Grupos de Estudo

      A Faculdade de História conta com 10 (dez) grupos de estudos e 1 (um) grupo de trabalho, coordenados por docentes do PPGH. Tal como se poderá constatar no texto a seguir, a relação entre os grupos de estudos e o PPGH é fundamental na medida em que esses espaços contribuem para a realização de pesquisas.

     O Grupo de Estudos de História e Imagem (GEHIM), registrado no CNPq, foi criado em março de 2011. É coordenado pelas docentes do PPGH Profas. Dras. Heloisa Selma Fernandes Capel (líder) e Maria Elizia Borges (Vice-líder), e conta com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de História e Artes Visuais da UFG. Aberto à participação de todos que se interessam em discutir as potencialidades cognitivas da imagem, questões metodológicas e de usos didáticos da imagem, o grupo investiga a relação entre história, imagem e história da arte sob a abordagem da história e das artes visuais.

       O Grupo de Estudos Marxismo e História (GEMH) é coordenado pelo Prof. Dr. David Maciel e dele participam discentes do PPGH e estudantes de graduação de diversos cursos da UFG. Ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC), tem como foco a promoção de estudos e cursos de extensão sobre o Marxismo Clássico e o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels.

       O Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero (GEPEG) é coordenado pela docente do PPGH Profa. Dra. Ana Carolina Eiras Coelho Soares. Conta com a participação de alunos e alunas da graduação em História e do PPGH. As reuniões do GEPEG ocorrem mensalmente na Faculdade de História. É aberto à participação de pesquisadores e pesquisadoras dedicados aos estudos de gênero e promove um intercâmbio intelectual entre diferentes e múltiplos saberes, narrativas e linguagens acerca das questões que envolvem gênero. Considera as ações e temporalidades das culturas como uma forma de entendimento das relações que se estabelecem socialmente, enriquecedora do campo da História. Os encontros promovidos pelo grupo discutem temas de estudo relacionados às referências sexualmente produzidas. A realização destas atividades é concebida como um processo pedagógico, intelectual e cultural que visa articular o ensino e a pesquisa a partir do estímulo ao desenvolvimento da investigação científica que incorpore as temáticas de gênero em seus estudos. É fundamental o estabelecimento da relação entre a sistematização do conhecimento, promovida através dos debates nas reuniões do GEPEG, associados à noção de respeito à diversidade cultural, social e sexual.

       O Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Cinema (GECI), coordenado pela docente do PPGH Profa. Dra. Alcilene Cavalcante de Oliveira é devotado à discussão sobre história e cinema, gênero e história das mulheres. Tem caráter interdisciplinar, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação da FH, da FCS e da FAV da UFG, além de colaboradoras externas (produtoras culturais e professoras da educação básica e do ensino superior de Goiás). Promove, anualmente, “Elas fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres”, evento que ocorre nas dependências do Cine Cultura de Goiânia, envolve o público externo à universidade e conta com a presença de diretoras e cineastas, partícipes ativas dos debates.

       O Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Ditadura, também coordenado pela Profa. Dra. Alcilene Cavalcante de Oliveira, reúne estudantes de graduação e de pós-graduação da Faculdade de História que pesquisam o período em foco, constituindo um espaço coletivo de aprendizagem e interlocução. Promove, periodicamente, eventos acadêmicos, reuniões de estudos e incentiva a realização de pesquisas e a escrita de trabalhos acadêmicos sobre as temáticas as quais se dedica.

       O Grupo de Estudos: Ideologias dos Pan-Africanismos no Século XX é dedicado ao estudo da história da África contemporânea e coordenado pelo Prof. Dr. João Alberto da Costa Pinto. Promove, desde 2018, reuniões mensais com orientandos e outros interessados para a leitura e debate de autores clássicos do pan-africanismo.

       O Grupo de Estudos: Interculturalidade, Tempo e Lugar é composto por pós-graduandos em História, Letras, Matemática e Geografia da UFG e tem como foco a reflexão sobre as categorias-chave “tempo” e “lugar” em perspectiva multicultural. É coordenado pelo docente do PPGH Prof. Dr. Elias Nazareno.

       O Grupo de Estudos: “O Brasil no Oitocentos” foi fundado em 2018 e é coordenado pela Profa. Dra. Raquel Machado Gonçalves Campos. Tem por objetivo estudar temas de história do Brasil no século XIX, em particular no período imperial. Realiza reuniões periódicas com a proposta de leitura de bibliografia vinculada às investigações desenvolvidas no quadro do projeto de pesquisa atual da docente coordenadora, intitulado “Anonimato e pseudônimo: produção, circulação e recepção de textos literários – Brasil, século XIX”. O objetivo é instigar o interesse dos estudantes no estudo da história do Brasil daquele período, servindo assim de instrumento de aproximação para com a Iniciação Científica. Nesse sentido, igualmente, a participação no grupo de estudos é obrigatória para bolsistas de IC, o que faz dele um ambiente de interlocução entre discentes em diferentes etapas de sua formação intelectual e como pesquisadores da área de história.

       O Grupo de Pesquisa História e Arte: Imagens Políticas, ativo desde 2013 e registrado no CNPq, é atualmente coordenado pela docente do PPGH Profa. Dra. Ana Lucia Oliveira Vilela e pela Profa. Dra. Fátima Costa de Lima, da UDESC. O grupo congrega mais de trinta participantes, entre alunos de graduação e de pós-graduação das duas universidades. O objetivo do grupo é promover um diálogo interdisciplinar entre as áreas de história e artes (plásticas, visuais e cênicas).  

       O Grupo de Estudos sobre Epistemologia Histórica foi criado no segundo semestre de 2019, tendo em sua coordenação o Prof. Dr. Tiago Santos Almeida, PNPD credenciado no PPGH como docente colaborador. Conta com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação das áreas de História, Filosofia e Psicologia e tem como foco o diálogo interdisciplinar sobre história e epistemologia.

       O Grupo de Estudos: trajetórias intelectuais em perspectiva de História Comparada (GETIHC), sob a coordenação do Prof. Dr. João Alberto da Costa Pinto, é uma atividade associada ao âmbito institucional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea da Faculdade de História (NEPHC/FH) e ao Grupo de Pesquisa: Capitalismo e História (CNPq/UFG). O Grupo de Estudos é composto por alunos da graduação e da pós-graduação (mestrandos e doutorandos) da Faculdade de História e professores das redes de ensino médio (público e privado. O grupo vem realizando reuniões mensais desde novembro de 2018. Em cada reunião sempre há um texto previamente lido que é debatido, na ocasião, por todos os participantes.