Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Goiás é um dos mais antigos do país e um dos primeiros Programas de Pós-Graduação criados no Brasil na área de História. Em 1972, com a criação do curso de mestrado, inaugurou a Pós-Graduação em História fora da região sudeste e no Centro-Oeste brasileiro. A partir de 2003, deu início ao seu curso de doutorado. Formou centenas de mestres e doutores que hoje atuam em inúmeras instituições brasileiras. Seu corpo docente conta com 35 professores, dos quais 8 são pesquisadores do CNPq.

A missão do PPGH é produzir conhecimento histórico altamente relevante e formar mestres e doutores altamente qualificados para atuarem em instituições de ensino, pesquisa, extensão (culturais) e inovação (científicas).

O PPGH caracteriza-se por uma concepção aberta de história e das ciências humanas e por um esforço multidisciplinar permanente. Essa característica evidencia-se na diversidade de áreas de atuação do seu corpo docente e encontra-se institucionalmente inscrita na pluralidade e no dinamismo de seus Laboratórios e Núcleos de Pesquisa. Ela reflete-se, da mesma forma, na sua organização, composta por uma área de concentração (Cultura, Fronteiras e Identidades) e quatro linhas de pesquisa: 1) História, Memória e Imaginários Sociais; 2) Poder, Sertão e Identidades; 3) Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História; 4) Ideias, Saberes e Escritas da [e na] História.

O esforço de internacionalização do Programa atesta-se pela intensa circulação de pesquisadores estrangeiros na UFG, pelas inúmeras missões de pesquisa, ensino e pelos estágios de pós-doutoramento realizados por seus professores no exterior. Da mesma forma, o Programa incentiva fortemente seus estudantes a realizarem estágios no exterior (nas modalidades bolsa-sanduíche e cotutela). Além disso, possui inúmeros acordos de cooperação com Universidades estrangeiras da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, México, Moçambique, Peru e Portugal.

O PPGH considera estratégica sua integração com a graduação, de modo a fortalecer o vínculo entre ensino e pesquisa e a incentivar a formação de futuros pesquisadores. Todos os membros do seu corpo docente atuam em cursos de graduação e grande parte orienta projetos de iniciação científica.

Em sua última avaliação trienal (2010-2012), o PPGH obteve o conceito 5 (numa escala que vai de 3 a 7), considerado “Muito Bom”, do Ministério da Educação por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).