2002-Cardoso Maria

En 23/12/11 00:05 .

 

Dissertação de Mestrado

 

Autor: CARDOSO, Maria Divina Costa

Título: Movimento Estudantil em Goiânia: (1960 a 1964)

Resumo: Os anos de 1960 a 1964 foram marcados por mudanças que permitiram o florescimento do romantismo revolucionário. Dentre os motivos que propiciaram essas mudanças estava a luta contra as imposições imperialistas e o discurso do nacional-desenvolvimentismo, que tinha a intenção de construir um projeto nacional. O objetivo deste trabalho é investigar a participação do movimento estudantil goiano nas principais questões do país, dentre elas, a educacional entre os anos de 1960 a 1964. Durante esses anos o movimento estudantil assumiu diferentes posições diante dos acontecimentos políticos, sociais, culturais e econômicos, ganhando destaque no cenário nacional. Contudo não se trata de aprofundar a pesquisa sobre todas as manifestações do movimento estudantil, mas de analisar sua trajetória frente às decisões importantes como a reforma universitária.
Reformas que faziam parte de um conjunto de medidas ressaltadas pelo discurso da política do nacional-desenvolvimentismo que tinha a finalidade de modernizar a universidade. Contagiado pelo discurso de tais mudanças o governo Mauro Borges foi denominado de progressista, comparado aos anteriores, por implantar um plano de desenvolvimento para o Estado de Goiás.
O estudo teve como base os relatos orais de lideranças estudantis e intelectuais que foi possível compreendermos o período, diante da riqueza de detalhes. Os jornais como “O Quarto Poder” que relatou o universo cultural da universidade Federal de Goiás, “O Popular”, “Cinco de Março”, dentre outros que nos forneceram o universo político, econômico e social do período citado. É nessa perspectiva que pretendemos analisar o movimento estudantil goiano na década de 60.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Sérgio Duarte da Silva (UFG)

Data da defesa: 13.11.2002