Lista de Dissertações

En 23/12/11 00:05 . Actualizado en 02/06/21 11:57 .

       2020

       1. SILVEIRA, Ludmila Carneiro. O Giro Ambiental e o Cinema Hollywoodiano: um estudo de caso a partir do filme Avatar. Dissertação de mestrado.

       2. VARGAS, Lorena da Silva. A catedral de bBrcelona na construção de paisagens de memória entre os século XIII e XV. Dissertação de mestrado. 

       3. MORAIS, Jaqueline Pereira. Mineração no Município de Faina numa perspectiva da História Ambiental. Dissertação de mestrado. 

       4. RIBEIRO, Amanda Porto. “O sonho que o tempo desvaneceu”: a imigração estrangeira no Maranhão em meados do século XIX. Dissertação de mestrado.      

       5. GONCALVES, Matheus Alves Silva. O menestrel maldito no caminho da censura: a trajetória política de Juca Chaves entre a sátira musical e o show solo de humor (1960 - 1979). Dissertação de mestrado. 

       6. OLIVEIRA, Vitor Anderson Goncalves. Saúde e erotismo no Speculum al Joder (século XV). Dissertação de mestrado. 

       7. RIBEIRO, Matheus Álvares. A Construção de um Modelo de Príncipe: Quanto Cúrcio e a Representação de Alexandre, o Grande no século I d.C. Dissertação de mestrado. 

       8. SILVA, Wilton John dos Santos. Gênero musical choro em Goiânia e suas implicações sociopolíticas culturais (1970-1990). Dissertação de mestrado. 

       9. AZARA, Tulio Almeida. Educação, Revolução e Experiência: a Cruzada Nacional de Alfabetização e a Revolução Sandinista (1980). Dissertação de mestrado. 

       10. MESQUITA, Fabricio Dias Gusmao. Cartas de Sêneca a Lucílio e a Metáfora do Teatro: Uma Análise da Representação do Tempo Estóico Romano no Século I d.C. Dissertação de mestrado. 

       11. ASSIS, Jamily Silva. A deterioração das relações Brasil / Estados Unidos e a missão Albino Silva. Dissertação de mestrado. 

       12. LIMA, Gustavo Pereira. O GIGANTE SONHOU QUE ACORDOU: Manifestações de junho de 2013; da experiência do descontentamento à expectativa moralizada a partir da perspectiva sistêmica. Dissertação de mestrado. 

       13. VIDA, Rafaela Costa. As políticas neoliberais na educação no governo Collor (1990-1992). Dissertação de mestrado. 

       14. BIANCHI, Janaina Fernanda Goncalves de Oliveira. Os escritos políticos de Cunha Leal e os impasses do colonialismo português em África (1961-1963). Dissertação de mestrado. 

       15. MORAES, Iury Ercolani. A configuração da narrativa histórica segundo Paul Ricoeur (1913 – 2005). Dissertação de mestrado.

       16. SANTOS, Gustavo Oliveira Brito. O karatê entre o Japão e Okinawa: as disputas na construção e afirmação da identidade okinawana por meio do karatê. Dissertação de mestrado. 

       17. CABRAL, Larissa Mendanha. Narrativas diversas, memórias em disputa: as instituições (Funleide, Suleide e Cara) criadas pelo governo do Estado de Goiás após o acidente com o Césio-137 (1988-2011). Dissertação de mestrado. 

       18. FRANCA, Cleidiane Goncalves. Mulheres criminosas e crimes contra mulheres: existências e resistências no sertão goiano (1909-1935). Dissertação de mestrado.

       19. BRAZ, Azenathe Pereira. Lactâncio e a polêmica sobre a origem dos deuses: uma análise do evemerismo nas divinas instituições (Xéc. IV d. C.). Dissertação de mestrado.

       20. DAMACENO, Mauricio Ribeiro. Ensino, ofício e prática cirúrgica na obra de Henri de Mondeville: cirurgiões na corte francesa e nos campos de batalha (séculos XIII-XIV). Dissertação de mestrado. 

       21. SILVA, Natan Magalhaes. A produção de textos médicos sobre a enfermidade amor hereos (séculos XI a XIV). Dissertação de mestrado. 

       22. SILVA, Samuel Tolentino. De Emir do Egito a líder do mundo árabe-islâmico: as representações de Saladino na obra de BahᾹ Al-Dīn Ibn ShaddᾹd (Século XIII). Dissertação de mestrado. 

       23. RIBEIRO FILHO, Ronaldo Crispim. Materia medica e naturalismo no império português no século XVI: a percepção da natureza indo-oriental no colóquios dos simples (GOA, 1563), de Garcia de Orta. Dissertação de mestrado. 

       24. MOURA FILHO, Raimundo Carvalho. Representações eremíticas e santidade no norte da Inglaterra: Godric de Finchale e os beneditinos de durham nos séculos XI e XII. Dissertação de mestrado. 

       25. OLIVEIRA, Leidiana Marinho Souza. RESISTÊNCIA E AUTONOMIA NO DISCURSO ZAPATISTA: "A nossa arma é a palavra" (1992-2005). Dissertação de mestrado. 

       26. ROCHA JUNIOR, Antonio Goncalves. O percurso teórico-político da obra de Nicolai Kondratiev (1920-1980). Tese de doutorado. 

       27. FARIA, Kalyna Ynanhia Silva. “Ser quilombola é muito incrível”: identidades quilombolas das crianças kalunga. Tese de doutorado. 

       28. CAMARGO, Maicon da Silva. “Eppur, si mouve”: o homem e o pensamento nos romances de Clarice Lispector. Tese de doutorado. 

       29. GOMES, Erick Messias Costa Otto. Morte e luto nas consolatórias de sêneca: uma análise da filosofia como remedium contra o sofrimento (século I d.C.). Tese de doutorado.

       30. SOUZA, Lidiane Alves. Concepção, esterilidade e saúde das mulheres na medicina medieval (Montpellier - Sécs. XIII-XIV). Tese de doutorado.  

       31. CUNHA, Macsuelber de Cassio Barros. Aspectos da arquitetura romana no governo de otávio augusto: construção e perpetuação da memória nos templos de apolo palatino e de marte vingador (Séc. I a.C.). Tese de doutorado. 

       32. PEREIRA, Alan Ricardo Duarte. O Império de papel: no labirinto das discórdias, denúncias, cartas e representações contra os governadores da Capitania de Goiás c. 1749 –c.1804. Tese de doutorado. 

       33. SILVA, Tamara Naiz. De Sarney a Itamar Franco: financeirização econômica, trabalho e direitos sociais no Brasil (1985-1994). Tese de doutorado. 

       34. PEREIRA, Tamiris Maia Goncalves. Saberes e fazeres Javaé: estudo das práticas tradicionais alimentares indígenas, da década de 1990 a 2020. Tese de doutorado.

       35. ARAUJO, Patrícia Simone. Metamorfoseando a vida: escrita autobiográfica de Herculine/Abel Barbin (1838-1868) Patrícia Simone de Araujo. Tese de doutorado. 

       36. CONCINIO JUNIOR, Givaldo Ferreira. ARTE E DEVOCAO : ex-votos pictóricos do Divino Pai Eterno ( Trindade/Go, séculos XX e XXI). Tese de doutorado.

       37. CONTRERAS, Juan Carlos. La relación político administrativa del cabildo de Valencia en el marco del imperio español. 1700-1812. Tese de doutorado.

 

       2019

       1. SILVA, Kamilla de Oliveira. Sebastião Rosa Da Paz: História, Memórias, Movimentos Sociais e Religiosos na construção de um “mártir da terra” (1984-2015). Dissertação de mestrado.

       2. LEITE, Mayke Rogerio Ferreira. História e imaginação em Natalie Zemon Davis. Dissertação de mestrado.

       3. BRANDAO, Frederico Menezes. Narração e abertura da história na obra de Walter Benjamin. Dissertação de mestrado.

       4. GUIMARAES, Leandro Davi. Goiânia, a "Cidade desplanejada" do Oeste (1950-1980): reflexões sobre a capital goiana nos aportes da coleção Ewald Janssen. Dissertação de mestrado. 

       5. ACEVEDO, Jefferson Roberto Nascimento. Nas teias de Justiça: A Justiça Régia em Goias no Século XVIII. Dissertação de mestrado.

       6. NUNES, Carolina Gomes. A repressão aos estudantes, professores e funcionários na Universidade Federal de Goiás durante a ditadura militar (1964-1979). Dissertação de mestrado.

       7. ALVES, Ricardo Lenard. ANARQUISMO E RENOVAÇÃO DA CULTURA: Max Nettlau e o programa emancipatório na La Revista Blanca. Dissertação de mestrado. 

       8. MENDES, Bruna Alves Carvalho. "Grito, logo existo": Reinaldo Arenas, o rebelde (1943-1990). Dissertação de mestrado. 

       9. BORGES, Alex Fernandes. Interesse, conhecimento e intersubjetividade: as interseções do pensamento de Jörn Rüsen e Jürgen Habermas. Dissertação de mestrado. 

