ATENÇÃO: Haverá Processo Seletivo para ingresso em 2022!

Em 07/06/21 16:54. Atualizada em 07/06/21 16:54.

Informamos que o Programa de Pós-Graduação em História realizará o Processo Seletivo para ingresso de novos alunos nos cursos de Mestrado e Doutorado em 2022. Fiquem atentos quanto à publicação do edital.

No processo seletivo que está sendo organizado pelo PPGH será exigida comprovação de suficiência em uma língua estrangeira para o Mestrado e em duas línguas estrangeiras para o Doutorado, em atendimento à resolução CEPEC 1403/2016. Informamos que não serão aplicadas provas de suficiência pelas bancas examinadoras do Processo Seletivo, assim recomendamos aos interessados que providenciem os exames a serem aceitos para fins de comprovação da suficiência. Estes podem ser realizados em centros de línguas mantidos por Instituições Federais de Ensino Superior. Abaixo, listamos alguns deles, onde é possível realizar provas remotas durante a pandemia COVID-19:

- Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira da UFG (CASLE/UFG): Clique aqui.

- Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC): Clique aqui.

- Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX/FALE/UFMG): Clique aqui.

As línguas estrangeiras aceitas pelo PPGH-UFG são: espanhol, francês, inglês e italiano.

Quando o certificado de suficiência explicitar nota, esta deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete), isto é, com aproveitamento não inferior a 70% (setenta por cento).

Também serão aceitas as seguintes comprovações:

- Para a língua inglesa, certificado do Test of English as Foreign Language – Institutional Testing Program (TOEFL – ITP score 460 ou superior) ou certificado do Test of English as Foreign Language – Internet Based Test (TOEFL – iBT score 42 ou superior) ou certificado do International English Language Test (IELTS – nota 3.5 ou superior).

- Para a língua francesa, certificado da Aliança Francesa (DELF – nível B1 ou superior).

- Para a língua espanhola, Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE – nível B1 ou superior), do Instituto Cervantes.

- Para a língua italiana, CELI (Certificato di Conoscenza dela Lingua Italiana - nível B1 ou superior).