Elio Cantalicio Serpa

Revista Brasília: "ver o outro nos próprios olhos" (1942-1968)

A proposta de pesquisa tem por objetivo perscrutar a Revista Brasília (1942-1968), produzida pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra. Interessa-me analisar os artigos relacionados com a história, com a literatura e com a língua relacionando-os com o contexto político cultural da época, percebendo sentidos, controles, disjunções e ambiguidades em relação à cultura política e histórica brasileira e portuguesa, sempre atento às especificidades de contextos no tempo e espaço. Concomitantemente é necessário compreender suas condições de emergência, trajetória, condições materiais, público a que se destina, perfil dos intelectuais envolvidos e o diálogo com a cultura história e política dos países envolvidos.