       10. CORTES FILHO, Audrival Pereira. O cenário underground da psicodelia brasileira na década de 1970: aspectos da estética e poética. Dissertação de mestrado. 

       11. CORSO, Sofia. Trauma e revolução: uma análise das obras de Jacques-louis David (1784 a 1799). Dissertação de mestrado. 

       12. SOARES, Murillo Oliveira. Anápolis: uma cidade entre capitais (Goiânia e Brasília) e modernidades (1930-1960). Dissertação de mestrado. 

       13. SANTOS, Maria Elisa de Magalhaes. Redes de mulheres e o ativismo feminista no Facebook: uma análise histórica das Fanpages “Não me Kahlo” e “Vamos juntas?”. Dissertação de mestrado. 

       14. ALMEIDA, Jose Eustaquio Leandro Assis Cavalcanti. Sociologia histórica crítica: o neoliberalismo na América Latina e Brasil do Século XXI. Dissertação de mestrado.

       15. CASANOVA, Bianca Cristina Barreto. Das paisagens interioranas às urbanizadas: uma visão artística de G. Fogaça (1985-2018). Dissertação de mestrado. 

       16. MACHADO, Vinicius Felipe Leal. Um colégio para Campinas: educação e modernidade na cidade que virou bairro (1947-1961). Dissertação de mestrado. 

       17. CARDOSO, Sylnier Moraes. As permanências e rupturas da Reforma Psiquiátrica nas instituições de atenção à saúde mental em Goiânia (1966-2018). Dissertação de mestrado.

       18. ROSA, Flavio Justino. A visão de Eusébio de Cesaréia (Séc. IV) sobre as dissidências cristãs no processo de desenvolvimento da igreja. Dissertação de mestrado.

       19. SOUZA, Karla Alessandra Alves. “A queda do céu”: o pensar decolonial na obra de Kopenawa Yanomami (1990-2015). Dissertação de mestrado. 

       20. FREITAS, Nezivania Xavier. “Nosso senhor nos faça tão santas como nossa madre santa clara”: o convento da madre de deus de Xábregas e as Coletinas em Portugal no Século XVII. Dissertação de mestrado. 

       21. ALENCAR, Igor Fernandes. A larva, a crisálida e a borboleta: as cartas de liberdade em Goiás (1800-1824). Dissertação de mestrado. 

       22. MIRANDA, Maria Imaculada Correia. Expansão e reestruturação da educação superior: debates sobre a implementação do Programa Reuni na UFG (2006-2008). Dissertação de mestrado.

       23. OLIVEIRA, Krisley Aparecida. José Honório Rodrigues e a historiografia brasileira: em defesa de uma concepção de história. Dissertação de mestrado. 

       24. QUINTA JUNIOR, Elbio Roberto. Leni Riefenstahl (1935): o cinema documental de propaganda nazista. Dissertação de mestrado. 

       25. ALVES, Sarah de Sousa. Jornal o Brazil e a memória do império: usos do passado na luta em prol da restauração monárquica. Dissertação de mestrado. 

       26. GOMES, Lucius Fabius Ben Jah Jacob. Uma história urbana da vida cotidiana da autoconstrução do jardim nova esperança em Goiânia (1979-1983). Dissertação de mestrado.

       27. SILVA, Luciana Leite. Aprendizagem histórica intercultural a partir dos contextos educacionais indígenas e não indígenas. Tese de doutorado. 

       28. RABELO, Dianina Raquel Silva. Um olhar para o céu e para as pedras: conhecimento científico no Lapidario de Afonso X de Castela – teoria e prática médica (Século XIII). Tese de doutorado. 

       29. SANTOS, Giovanna Aparecida Schittini. "Oor que vossa alteza he ho próprio rey e senhor nosso": gênero e poder nas representações e práticas políticas durante a regência de D. Catarina de Áustria (1557-1562). Tese de doutorado. 

       30. DAMACENA NETO, Leandro Carvalho. As ‘artes de curar’ nos Guayazes: o Real Hospital Militar de Vila Boa (c. 1770 - c. 1827). Tese de doutorado. 

       31. SILVEIRA, Bruno Abnner Lourenzatto. O CONFORTO DA ORDEM: Hannah Arendt e Eichmann em Jerusalém (das décadas de 1930 a 1960). Tese de doutorado. 

       32. SCHIFINO, Rejane Bonomi. Na ponta dos pés: Notas sobre dança, cultura e políticas públicas em Goiás (1980 - 2018) REJANE BONOMI SCHIFINO. Tese de doutorado. 

       33. MOTA, Danyllo Di Giorgio Martins. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada (1870-1946): história, memória e escrita biográfica na construção de uma tradição política familiar. Tese de doutorado. 

       34. RIZZO, Marcelo Augusto Parrillo. Da politização da economia à economicização da política: uma história do pensamento econômico liberal e neoliberal no Brasil. Tese de doutorado

       35. TAVORA, Aderito Schneider Alencar. A dama do Cine Shangai: um filme noir no limbo da história do cinema brasileiro. Tese de doutorado. 

       36. FREITAS, Nathalia. Grafites feministas: espaço de luta e resistência na arte urbana (2000-2018). Tese de doutorado. 

       37. CARDOSO, Vanessa Clemente. A história do ensino de história e a formação da elite intelectual brasileira: uma análise a partir da história nova do Brasil (1963-1965). Tese de doutorado. 

       38. COUTO, Johnny Taliateli. Jurisdição pontifícia, direito e bem comum: o poder decisório papal na destituição de sancho II. Tese de doutorado. 

       39. SILVA, Suiany Bueno. Os prodigia e a Pax Deorum: uma análise da supplicatio expiatória em ab vrbe condita libri de Tito Lívio (Século I a.C.). Tese de doutorado. 

       40. ARAUJO, Ordalia Cristina Goncalves. Os javaé e o protestantismo: salvação e resistência (1896-1937). Tese de doutorado. 

       41. MEDEIROS, Kenia Erica Gusmao. À DERIVA: Temporalidades no repertório de Paulinho da Viola (1965-1996). Tese de doutorado. 

       42. NASCIMENTO, Patricia Emanuelle. Protagonismo indígena na capitania de goiás e suas estratégias e atuações frente às políticas indigenistas no Século XVIII. Tese de doutorado. 

       43. SILVA, Henrique Martins. Diante de Godard: história, imagem e multiplicidade temporal. Tese de doutorado. 

 

        2018

        1. FERREIRA, Gleisson. História, memória, fronteira e alteridade em Lavrinhas de São Sebastião nas “Cartas de Goiás” de Carlos Pereira de Magalhães (1919-1925). Dissertação de mestrado.

        2. BORGES, Marcelo Henrique Ribeiro. A diáspora de Juramidam: tramas híbridas de formação do 'daime' pela narrativa en'cantada de Raimundo Irineu Serra. Dissertação de mestrado. 

        3. OLIVEIRA JUNIOR, Jose Alves. Das belas-letras ao arquivo documental: os escritos biográficos da Academia Real das Ciências de Lisboa (1788-1835). Dissertação de mestrado.

        4. BATISTA, Ana Carolina Rosa. Filosofia da natureza em os 120 dias de Sodoma: uma leitura da estética da destruição em Marquês de Sade. Dissertação de mestrado.

        5. ARIMA,  Paulo Yoke Oliveira. O funeral de Otávio Augusto e a memória do princeps nas obras de Tácito, Suetônio e Dion Cássio. Dissertação de mestrado. 

        6. ALMEIDA, Adriano Carlos. Uma interpretação da história visual de Goiânia: os registros fotográficos de Hélio de Oliveira (1950 - 1970). Dissertação de mestrado. 

        7. CARDOSO, Tatiana Cristina. Americanismo e cinema hollywoodiano no filme A felicidade não se compra. Dissertação de mestrado.

        8. RODRIGUES, Douglas Pereira. A trajetória intelectual de Azevedo Amaral e sua contribuição para a ideologia nacionalista do Estado Novo. Dissertação de mestrado. 

        9. RODRIGUES, Adriano Jose Dias. História e memória: o processo de fundação da igreja católica brasileira e as tensões entre os catolicismos em Novo Planalto (GO). Dissertação de mestrado.

        10. SILVA, Tulio Henrique Queiroz. Cinema em Goiás: quando tudo começou... (1960-1970). Dissertação de mestrado.

        11. REZENDE, Suellen Peixoto. Mulheres nos livros didáticos de história: mudanças e permanências do discurso androcêntrico em salas de aulas goianas entre 2008-2013. Dissertação de mestrado.

        12. TEIXEIRA, Fernando Sousa. Política e nacionalismo nos annales d’histoire économique et sociale (1929-1938). Dissertação de mestrado. 

        13. PACHECO, Juliana Sousa. Aproximações entre história e psicanálise: testemunho, trauma e sublimação em é isto um homem e os afogados e sobreviventes, de Primo Levi. Dissertações de mestrado.

