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Proposta

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFG foi criado em 1972, sendo um dos primeiros Programas brasileiros da área. Surgido no contexto das novas regras que institucionalizaram a Pós-Graduação no país, inaugurou a pós-graduação stricto sensu em história fora da Região Sudeste. Trata-se de um dos Programas brasileiros mais tradicionais e reconhecidos pelo campo historiográfico, nacional e internacionalmente. Responsável por formar, até o final de 2024, 842 Mestres e doutores. Apenas no último quadriênio foram realizadas 142 bancas de defesa de Produto Final, num Quadriênio marcado pela Pandemia de Covid-19.

O PPGH tem como missão produzir conhecimento histórico relevante e formar quadros altamente qualificados para atuarem em instituições de ensino, pesquisa, extensão (culturais) e inovação (científicas). A qualidade dessa produção pode ser comprovada por diversos indicadores que incidem direta ou indiretamente sobre as entregas do Programa à Sociedade.

No último ano do Quadriênio 2021-2024, o corpo docente do PPGH era composto por 32 docentes: 29 permanentes e 3 colaboradores. No início de 2025, três novos docentes foram credenciados: a docentes Maria Lemke e os docentes Thiago Juarez e André Porto.

Comparativamente ao quadriênio anterior, o número de bolsistas produtividade dobrou: no início de 2021 o Programa possuía 5 docentes Produtividade em Pesquisa (aproximadamente 17% dos DPs), enquanto que no início de 2025 são 10 os bolsistas produtividade CNPq: 1) Ana Teresa Marques Gonçalves (Nível 2), 2) Cristiano Alencar Arrais (Nível 2), 3)Dulce Oliveira Amarante dos Santos (Nível 1D), 4) Elias Nazareno (Nível 2), 5) Heloísa Selma Capel (Nível 2), 6) Ivan Lima Gomes, (Nível 2), 7) Maria Elízia Borges (Nível 1B) e 8) Marlon Jeison Salomon (Nível 2) e 9) Sônia Maria de Magalhães (Nível 2) e André Porto (Nível 2). Isso significa que aproximadamente 30% do quadro de DPs do PPGH é bolsista produtividade, indicando o alto nível da produção do PPGH, em que pese as adversidades políticas que se apresentaram nos primeiros dois anos do atual quadriênio e o quadro de concentração das bolsas produtividade na região sudeste do País. Há que se destacar também a presença de um Bolsista Orientador PIBID, o Docente Colaborador Josias Freire Jr. Indicando a forte preocupação do PPGH com a Licenciatura e o engajamento na formação docente. Outro destaque na composição do corpo de colaboradores é a dinâmica de pós-doutorandos no quadriênio (10 em 2021; 6 em 2022; 5 em 2023; 13 em 2024). Vislumbra-se, assim, que o aumento de pós-doutorandos corresponde à consolidação do PPGH como referência na área de historia no País.

O PPGH caracteriza-se por uma concepção aberta de história e por um esforço multidisciplinar permanente. Isso lhe permite, simultaneamente, manter-se receptivo às inovações na área e valorizar a tradição historiográfica, revisitando-a incansavelmente de forma crítica. Essa característica evidencia-se na diversidade de áreas de atuação do seu corpo docente e encontra-se institucionalmente inscrita na pluralidade e no dinamismo de seus Laboratórios e Núcleos de Pesquisa. Encontra-se presente, da mesma forma, na sua organização, composta por uma área de concentração (Cultura, Fronteiras e Identidades) e quatro linhas de pesquisa: 1) História, Memória e Imaginários Sociais; 2) Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História; 3) Ideias, Saberes e Escritas da [e na] História; 4) Poder, Sertão e Identidades. Todas as disciplinas estão diretamente conectadas aos projetos de pesquisa dos docentes, que, por sua vez, dialogam com as propostas de cada linha de pesquisa. A estrutura curricular aberta do programa permite que os professores renovem constantemente seus repertórios, ofertando disciplinas alinhadas tanto aos projetos de pesquisa em desenvolvimento quanto àqueles em fase de gestação. Além disso, possibilita o aprofundamento das reflexões teóricas e metodológicas em projetos de pesquisa já consolidadas.

O corpo docente do Programa mantém produção intelectual compatível com as exigências do Regulamento de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Percentualmente, o corpo docente do PPGH mantém uma produção intelectual compatível com a média dos Programas de Excelência. Todos os DPs apresentaram uma média anual vigorosa de Produção Intelectual, tanto técnica quanto bibliográfica, especialmente quando ponderado o impacto da Pandemia de Covid-19 nas rotinas acadêmicas das universidades.

Em acordo com o Planejamento estabelecido, os recursos do PPGH são utilizados para cobrirem quadro Eixos de atividades: 1) publicações); 2) dinamização dos Convênios do PPGH no âmbito dos acordos de cooperação internacional; 3) apoio à internacionalização; 4) realização de obras e reparos para manutenção da estrutura de pesquisa. No último quadriênio, docentes do PPGH captaram junto a agências nacionais e internacionais de fomento um total de 17 projetos financiados com recursos de agências estrangeiras, além dos financiamentos por agências nacionais.

