. Adriana Vidotte
  2. Ana Teresa Marques Gonçalves
  3. Armênia Maria de Souza
  4. Dulce Oliveira Amarante dos Santos
  5. Élio Cantalício Serpa
  6. Luciane Munhoz de Omena
  7. Márcio Pizarro Noronha
  8. Noé Freire Sandes
  9. Yussef Daibert Campos Salomão

 

 

FRONTEIRAS, INTERCULTURALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA

Esta linha tem como eixo a dimensão cultural da história. Articula elementos culturais, materiais e simbólicos sob os quais uma sociedade ou indivíduo vivem e refletem sobre sua relação com o mundo e com os outros.  Busca os significados dados pelos atores em ação, desde uma relação complexa entre evento e estrutura, onde a história é ordenada culturalmente e de diversos modos, uma vez que os significados são reavaliados quando postos em prática. A interculturalidade considera como as diferentes culturas pensam e concebem suas ações, temporalidades e o outro. Vale-se do dinamismo das culturas e tradições e da aproximação dinâmica dos saberes locais, ressaltando o agency dos grupos subalternos, enfatizando a circularidade cultural, com estudos que admitam conhecimentos complexos e interdisciplinares a partir de pluriepistemologias e múltiplos saberes. Seus campos: estudos de educação histórica e ensino de história em perspectiva intercultural, produção e aprendizado histórico, metodologias de ensino em história da arte e imagem, etnohistórias e identidades, relações étnicorraciais e história ambiental.

 Docentes Integrantes:  

  1. Alexandre Martins de Araújo
  2. Ana Carolina Eiras Coelho Soares
  3. Cristina de Cássia Pereira de Moraes
  4. Elias Nazareno
  5. Heloisa Selma Fernandes Capel
  6. Leandro Mendes Rocha
  7. Maria da Conceição Silva
  8. Maria Elizia Borges
  9. Sônia Maria de Magalhães
  10. Rafael Saddi Teixeira
  11. Roberto Abdala Júnior

 

 

IDEIAS, SABERES E ESCRITAS DA (E NA) HISTÓRIA

Esta linha de pesquisa privilegia os estudos dos problemas inerentes aos processos de produção, às formas de apresentação e às funções do conhecimento histórico. Destacam-se os temas de natureza epistemológica, teórico-metodológica e/ou historiográfica, incluindo os debates sobre paradigmas historiográficos, filosofias da história, escritas e narrativas históricas, usos do passado, historicidade, além das dimensões espaço-temporais do conhecimento histórico. Para além do foco eminentemente teórico, a linha de pesquisa incorpora ainda investigações sobre objetos e temáticas nos campos da História Intelectual, História dos Intelectuais, História do Pensamento, História das Ideias (Políticas, Sociais, Científicas, Filosóficas etc.), História Conceitual, bem como História das Ciências e dos Saberes.

 Docentes Integrantes:    

  1. Carlos Oiti Berbert Júnior
  2. Carlo Patti
  3. Cristiano Pereira Alencar Arrais
  4. Eugênio Rezende de Carvalho
  5. Franceso Guerra
  6. Fabiana de Souza Fredrigo
  7. Libertad Borges Bittencourt
  8. Luiz Sérgio Duarte da Silva
  9. Marlon Jeison Salomon
  10. Raquel Machado Gonçalves Campos

 

PODER, SERTÃO E IDENTIDADES

Esta linha de pesquisa reúne projetos de investigação que articulam dinâmicas sócio-econômicas, relações de poder e práticas políticas e institucionais, assim como movimentos e práticas sócio-culturais. Inclui ainda o estudo e crítica dos processos de colonização e modernização na América Latina, particularmente no Brasil e na região Centro-Oeste.  Engloba estudos sobre conjuntos discursivos, imagéticos e sonoros nos quais se fazem presentes representações de nação-sertão e campo- cidade, vinculando a questão regional às relações entre espaço e sociedade e à constituição de identidades regionais.

 Docentes Integrantes:  

  1. Alberto Baena Zapatero
  2. Cristina de Cássia Pereira Moraes
  3. David Maciel
  4. João Alberto da Costa Pinto
  5. Luiz Sérgio Duarte da Silva
  6. Marcos Antônio de Menezes
  7. Maria Amélia Garcia de Alencar
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