        14. SILVA, Fernando Costa. O jornal Oió na formação do campo literário goiano em 1957 e 1958. Dissertação de mestrado. 

        15. TEIXEIRA, Enelice Milhomem Jacobina. Charlie Hebdo: consciência histórica sobre intolerância religiosa de estudantes da cidade de Goiânia. Dissertação de mestrado. 

        16. SANTOS, Danielle Silva Moreira. Construindo o lar e conquistando a rua: discursos e práticas “femininas” no jornal “o lar” (1926-1932) escrito por mulheres em Goiás. Dissertação de mestrado. 

        17. SILVEIRA, Luana Beatriz. Trabalho, vida prática e tempo: consciência histórica de trabalhadores em situação escolar a partir do contato com a narrativa cinematográfica. Dissertação de mestrado. 

       18. FREIRE, Luciana Bueno de Alvarenga. Belkiss Spenzieri: uma fotobiografia (1928-2005). Dissertação de mestrado. 

       19. NOGUEIRA, Isabella. Um conúbio intrigante na construção de um herói romântico: os caminhos da produção das mémoires de Garibaldi (1860), de Alexandre Dumas. Dissertação de mestrado. 

       20. OLIVEIRA, Amanda Alvarenga Fernandes. Da crítica à modernidade ao encontro com a América Latina: a literatura de resistência do argentino Ernesto Sábato. Dissertação de mestrado. 

       21. NUNES, Victor Hugo Basilio. Ilê oju odé: políticas de resistência e territorialidades no candomblé de Goiás. Dissertação de mestrado. 

       22. MONTEIRO, Mariah Freitas. A trajetória do parlatino: um parlamento regional simbólico (1964-2017). Dissertação de mestrado.

       23. BRAGA, Sabrina Costa. A leitura freudiana de Norbert Elias sobre o nazismo: civilização como produtora de anticivilização. Dissertação de mestrado. 

       24. MILHOMEM, Thiago Damasceno Pinto. A peregrinação a meca em tempos de cruzadas: o testemunho de Ibn Jubayr (Século XII). Dissertação de mestrado. 

       25. CARDOZO, Leidy Carolina Diaz. La literatura erótica de Cassandra rios: o bruxo espanhol (1959) y uma mulher diferente (1968). Dissertação de mestrado.

       26. SANTOS, Murilo Goncalves dos Santos. A teoria da história de Raymond Aron para além do reno: ‘découverte de l'allemagne. Dissertação de mestrado. 

       27. RIBEIRO, Kryshia Freitas. O fotográfico da velhice: a percepção do envelhecer goiano no asilo solar colombino Augusto de Bastos (2011-2018). Dissertação de mestrado. 

       28. OLIVEIRA, Luiz Fernando. O direito ao esquecimento na história do tempo presente: o ofício do historiador face aos limites judiciais da memória. Tese de doutorado.

       29. SOUSA, Cleusa Teixeira. Entre o desterro dos judeus e o fechamento dos portos portugueses no reinado de D. Manuel I (1495 - 1521): os caminhos trilhados pelos cristãos-novos após o édito. Tese de doutorado. 

       30. VARGAS, Andre Luiz dos Santos. Henrique Galvão: um colonialista anti-salazarista do Estado Novo (1929-1949). Tese de doutorado. 

       31. SOUZA FILHO, Jose Atanasio. Cruzando os caminhos do passado: história, sociedade e literatura na participação de goiás na Guerra do Paraguai. Tese de doutorado.

       32. ABADIA, Danubia Mendes. As lutas anticoloniais em Guiné-bissau e cabo verde sob a perspectiva ideológica e a trajetória política de Amílcar Cabral (1960-1974). Tese de doutorado.

       33. OLIVEIRA, Guilherme Talarico. Do acervo à fotobiografia: flagrantes da vida de Alois Feichtenberger (1908-1986). Tese de doutorado.

       34. ESPIRITO SANTO, Janaina de Paula. Segunda Guerra Mundial em Mangá: um estudo de cultura histórica. Tese de doutorado.

       35. ULHOA, Clarissa Adjuto. A cultura material no ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana: por uma pedagogia decolonial. Tese de doutorado. 

       36. CRUZ, Nathalia Queiroz Mariano. A legislação oral no judaísmo rabínico: um estudo comparado da jurisdição e das Halakhot de Shabbat na Mishnah e nos manuscritos de Qumran (II aec – II ec). Tese de doutorado. 

       37. OLIVEIRA, Flavio Silva. Sobre o conceito de experiência no pragmatismo de John Dewey. Tese de doutorado. 

       38. PONTES, Matheus de Mesquita. Jorge Amado: entre engajamento e a militância comunista (1929-1956). Tese de doutorado. 

 

         2017

         1.  SANTOS, Genivaldo da Silva. Aparecida de Goiânia 1963-2010: a consolidação de uma cidade de fronteira. Dissertação de mestrado. 

         2. PAULA, Thiarlles Elias. A busca por um ambiente em que todos espaireçam: a administração pública na perspectiva de fragmentos da gestão ambiental em Goiânia (1933-1959). Dissertação de mestrado. 

         3. MORAIS, Hugo Albuquerque. A didática da história nos videogames: “God of War” e suas dimensões frente à cultura histórica. Dissertação de mestrado.

         4. CRUZ, Diogo Fraga. A consciência histórica de estudantes na relação com os discursos de uso público da história afrobrasileira. Dissertação de mestrado.

         5. DRUMOND, Jeanine Poock de Almeida. O nazismo na percepção dos apoiadores de Hitler: um estudo sobre as cartas enviadas ao NSDAP e ao Estado Nazista (1925-1939). Dissertação de mestrado. 

         6. BARBOSA, Augusthus Luiz de Souza. Revisitando o velho modelo da decadência em Goiás. Dissertação de mestrado. 

         7. SANTOS, Luciano Rodrigues. A evolução social e política proposta por Justo Sierra para o México (1900-1911). Dissertação de mestrado. 

         8. OLIVEIRA, Gabriel de Araujo. A greve de 2012 e os usos do Facebook pelo grupo "Mobilização dos professores de Goiás (MPG)". Dissertação de mestrado.

         9. GALVAO, Edismar Gomes. A produção textual de Henrique Silva no jornal O Paiz e em a informação goyana como projeto de memória: a escrita de si e a recepção dos leitores – 1890 a 1935. Dissertação de mestrado. 

         10. COSTA, Lara Alexandra Tavares. Pela moral e os bons costumes: um asylo para órphãs desvalidas. Dissertação de mestrado. 

         11. PESSONI, Natalia Candida dos Santos. Os currículos de história para o ensino fundamental em Goiás e a consciência histórica dos alunos (2004- 2016). Dissertação de mestrado. 

         12. SILVA, Elen Glauciene. Chacina do duro: do evento à representação dos acontecimentos. Dissertação de mestrado.

         13. BARROS, Neide Celia Ferreira. “Perdidos de amor?”: relatos de assassinatos de mulheres em Goiânia (1970-1984). Dissertação de mestrado.

         14. OLIVEIRA, Poliana Gabriel. A constituição da identidade narrativa de Fiódor Dostoiévski em recordaçoes da casa dos mortos. Dissertação de mestrado.

         15. ARABI, Marli Aparecida Carneiro. A imagem do homem público em tempos de guerra: Getúlio Vargas e o olhar estrangeiro (1940-1945). Dissertação de mestrado

         16. REZENDE, Fernanda Soares. Médicos estrangeiros em goiás no Século XIX: Johann Emmanuel Pohl, George Gardner e Hugh Algernon Weddell. Dissertação de mestrado. 

         17. LIMA, Aline Alves. O ressurgimento do sujeito pela escrita autobiográfica: o caso de Nicola Tesla (1856 - 1943). Dissertação de mestrado.

         18. SOUZA, Talita Michelle. A história de mulheres escritoras em Goiás: atravessando trajetórias e produções literárias. Dissertação de mestrado. 

         19. SILVA, Raylinn Barros. O catolicismo orionita no antigo extremo norte goiano nos relatos de memória dos “filhos da divina providência”, (1952-1980). Dissertação de mestrado.

         20. JESUS, Weverson Cardoso. Fé e devoção no culto à nossa senhora do rosário e ao divino espírito santo na festa da Sucupira - TO. Dissertação de mestrado.

         21. AZEVEDO, Hugo Rincon. Entre a batalha e o mosteiro: memórias legitimadoras da dinastia de avis (Séc. XV). Dissertação de mestrado. 

         22. LUIZ, Laisson Menezes. O trono e o altar: as relações entre o monarca D. Dinis e o clero no Portugal medieval (1275-1325). Dissertação de mestrado. 

         23. MOUTA, Fernando Divino Teodoro. Quid sit christianum esse? a batalha pela memória cristã no adversus arrianos libri de hilário de poitiers (Séc. IV). Dissertação de mestrado. 

         24. BARROS, Natalia Rastelo Franco de Castro. Didática da história e uso público: a consciência histórica mobilizada pela revista veja no debate sobre cotas raciais (2004-2012). Dissertação de mestrado. 

