Maria da Conceicao Silva

Educação histórica e religião: perspectivas brasileiras e portuguesas

A pesquisa investiga a consciência histórica de estudantes sobre o tema religiões ensinado em aulas de História. Trata-se de uma investigação epistemológica na linha da Educação Histórica, que possa incentivar à inovação do ensino da história da Religião (das religiões) e, sobretudo, refletir a disciplina História com suas especificidades. Para tanto, procura-se identificar o modo como às narrativas de jovens escolares produzem expectativas de continuidade, ou de ruptura (relação passado, presente e futuro). O foco central é analisar a proposta didática sobre a temática Religião, apresentada em textos (materiais) didáticos, observando como se ensina e para que se ensina Religião (religiões) aos jovens do ensino fundamental e médio da região Centro Oeste, em particular de escolas públicas de Goiás, e da região do Minho em Portugal. Pretende-se, ainda, contribuir para uma melhor inserção social do jovem escolarizado e com a formação e qualificação de recursos humanos (professores investigadores) para atuarem na Educação Básica.

Organização e preservação da documentação do Arquivo Frei Simão, da cidade de Goiás

A organização da documentação permitirá aos usuários o acesso à informação e a pesquisa, uma vez que o acervo é formado por documentação histórica que tem despertado os valores imediatos, de prova e testemunho, sendo-lhe agregado o valor histórico cultural.