O Programa investiu fortemente em mecanismos e instrumentos de Planejamento e Autoavaliação Acadêmica. O corpo docente incorporou às suas rotinas a avaliação e o planejamento estratégico, entendidos como partes de um processo constante e necessário. Avaliar – garantindo equilíbrio, produção, inserção nacional e internacional, cooperação e atenção aos dados comparativos internos e externos ao PPGH – tornou-se uma oportunidade, que ocorre ao longo do quadriênio com a predisposição de todos os docentes para o debate.

Fruto de um planejamento de longo prazo, pactuado entre o coletivo de docentes e em diálogo com discentes e corpo administrativo, o PPGH-UFG, demonstrou ao longo do Quadriênio:

  1. Produção em Altos Estratos. A produção do Programa, não apresenta apenas tendência crescente desde 2013 nos principais quesitos concernentes à Produção (Quantidade de produtos em Altos estratos, na média de produção autoral, na média de coletâneas, na média de produção com discente etc, conforme comprovam os dados extraídos da Plataforma Stela Experta em fevereiro de 2025). Ela é altamente EQUILIBRADA entre todos os docentes do Programa e harmônica.
  2. Seu projeto de internacionalização está sedimentado e alinhado ao Planejamento Estratégico e distribuído entre todos os DP, tendo praticamente todos os seus docentes realizado ações de internacionalização neste quadriênio: participação em projetos de pesquisa em redes internacionais, missões de pesquisa e retomada de projetos que envolvem discentes, como PDSE, co-tutela, doutorado-sanduíche e pós-doutorado de estrangeiros no PPGH; publicações, realização de eventos. Trata-se, assim de um conjunto de ações diretamente orientadas pelo Planejamento Quadrienal, pactuada e levada à termo pelo Coletivo. Além disso, investiu fortemente em ações de solidariedade acadêmica, tanto internacional quanto no recorte regional visando auxiliar na correção das assimetrias regionais próprias do SNPG, por meio da promoção de Seminários de Pesquisa Conjuntos e parcerias em editais. O Projeto de Internacionalização do PPGH-UFG se distingue por entender a mesma como uma estratégia que não apenas eleva a qualidade do Programa, mas também promove solidariedade acadêmica, especialmente com instituições de menor porte na América Latina, resultando na elevação da qualidade de outros Programas da região Centro-Oeste e do Brasil. Trata-se de uma visão COLABORATIVA, visando a superação das assimetrias que ainda persistem na Área.
  3. Realizou alterações regimentais visando a MANUTENÇÃO DA EXCELÊNCIA, ao mesmo tempo, colocando como pauta de suas preocupações contribuir com a superação das desigualdades por meio da oferta de formação de alto nível: editais de apoio a discentes, política de publicações, financiamento estudantil, ações visando a formação contínua de egressos foram possibilitadas em razão de alterações cirúrgicas no Regimento da Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente, da Comissão Administrativa e do Regimento Geral do PPGH.
  4. Os profissionais formados pelo PPGH expressam, por meio da qualidade de sua produção intelectual, a boa formação recebida, sendo capazes de publicar artigos em revistas de altos estratos, no Brasil e no exterior. A produção destacada de egressos está fortemente associada ao trabalho conjunto, mormente com seus respectivos orientadores, indicando que a prática de orientação dentro do Programa se estende para a produção acadêmica dos egressos, tornando o vínculo entre os eles duradouro e contínuo. Não se trata, portanto, de um vínculo formal, mas uma inserção ORGÂNICA dos egressos nos Projetos de Pesquisa os Docentes do Programa. O fôlego de pesquisa desses egressos e suas atuações profissionais comprovam a formação de excelência recebida no Programa. É também prova disso que diversas instituições de ensino, atualmente, contam com a presenças de egressos do PPGH-UFG, como a UFRGS, UFTO, UFMA, UFBA, UFAM, UnB, UEG, PUC-GO, UFCAT, UNICAMP, UFSG, IFGO entre outras.

Na última Avaliação Quadrienal, a Ficha de avaliação observou que o PPGH-UFG era o primeiro e único Programa de Pós-Graduação em História “fora das regiões Sudeste e Sul a receber a nota 6”. Tratou-se de uma a afirmação politicamente importante, especialmente quando ponderado que a área de História possui indicador de concentração de notas 6 e 7 maior que Grandes Áreas como Ciências Biológicas, Ciências da Vida, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias entre outras.  O PPGH-UFG, mesmo reconhecendo as dificuldades estruturais que persistem no interior do Processo de Avaliação, bem como o esforço a Grande Área de Humanidades em fomentar a superação das assimetrias regionais – que são, de fato, visíveis nos indicadores de produção, formação e impacto social de cada Programa de Pós-Graduação – vem desenvolvendo um trabalho sólido e coeso, há mais de uma década. 

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