        25. OLIVEIRA. Daniel Lucas de Jesus. Silenciamento e ressignificação de elementos do passado na estrutura da consciência histórica: o caso da vila 31 de março em Inhumas-GO e seus eventos “ritualísticos”. Dissertação de mestrado. 

        26. SILVA, Golda Meir Goncalves. Os lugares sociais dos negros do brasil nas imagens fotográficas de Militão Augusto de Azevedo (1865-1885). Dissertação de mestrado.

        27. SANTOS, Eva Cristina Franco. A modernidade sob o sol de Abaporu: imagens dos intelectuais desde a polifonia da nação à crítica ao Juspositivismo (1928-1929). Dissertação de mestrado. 

        28. MORAES, Nayara Cristian. Sonoridades goianas em tempos autoritários: festivais de música em Goiás durante a ditadura militar brasileira (1966-1985). Dissertação de mestrado.

        29. DAHER, Anna Paula Teixeira. A cultura da violência entre traços e tramas: o caso do pintor Almeida JR. (1850-1899). Dissertação de mestrado. 

        30. TIAGO, Daniele Maia. Estratégias narrativas nos testemunhos de kertész, Pahor e Frankl: memória, elaboração do passado e temporalidade. Tese de doutorado.

        31. SANTOS, Samuel Nunes. Concepção de passado, presente e futuro na I apologia de Justino Mártir: uma visão do tempo histórico no século II d.C. Tese de doutorado.

        32. PAULA, Jason Hugo. Entre picadas, estradas e trieiros: os caminhos que levam à freguesia de santa luzia. Negociantes, escravidão, família e mestiçagens na capitania dos Goyazes. 1746 - 1800. Tese de doutorado.

        33. GONZAGA, Agnaldo Divino. Milagre e castigo: mito e memoria nas folias de reis de Itaguari, goiás. Tese de doutorado. 

        34. ALVES, Frederick Gomes. A constituição disciplinar da história global e a superação de uma dicotomia no debate entre modernidade e pós-modernidade (1990-2010). Tese de doutorado. 

        35. VIGARIO, Jacqueline Siqueira. Diante da sacralidade humana: produção e apropriações do moderno em nazareno Confaloni (1950-1977). Tese de doutorado

        36. BARBOSA, Raquel Miranda. Muito além das telas douradas cidade e tradição em Goiandira do Couto (1960 a 2001). Tese de doutorado. 

        37. SOUZA, Marcelo Miguel. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: multitextualidade e performance (Séc. VIII a.C). Tese de doutorado.

        38. DIAS, Thiago Cancelier. O língua e as línguas: aldeamentos e mestiçagens entre manejos de mundo indígenas em Goiás (1721-1832). Tese de doutorado.

        39. NOGUEIRA, Leo Carrer. Da África para o Brasil, de orixá a egum: as ressignificações de exu no discurso umbandista. Tese de doutorado. 

        40. MORAIS, Fabiola Arantes. Lugares do desenho na história sintomal da Escola de Artes e Arquitetura (UCG), transformações disciplinares e institucionais e a arte como recalque. Tese de doutorado.

        41. FERNANDES, Ana Rita Vidica. Tempo andante da intervenção urbana: relações temporais nas obras “imagens posteriores”, “giganto” e “polaroides (in)visíveis”.Tese de doutorado. 

        42. ASSUNCAO, Marcello Felisberto Morais. A sociedade luso-africana do Rio de Janeiro (1930- 1939): uma vertente do colonialismo português em terras brasileiras. Tese de doutorado. Tese de doutorado. 

        43. CARVALHO, Diego Avelino de Moraes. O martírio no sol poente: das agruras (e)(i)migratórias à formação de milícias ultranacionalistas no contexto do pósguerra no Brasil – o caso Shindo-renmei (1868 – 1956). Tese de doutorado. 

        44. MARQUEZ, Rodrigo Oliveira. Pragmática: a função do passado nas teorias da história de Hayden White, Frank Ankersmit e Keith Jenkins. Tese de doutorado.

       

         2016

         1. CARVALHO, Marcia Daniele de Souza. Em terra de sertanejo também tem regueiro: a música e a diáspora maranhense na grande Goiânia (2000-2016). Dissertação de mestrado. 

         2. BATISTA, Sandro Torres. Do começo ao fim: história da implantação, desdobramentos e encerramento do salão nacional de arte de Goiás - Prêmio Flamboyant (Goiânia, 2001 - 2006. Bastidores e memórias de um caso no sistema artístico regional. Dissertação de mestrado. 

         3. FE, Nilton Pereira. O cinema de Carlos Saura no processo de transição democrática espanhola (1975-1982): o filme Cria Cuervos (1975). Dissertação de mestrado. 

         4. CARVALHO, Rayane Helena Araujo Mendes. A judicialização da infância (rever). Dissertação de mestrado. 

         5. OLIVEIRA, Heverton Rodrigues. Santidade, peregrinações e milagres no ocidente peninsular: a hagiografia de Santa Senhorinha de Basto (Século XII). Dissertação de mestrado. 

         6. SANTOS, Andre Ricardo Nunes. Autokheiría na Palestina romana: o problema do suicídio na obra guerra dos judeus de Flávio Josefo (Séc. I e.c.). Dissertação de mestrado. 

         7. MARQUES, Natan Silva. As múltiplas representações sobre a lepra na baixa Idade Média: o discurso médico e outras imagens narrativas e visuais. Dissertação de mestrado.

         8. SANTOS, Lara Fernanda. O concubinato como estratégia de poder no Baixo Medievo: o caso de D. Leonor de Guzmán e Alfonso XI de Castela (1310- 1350). Dissertação de mestrado.

         9. SILVA, Henrique Martins. A dimensão futuro na perspectiva de tempo e história em Reinhart Koselleck. Dissertação de mestrado. 

        10. SOUSA, Daniel Alves. POESIA E DISCURSO POLÍTICO: Neruda e Allende, a luta contra a ley maldita em um Chile autoritário (1920-1950) Dissertação de mestrado.  

        11. QUEIROZ, Filipe Artur de Sousa. Aproximação entre atividades narrativas: o cinema e a história. Dissertação de mestrado. 

        12. SOUSA, Luciana Pereira. Congadas de Goiânia: história, memória e identidades negras (1940-2000). Dissertação de mestrado. 

        13. ARANHA, Francisco Arantes. Tecnocracia e capitalismo no Brasil num estudo de caso: a Associação Nacional de Programação Econômica e Social (ANPES) (1964-1967). Dissertação de mestrado. 

        14. CAVALCANTE, Vitor Valente. O papel do fetichismo na produção da consciência humana: materialidade e idealidade em Karl Marx. Dissertação de mestrado. 

        15. NASCIMENTO, Darlos Fernandes. O periodismo político-partidário goiano entre 1945 e 1964. Dissertação de mestrado. 

        16. OLIVEIRA, Bruno Pegorari. O general judeu e o cidadão romano: o discurso de construção de Flávio Josefo em Vita (Século I d.C.). Dissertação de mestrado.

        17. TELES, Gustavo Borges. A Besta e o Filho Vermelho: Representações do Comunismo nos Quadrinhos de Superman e Batman (1988-90 e 2003). Dissertação de mestrado. 

        18. SILVA, Robson Pereira. "Para além do bustiê” – performances da contraviolência na obra bandido (1976-1977) de Ney Matogrosso. Dissertação de mestrado.

        19. COSTA, Fernando Viana. Um ornitorrinco no cerrado: bairros populares e outros pioneiros na formação e expansão urbana de Goiânia. Dissertação de mestrado.

        20. MACHADO, Raquel de Souza. A imaginária religiosa de Goiás: o reconhecimento de Veiga Valle e o anonimato dos santeiros goianos (1820-1940). Dissertação de mestrado.

        21. OLIVEIRA, Fagner Enrique Fonseca. Internacionalismo e nacionalismo em Mário Pedrosa: um estudo sobre sua obra política (1925-1966). Dissertação de mestrado.

        22. BORGES, Lukas Magno. AS REPRESENTAÇÕES SOBRE OS INDÍGENAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CERES: Colonialismo e colonialidade (2010-2015). Dissertação de mestrado.

         23. MACHADO, Hallhane. Da “crise na razão” à “razão na crise”: a presença do círculo de Viena no cenário intelectual francês da década de 1930 e o alvorecer de uma epistemologia histórica e uma história filosófica das ciências. Dissertaçao de mestrado. 

         24. SANTOS, Inglas Ferreira Neiva. Imagens Sertanejas: Francisco Ricardo de Souza (Marrequinho) e a construção cultural da cena musical moderna. Dissertação de mestrado. 

         25. SILVA, Camila de Jesus. A nova esquerda e sua atuação regional: a ação popular em Goiás. Dissertação de mestrado. 

         26. GOMES,  Renato Pereira. Gilberto Freyre antes de casa-grande & senzala: a formação político-intelectual do escritor (1918-1930). Dissertação de mestrado. 

         27. PACHECO, Daniel Cristina. Performances mito-narrativas no ensino de história. Dissertação de mestrado.  

         28. MEDEIROS, Enderson. A história de Goiás segundo Zoroastro Artiaga. Dissertação de mestrado. 

         29. BRUZADELLI, Victor Creti. Chega de saudosismo: a tradição musical brasileira, o riso e a paródia performatizados pela tropicália (1967-1970). Dissertação de mestrado.  

         30. PEREIRA, Alan Ricardo Duarte. Entre o nome e o sangue: a família Cunha Meneses no Antigo Regime português (séculos XVII - XVIII). Dissertação de mestrado. 

         31. PEREIRA, Fernanda Linhares. Quem é o sujeito dos direitos humanos. Dissertação de mestrado. 

         32. ROSA, Sergio Paula. Concepções de poder e política em Erasmo de Rotterdam: o papel de diferentes tradiçoes entre reelaborações e permanências. Dissertação de mestrado. 

         33. ROMERO, Mariana Amorim. Dante Alighieri e a busca do paraíso: de Florença à Ravena (1265-1321). Tese de doutorado. 

         34. GONCALVES, Rodrigo Juruce Mattos. A restauração conservadora da filosofia: o Instituto Brasileiro de Filosofia e a autocracia burguesa no Brasil (1949-1968). Tese de doutorado.

         35. PAULA, Eder Mendes. Da (in)visibilidade à categorização: o louco infrator em Goiás (1930-2010). Tese de doutorado. 

         36. MELO, Erica Isabel. A sociedad mexicana de eugenesia e o gerenciamento da sexualidade e da reprodução na primeira metade do século XX. Tese de doutorado. 

         37. MOI, Fernanda de Paula Ferreira. Direito e justiça durante o reinado dos reis católicos: análise à luz das ordenanzas reales de Castilla. Tese de doutorado.

         38. RAMOS NETO, Joao Oliveira. FÉ SUBVERSIVA: Uma análise do conflito sociopolítico da ideologia anabatista com as demais propostas da Reforma Protestante na Europa Central entre os anos de 1525 a 1555. Tese de doutorado. 

         38. SOUZA, Alice maria. Entre vícios e virtudes: as caracterizações de Lúcio Cornélio sula na República e no principado (Sécs. I a.C./ II d.C.). Tese de doutorado.

         39. VASCONCELOS, Alex Donizete. Identidades haitianas na história, na literatura e em discursos midiáticos do Haiti, da República Dominicana e dos Estados Unidos (2004-2014). Tese de doutorado. 

         40. PASSOS, Aruana Antonio. Pensamento em combate: Tobias Barreto na aurora da República (1869-1889). Tese de doutorado.

         41. RIBEIRO, Jose Eustaquio. Da impolítica à política: Estado Imperial e formação das elites dirigentes em Goiás na primeira metade do século XIX (Das Cortes de Lisboa à Regência - 1821-1839). Tese de doutorado.  

         42. CARNEIRO, Maristela. Desnudando a masculinidade: representações de nudez e seminudez na estatuária funerária paulistana (1920-1950). Tese de doutorado.    

         43. SOUZA, Mayara Paiva. Os usos do passado nas constituintes de 1946 e 1987/88: a anistia entre silêncios, ruídos e esquecimentos Goiânia 2016. Tese de doutorado. 

         44. WITEZE JUNIOR, Geraldo. O bom governo de México e Michoacán: Vasco de Quiroga e a colonização utópica da Nova Espanha (1531-1565). Tese de doutorado. 

         45. MARTINS, Rosilandes Candida. Teatralidade, performance e montagem na arte de Ana Maria Pacheco. Tese de doutorado. 

         46. GODOI, Rodrigo Tavares. O encerramento do passado como pressuposto para a memória-compreensão: um estudo a partir da noção de Endosmose em Henri Bergson. Tese de doutorado.

 

        2015

         1. ADORNO, Josiane das Graças. Relações cruzadas: cidade e artista. Um estudo de caso sobre Uruaçu e a produção artística pública de Louis Bernard Tranquilin. Dissertação de mestrado. 

         2. NASCIMENTO, Anderson Pecanha. Devoção e negação: a festa de São Jorge no Rio de Janeiro e o "Belle Epoque"brasileiro (1880-1920). Dissertação de mestrado. 

         3. SILVA, João Marques. “DE ONDE NOIS VEI, PRÁ ONDE NOIS VAI?”: Um estudo sobre o processo histórico da luta por reconhecimento ético e titulação das terras entre as populações do quilombo do Rio das Rãs durante o século XX. Dissertação de mestrado. 

         4. LOPES, Hober Alves. A formação do campo filosófico e histórico no final do Século XIX e a historiografia filosófica inglesa: Min Review (1883 - 1922). Dissertação de mestrado. 

         5. OLIVEIRA, Rodrigo Mendes. O projeto Educacional Brasileiro durante o regime militar e o ensino de História em Goiás (1964-1979). Dissertação de mestrado. 

         6. MELON, Claudio Armelin. Ivan Vilela e Paulo Freire: sofisticação e permanência da sonoridade caipira (1985-2013). Dissertação de mestrado. 

         7. LIMA, Eonilson Antonio. A LUTA PELA TERRA NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS: assentamento Juarina (1968–1988) GOIÂNIA, GO 2015. Dissertação de mestrado. 

         8. BRITO, Mario Eugenio Evangelista. POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA HISTÓRIA: a historiografia africana da década de 1950, Kenneth Onwuka Dike e Cheikh Anta Diop. Dissertação de mestrado. 

         9. SILVA, Tiago Varges. O pecado no cotidiano medieval: as obras moralizantes e sociais de Hieronymus Bosch. Dissertação de mestrado. 

         10. SILVA JUNIOR, Valter Bueno. VITA DE FLÁVIO JOSEFO: UMA NARRATIVA DE AUTORREPRESENTAÇÃO (94- 101 d. C) VALTER. Dissertação de mestrado. 

         11. ASSIS, Draulio Carvalho Assis. O Mito e o Trágico em Jim Morrison: a poesia como choque e redenção da história. Dissertação de mestrado. 

         12. CARDOSO, Joao Eratostenes Doulgras. Por entre ruas e memórias: a Belo Horizonte no Beira-mar de Pedro Nava. Dissertação de mestrado. 

         13. GOMES, Erick Messias Costa Otto. Relações de Patronato e amicitia no principado romano: uma leitura das representações de Augusto na obra lírica de Horácio (Século I A.C.). Dissertação de mestrado. 

         14. FLEURY, Luiz Eduardo de Jesus. O hardcore em Goiânia nos anos 1990: um estilo de vida. Dissertação de mestrado. 

         15. MAIA, Kamyla Faria. Festival enquanto festa e dispositivo nos processos de visibilidade do cinema documentário brasileiro pós-retomada: O estudo do caso "É tudo verdade" (Brasil, 1996-2010). Dissertação de mestrado. 

         16. GOES, Gustavo Cangussu. A família como construção de memória: o uso da imagem da família em de Vita Caesarum de Suetônio e a construção da memória de Neto (Séculos I e II d.C.). Dissertação de mestrado. 

         17. CAETANO, Elisa Silva. O sertão do Brasil Central na Literatura de João de Minas. Dissertação de mestrado. 

         18. MEDEIROS, Mariana Carrijo. Entre a Ausência e o Desejo: Considerações acerca das Representações das Relações Amorosas Romanas em Epistulae Heroidum de Ovídio (I a.C/ I d.C.). Dissertação de mestrado. 

         19. OLIVEIRA, Renato Edson. O Brasil imaginado em Rocha Pombo. Dissertação de mestrado. 

         20. GOULAO, Tobias Dias. Mais fúria e mais titãs: observações sobre o uso da narrativa mítica e do mito do herói a partir dos filmes Fúria de Titãs (1981-2010). Dissertação de mestrado. 

         21. TAVORA, Aderito Schneider Alencar. O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas: escala de abordagem, sujeito e narrativa no cinema documentário brasileiro. Dissertação de mestrado. 

         22. SILVA, Suiany Bueno. Usos do passado em Tito Lívio: a construção de uma memória romana à época de Augusto (Século I a.C.). Dissertação de mestrado.

         23. COUTO, Johnny Taliateli. Rei, reino e papado: a destituição de D. Sancho II de Portugal (Séc. XIII). Dissertação de mestrado.  

         24. SOUZA NETO, Manoel Gustavo de Souza. A História a contrapelo: ensaio, sobre Teoaria da História em Walter  Benjamin. Tese de doutorado. 

         25. MOTA, Thiago Eustaquio Araujo. Deberri ad sidera tolli: as promessas de divinização na eneida e a ancestralidade heróica dos IULII. Tese de doutorado. 

         26. BENTO, Luiz Carlos. Cultura histórica e questão nacional na Primeira República: o sentido  da formação entre o ensaio e os escritos educacionais de Manoel  Bonfim (1897-1930). Tese de doutorado. 

         27. CARVALHO, Rodrigo Franca. Além das nuvens e dos relógios: a ideia de ciência de David Bohm e de Ilya Prigogine Goiânia-GO 2015. Tese de doutorado. 

         28. OLIVEIRA, Vitor Hugo Abranche. Milonga para que el tiempo vaya borrando fronteras – uma reflexão  acerca da fronteira como transformadora de identidade musical no  sul do Brasil. Tese de doutorado. 

         29. SILVA, Rogerio Chaves. Reflexões sobre o "fazer histórico": uma história da historiografia em  (sobre) Goiás (da década de 1920 à de 1990). Tese de doutorado. 

         30. FREIRE JUNIOR, Josias Jose. Natureza, história, técnica: experimento historiográfico em  Passagens de Walter Benjamin. Tese de doutorado. 

         31. SOARES, Rodrigo de Oliveira. Goiânia, a metrópole periférica: fantasmagoria, experiências e viveres urbanos - real conquista e jardins Madri Goiãs (GO) 2015. Tese de doutorado. 

         32. SANTOS, Sergio Ricardo Coutinho. Verbalização do sagrado em tempo de fronteira: a percepção do  concílio Vaticano II pela Igreja no Maranhão, 1959-1979. Tese de doutorado. 

         33. BARBARESCO FILHO, Eduardo. ENTRETEMPOS DO CORPO E DA VOZ NA ESCRITA DE ARTISTA COMO  HISTÓRIA: testemunho e (des)construção de representações na  escritura biográfica de Estércio Marquez Cunha (Goiânia, dos anos 1965 a 2013). Tese de doutorado. 

         34. FRANCHI, Ana Paula. Em Busca da Unidade: As relações entre o Imperium e a Gália no  Mundo Romano Tardio (284-305 d.C). Tese de doutorado. 

         35. COELHO, George Leonardo Seabra. O BANDEIRANTE QUE CAMINHA NO TEMPO: apropriações do (e no)  pensamento político de Cassiano Ricardo. Tese de doutorado.

         36. SILVA, Andre Costa Aciole. "Queremos e mandamos que o dito hospital cure os enfermos" Poder  e medicina no Hospital Nossa Sra. do Pópulo (Portugal, séculos XV-  XVII) V.01/V.02. Tese de doutorado. 

         37. TORRES, Marcos Antonio. Olhos Brancos sobre o sagrado negro: a construção da africanidade nas imagens de Pierre Verger (1902-1996). Tese de doutorado. 

         38. FAVARO, Tereza Cristina Pires. O governo Mauro Borges (1961-1964): o planejamento tecnocrático e os limites do personalismo populista. Tese de doutorado. 

         39. SOUZA, Rildo Bento. A história não perdoa os fracos: o processo de construção mítica de Pedro Ludovico Teixeira. Tese de doutorado. 

         40. CARDOSO, Ludimila Stival. De Caliban a próspero: a sociedade brasileira e a política externa da República (1889-1945). Tese de doutorado. 

         41. BORGES, Rafael Goncalves. Como o oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no novo Western (1969-2012). Tese de doutorado. 

 

         2014

1. OLIVEIRA, Diovana Ferreira. A concepção de história na ficção de Ana Miranda. Dissertação de mestrado. 

2. GONVALVES, Hugo David. Prática sexual e humor nas construções identitárias da nobreza portuguesa na corte Dionisina (1279-1325). Dissertação de mestrado. 

3. SILVA, Luciano Oliveira. Utopia e realismo: a construção narrativa sobre Goiânia na década de 1940. Dissertação de mestrado. 

4. ROCHA, Diego Angeline. Igreja Mundial do Poder de Deus: práticas religiosas para soluções imediatas. Dissertação de mestrado. 

5. PAULA, Paulo Winicius Teixeira de Paula. A trajetória do PCB entre a anistia e a legalidade através do jornal Voz da Unidade (1980-1985). Dissertação de mestrado. 

6. SA, Roger dos Anjos. A Revolução Sandinista: do triunfo à derrota (1979-1990). Dissertação de mestrado. 

7. PIN, Andre Egidio. História do provo Javaé (Iny) e sua relação com as políticas indigenistas: da colonização ao estado brasileiro (1775-1960). Dissertação de mestrado. 

8. SILVA, Eliete Barbosa de Brito Silva. Valparaíso de Goiás-GO: o lugar das identidades, as identidades do lugar 1995-2010. Dissertação de mestrado. 

9. SILVA, Jose Fabio. O progresso como categoria de entendimento histórico: um estudo de caso sobre a modernização da cidade de Anápolis-GO (1930-1957). Dissertação de mestrado. 

10. HIGA, Carlos Cesar. "Exilado em seu próprio país": a narrativa lacerdiana sobre a política pós-1964". Dissertação de mestrado. 

11. PIRES, Mauro Alves. Imagens Institucionais da Modernidade: a educação profissional em Goiás (1910-1964). Dissertação de mestrado. 

12. CAMARGO, Maicon da Silva. D. Francisco Manuel de Melo, um intérprete de seu tempo: o ser, o mundo e a vida no pensamento ibérico seiscentista. Dissertação de mestrado. 

13. SILVA, Luciana Leita. Noções de passado, presente e futuro entre crianças indígenas (Javaé) e crianças não indígenas (Colégio Claretiano Coração de Maria). Dissertação de mestrado. 

14. PAULA, Gabriel. Bernardo Élis: de Corumbá de Goiás ao mar. Dissertação de mestrado. 

15. PRADO, Paulo Brito. "Goiás que a história guardou": mulheres, ditadura e cultura nos anos 1960. Dissertação de mestrado. 

16. OLIVEIRA, Rodrigo Santos Monteiro. Em busca de uma simpatia universal: o entendimento do principado de Otávio Augusto a partir da obra astronômicas de Marco Manílio (século I D.C.). Dissertação de mestrado. 

17. TAVARES, Wendrull Jose Bento. A defesa de um modo romano de lutar: Vegécio e a construção de identidades na epitoma rei militaris (séc. IV d.C.). Dissertação de mestrado. 

18. CUNHA, Macsuelber de Cassio Barros. A construção do fórum de augusto e do templo de Mars Ultor e a obra de Vitrúvio: repensando a Aemulatio dos cânones arquitetônicos gregos no período Augustano (Séc. I A.C/I D.C). Dissertação de mestrado. 

19. PINTO, Angela Ciccone. O Rio Meia Ponte e a cidade de Goiânia: um estudo de história ambiental. Dissertação de mestrado. 

20. GUIMARÃES, Pedro Henrique Correa. O tempo da palavra: um estudo sobre as confissões de santo Agostinho (Séc. IV). Dissertação de mestrado. 

21. OLIVEIRA, Helder Canal de Oliveira. As "coisa" lá da minha "mudernage": entre-lugar, modernidade e sertão na obra artística de Elomar Figueira Mello. Dissertação de mestrado. 

22. FARIA, Kalyna Ynanhia Silva. Da dignificação dos filhos de Lázaro: um estudo sobre o Preventório Afrânio de Azevedo (Goiânia, 1942-1950). Dissertação de mestrado. 

23. FREITAS, Nathalia. A representação visual do pincel atômico em Goiás na década de 1980. Dissertação de mestrado. Dissertação de mestrado.

24. RIBEIRO, Roberta do Carmo. Woody Allen Cineasta-Historiador: ironia e identidade judaica em filmes sobre o período entreguerras. Dissertação de mestrado. 

25. ASSUNCAO, Marcello Felisberto Morais. "Ver o outro com os próprios olhos: a Revista Brasília e o projeto de lusitanização do Atlântico Sul (1942-1949). Dissertação de mestrado. 

26. SILVEIRA, Bruno Abnner Lourenzatto. O conforto da ordem: Hannah Arendt e Eichmann em Jerusalém (das décadas de 1930-1960). Dissertação de mestrado. 

27. LIMA, Ricardo Rodrigues Alves de Lima. O PCB vive e atua: da crise do stalinismo a um novo ciclo de luta clandestina contra a ditaura (1956 -1976). Tese de doutorado. 

28. FAGUNDES, Maria Dailza da Conceição. Saúde e poder: as relações entre o físico Arnaldo de Vilanova e o rei Jaime II de Aragão. Tese de doutorado

29. SILVA, Jose Santana. O Sindicalismo Rural em Goiás e a FETAEG: Das origens ao fim da oposição sindical (1963-1992). Tese de doutorado. 

30. ARANTES JUNIOR, Edson. Usos Políticos da Narrativa Mítica em Luciano de Samósata: Aspectos do Regime de Memória Romano (Séc. II d.C.). Tese de doutorado. 

31. MARQUES, Edmilson Ferreira. Tecnologia, política e cultura na história do rádio em Goiás (1950-1964). Tese de doutorado. 

32. FIORUCCI, Rodolfo. Tecnologia, política e cultura na história do rádio em Goiás (1950-1964). Tese de doutorado.

33. SOUSA, Bertone de Oliveira. As igrejas neopentecostais e a redefinição do Protestantismo no Brasil: um estudo de caso em Imperatriz (MA) e Araguaína (TO) (1990-2013). Tese de doutorado. 

34. AGE, Mônica de Paula Pereira da Silva. O Hospital Real Militar: saúde e enfermidade em Villa Boa de Goyaz (1746-1827). Tese de doutorado. 

       

2013

1. MENDES, Julianna Fernandes. Uma cidade para o capital: especulação imobiliária e déficit habitacional em Goiânia (1933-1964). Dissertação de mestrado. 

2. FARIA, Pedro Ivo Jorge. Neoliberalismo e reforma do estado: a reforma administrativa do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998). Dissertação de mestrado. 

3. NATAL, Rivaldene Rodrigues. Uma arquitetura de sonho e permanência: a representação da decadência oligárquica em crônica da casa assassinada. Dissertação de mestrado. 

4. SILVA, Tamara Naiz. Financeirização econômica e mercado de trabalho no Brasil. Dissertação de mestrado. 

5. MEIRELLES, Alexandre de Paula. Ideologias da tecnocracia no capitalismo integrado uma introdução ao pensamento de Walther Rathenau e Adolf Augustus Berle Júnior. Dissertação de mestrado. 

6. ASSUNÇÃO, Fernanda Rodrigues. O universo de Frida Kahlo à sombra da experiência revolucionária mexicana: pintura, corpo e identidades, das décadas de 1920 a 1950. Dissertação de mestrado. 

7. NETO, Jose Luciano Pereira. O Partido Comunista Português (PCP) frente ao processo político de descolonização da África portuguesa (1974-1975). Dissertação de mestrado. 

8. DIAS, Stefanny Soares. A expressão do ser mexicano em el perfil del hombre y la cultura em Mexico, de Samuel Ramos (1934). Dissertação de mestrado. 

9. BARBOSA, Aline do Carmo Costa. Didática da história e educação de jovens e adultos: a consciência histórica nos alunos da EJA. Dissertação de mestrado. 

10. OLIVEIRA, Euller Gontijo. Arqueologia da ausência um processo privado de elaboração da perda em audiovisuais de familiares de desaparecidos na ditadura argentina (1976-1983). Dissertação de mestrado. 

11. PINTO, Poliane de Paixão Gonçalves. As representações de Héracles nas tragédias do período clássico em Atenas: uma releitura das obras de Sófocles e Eurípedes. Dissertação de mestrado.

12. SILVA, Leonardo de Jesus. Historiografia inglesa em revista: a English Historical Review e a história pensada no século XIX. Dissertação de mestrado. 

13. BARBOSA, Mohana Ribeiro. Revolução científica e nascimento da ciência experimental em Alexandre Koyré. Dissertação de mestrado. 

14. STUMPF, Paula Groehs Pfrimer Oliveira. Na praça passa uma linha. Na praça, tudo passa: história, memória e objetos em Olho d´água - GO. Dissertação de mestrado. 

15. VARGAS, Andre Luiz dos Santos. Por uma doutrina colonial nacionalista: o império português em Henrique Galvão (1927-1932). Dissertação de mestrado. 

16. ANDRADE, Isabela Menegazzo Santos. A história e a memória de um modo de habitar. Goiânia, a residência da família Félix Louza (projeto de David Libeskind) em dois tempos: 1952 e 2011-2013. Dissertação de mestrado.  

17. LEAL, Fernanda de Moura. Didática da história e imagens: reflexões em torno da consciência histórica em visualidades formativas. Dissertação de mestrado. 

18. BORGES, Clayton Ferreira e Ferreira. Revue historique e revue de synthèse historique: o caso a. d. xénopol. Dissertação de mestrado. 

19. COSTA, Thalles Murilo Vaz. Opinião pública e linguagem política no a matutina Meiapontense (1830-1834). Dissertação de mestrado. 

20. REIS, Danielli da Silva Borges. Práticas de escrita e de arquivamento: o memorial de Anna Joaquina marques (Cidade de Goiás, 1881-1930). Dissertação de mestrado. 

21. PEREIRA, Renato Fagundes. A ciência na historiografia do Renascimento: de Jacob Burckhardt a Alexandre Koyré. Dissertação de mestrado. 

22. PEREIRA, Gabriel da Silva. Senhoras de bens: famílias, negócios e patrimônios administrados por mulheres no sertão dos Guayazes 1760-1840. Dissertação de mestrado. 

23. GERMANO, Matheus Nascimento. Neoliberalismo e o conflito capital e trabalho no brasil (1990-1996). Dissertação de mestrado. 

24. GOMES, Diego Veloso. Dos corpos militares no território do ouro: a composição da força militar nas Minas e capitania de Goiás (1736-1770). Dissertação de mestrado. 

25. SOSNOSKI, Thaisy. Historiografia e memória: Biblioteca do Sesquicentenário da independência do Brasil (1972). Dissertação de mestrado. 

26. CRUZ, Nathalia Queiroz Mariano. MASSEHET SANHEDRIN: Uma Análise Cultural Judaica Sob o Prisma Sacro-Legislativo (Séc. II E.C). Dissertação de mestrado. 

27. TIAGO, Daniele Maia. Sentido e discurso histórico em Paul Ricoeur: percurso e altercações (1960 - 1970). Dissertação de mestrado. 

28. MIZIARA, Vitor Gomez. As festas cívicas mexicanas e a potencialização da identidade nacional (1910 - 2010). Dissertação de mestrado. 

29. PINTO, Tales dos Santos. O que era preciso era estar tudo organizado. Mas não deixam os trabalhadores trabalhar à vontade”. A luta pela gestão operária na Revolução Portuguesa através do jornal Combate (1974-1976). Dissertação de mestrado.

30. CARDOSO, Vanessa Clemente . História nova do Nrasil (1963-1965): uma nação "imaginada". Dissertação de mestrado. 

31. VICTOI. Raquel Simão. Cidade polissêmica: diálogos interdisciplinares sobre a cidade de Goiânia. Dissertação de mestrado. 

32. ARAUJO, Patricia Simone de Araujo. Vasculhando a vida alheia: o diário íntimo de José Vieira couto de Magalhães (1880 - 1887). Dissertação de mestrado. 

33. DINIZ, Savia Barros. Mulheres na imprensa: representações femininas no Correio Oficial, Cidade de Goiás (1930-1936). Dissertação de mestrado. 

34. ARAUJO, Andre Francisco Berenger. Eduardo Galeano: devolver à história o alento, a liberdade e a palavra. Dissertação de mestrado. 

35. SARTIN, Philippe Delfino Sartin. A tentação e a contemplação: Manuel Bernardes (1644-1710) e o oratório de Lisboa. Dissertação de mestrado. 

36. BRANDAO, João Bosco Ferreira. Os franciscanos e o poder régio em Portugal no Século XV: a oficialização da assistência no reinado de D. João II (1438-1445). Dissertação de mestrado. 

37. CORREIA, Edilson Carlos Costa. O nuevo cine latinoamericano a partir de uma perspectiva intercultural e decolonial: terra em transe, memórias del subdesarrollo e la sangre del cóndor. Dissertação de mestrado. 

38. OLIVEIRA, Flavio Silva. Da historicidade no conceito de antirrepresentacionalismo de Richard Rorty: da epistemologia à hermenêutica (1972 -1979). Dissertação de mestrado. 

39. ALVES, Frederick Gomes. Nietzsche e a filosofia histórica da cultura: da metafísica de artistas à gaia ciência (1869-1882). Dissertação de mestrado. 

40. ARAUJO, Rodrigo Oliveira. Classe dos Gestores, Corporativismo e Psicotécnica: a trajetória de Roberto Mange através do Instituto de Organização Racional do Trabalho (1931-1942). Dissertação de mestrado. 

41. PEREIRA FILHO, ANISIO JOSE. Representações do pec-serra do ramalho: entre o modo de vida local e o progresso. Dissertação de mestrado. 

42. SOUSA, Luana Neres. As relações pederásticas em Atenas no período clássico: uma análise do banquete de Platão e de Xenofonte. Tese de doutorado. 

43. VALLE, Ulisses. As vicissitudes da história: Max Weber e a teoria do conhecimento histórico. Tese de doutorado. 

44. ROCHA, Maria Aparecida Borges de Barros. Atitudes diante da morte em Cuiabá  1860 a 1926: a guerra, a doença e a secularização dos cemitérios da cidade. Tese de doutorado. 

45. SILVA, Jose Luis. Discursos de memória, expectativa e identidade: o fazer cinematográfico de cipriano e o agenciamento das imagens do sertão na cultura piauiense (1997-2003). Tese de doutorado. 

46. GONCALVES, Alexandre Ribeiro. Emergências latino-americanas: arquitetura contemporânea (1991-2011). Tese de doutorado. 

47. SILVA, LEICY FRANCISCA. Eternos órfãos da saúde: medicina, política e construção da lepra em Goiás (1830-1962). Tese de doutorado. 

48. JERONIMO, Marilena Julimar Aparecida Fernandes. Pedro Ludovico Teixeira x Antônio (totó) ramos caiado: memórias, ressentimentos, esquecimentos e silêncios (1930-1970). Tese de doutorado. 

49. OLIVEIRA, Laura. Publicar ou perecer: a edições GRD, a política da tragédia e a campanha anticomunista no Brasil. Tese de doutorado. 

50. GOMES, Cristiano Vinicius de Oliveira. Temos nosso próprio tempo/modernidade  uma leitura das composições de Renato Russo. Tese de doutorado. 

51. DUARTE, Valquiria Guimarães. Uma história edificada: tríplice mimese e perfomance um estudo narrativo da fundação Iberê Camareo (POA-RS - 1998-2008) de Alvaro Siza. Tese de doutorado. 

 

2012

1. ALVES, Marcos Francisco. Os romancistas da Abolição: representação do escravo e discurso abolicionista nas obras de Bernardo Guimarãres e Joaquim Manoel de Macedo. Dissertação de mestrado.

2. ARAÚJO, Marco Aurélio Corrêa de. Estado e Planejamento: A Sudeco e o avanço do capitalismo monopolista na Região Centro-Oeste (1967-1990). Dissertação de mestrado.

3. BARBOSA, Mariana de Oliveira Lopes. A comunicação popular, o debate e o processo constituinte no Brasil (1977-1988). Dissertação de mestrado.

4. BUENO, Kleber Damaso. Arte, natureza e tecnologia: leituras de Walter Benjamin e a reconstituição de visualidades. Dissertação de mestrado.

5. CARVALHO, Rodrigo França. Temporalidade e historicidade em Ilya Prigogine. Dissertação de mestrado.

6. FARINHA, Allyne Chaveiro. As transformações da prática de benzimento em Anápolis 1979-2004. Dissertação de mestrado.

7. GARCIA, Eurimar Nogueira. A representação de aspectos da cultura camponesa nos romances O Cura da Aldeia, O Médico Rural, e Os Camponeses, de Honorè Balzac. Dissertação de mestrado.

8. GOMES, Marília Noleto. Testemunho em quadrinhos: reflexões sobre a identidade Palestina na obra de Joe Sacco. Dissertação de mestrado.

9. LEITÃO, Tania Maria de Maio. Abastecimento alimentar em Goiás na primeira metade do século XIX. Dissertação de mestrado.

10. LUZ, Giovana Emos da. Goyaz, entre a forma e a função urbana: um estudo sobre a imagem da cidade no século XIX (1845-1880). Dissertação de mestrado.

11. MESQUITA, Gustavo Rodrigues. O Projeto regionalista de Gilberto Freyre e o Estado Novo: da crise do pacto oligárquico à modernização contemporizadora das disparidades regionais do Brasil. Dissertação de mestrado.

12. PROTO, Leonardo Venicius Parreira. Florestan Fernandes como expressão do intelectual orgânico do socialismo nas décadas de 1960 à 1980. Dissertação de mestrado.

13. RIBEIRO, Cláudio Fernandes. A prudência da história. A tradição da retórica e as aporias da modernidade. Dissertação de mestrado.

14. SANCHEZ, Gabriel Fernandes Barbosa. A ideia de crise no pensamento histórico contemporâneo: uma análise das alterações paradigmáticas na Ciência Histórica do Séc. XX. Dissertação de mestrado.

15. SANTOS, Samuel Nunes dos. Identidade cristã no século II d.c.: uma análise da I Apologia de Justino Mártir. Dissertação de mestrado.

16. SCHIFINO, Rejane Bonomi. Uma perspectiva histórica sobre a Constituição da Dança em Goiânia (1940-1990). Dissertação de mestrado.

17. SILVA, Einstein Augusto da. Crônicas e identidade nacional: um esboço à Machado. Considerações sobre identidade nacional nas crônicas de Machado de Assis. Dissertação de mestrado.

18. SILVA, Tatielly Fernandes. As metamorfoses de Helena nas tragédias de Eurípides (Século V a.c.). Dissertação de mestrado.

19. SOUSA, Cleusa Teixeira de. Os Judeus nos reinados de D. Dinis e D. Afonso IV: Uma análise da legislação Portuguesa, nos séculos XIII e XIV. Dissertação de mestrado.

20. SOUZA, Marcelo Miguel de. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance (Séc. VIII a.c.). Dissertação de mestrado.

21. ALENCAR, Rosane Dias de. As imagens de Constantino I nos documentos textuais dos séculos IV e VI: múltiplas faces do poder em Roma. Tese de doutorado.

22. BARBOSA, Walmir. IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) – Planejamento e reprodução do capital (1964 à 2004). Tese de doutorado.

23. LEMKE, Maria. Trabalho, Família e Mobilidade Social – Notas do que os viajantes não viram em Goiás. c. 1770 – c. 1847. Tese de doutorado.

24. OLIVEIRA, Emerson Divino Ribeiro de. Gilberto Freyre e Fernando Ortiz: cultura, identidade nacional e história (1906-1948). Tese de doutorado.

25. SILVA, Deuzair José da. A (Re)Invenção do fim: lugares, ritos e secularização da morte em Goiás no século XIX. Tese de doutorado. 

26. VICTOR, Rogério Lustosa. O labirinto integralista: O PRP e o conflito de memórias (1938 – 1962). Tese de doutorado.

27. MENDONÇA, Jales Guedes. O outro lado da mudança da capital de Goiás. Tese de doutorado.

 

2011

1. BORGES, Adriana Evaristo. Vinícius de Moraes: Cultura e história (1930-1970). Dissertação de mestrado. 

2. CHAVES, Davillas Newton de Oliveira. A história da UFG: região e modernidade. Dissertação de mestrado.

3. FERREIRA, Camila Rodrigues Viana. A intencionalidade e apropriação na pintura de Julio Ghiozi: O Livro e Pintura Gêmeas. Um estudo em história da arte brasileira e Contemporânea. Dissertação de mestrado.

4. JÚNIOR, Edson Domingues de Araújo. Tradição, modernidade e as bençãos da Igreja Católica na construção de Goiânia, 1932-1942. Dissertação de mestrado.

5. LOUZADA, Natália do Carmo. Recriando Áfricas: Subalternidade e identidade africana no candomblé de Ketu. Dissertação de mestrado.

6. MARCONDES, Javã Isvi Pinheiro. O Problema da defesa do território na Capitania de Goiás no século XVIII. Dissertação de mestrado.

7. MENEZES, Leandro Alves Martins de. Uma Análise da trajetória das Artes de governar no pensamento de Michel Foucault. Dissertação de mestrado.

8. MOTA, Thiago Eustáquio Araújo. Do Descensus à Consecratio: analisando os funerais heróicos na Eneida de Virgílio (I a.c). Dissertação de mestrado.

9. NETO, Leandro Carvalho Damacena. A “Influenza Espanhola” de 1918/1919 na Cidade de Goiás. Dissertação de mestrado.

10. OLIVEIRA, Vitor Hugo Abranche de. Você olha nos meus olhos e não vê nada / É assim mesmo que eu quero ser olhado – Trajetória e marginalidade na obra musical de Torquato Neto. Dissertação de mestrado. 

11. PEIXOTO, Raul Vitor Rodrigues. "As obras de Polieno e Frontino: Proposta de uma tipologia dos manuais militares romanos no principado". Dissertação de mestrado.

12. SERAPHIN, Catarina Stacciarini. Sexualidade, saúde e enfermidade nas obras médicas de Pedro Hispano (Séc.XIII). Dissertação de mestrado. 

13. SILVEIRA, Lorenna Burjack da. Ditadura e Desterro: Trajetórias de exilados brasileiros do golpe de 1964 nos Estados Unidos (1964-1979). Dissertação de mestrado. 

14. SILVA, Moisés Pereira da. Padre Josimo Moraes Tavares e a atuação da comissão pastoral da terra (CPT) nos conflitos agrários do Araguaia-Tocantins (1970 – 1986). Dissertação de mestrado. 

15. ULHOA, Clarissa Adjuto. “Essa terra aqui é de oxum, xangô e oxóssi”: um estudo sobre o candomblé na cidade de Goiânia. Dissertação de mestrado.

16. BORGES, Lindsay. Memória e sacralização de Dom Fernando Gomes dos Santos: O "Arcebispo da Providência". Tese de doutorado.

17. FERNANDES, Arissane Dâmaso. Ignácio Rangel: História, Política e Tecnocracia no Brasil (1930-1960). Tese de doutorado.

18. PINTO, Suely de Lima de Assis. Arquivo, Museu,Contemporâneo. A fabricação do Conceito de Arte Contemporânea no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC/ SC. Tese de doutorado.

19. RODRIGUES, Jadir Gonçalves. Carisma e Poder: Categorias elementares da retórica da Igreja Universal do Reino de Deus. Tese de doutorado.

20. RIBEIRO, Miriam Bianca Amaral. Cultura histórica história ensinada em Goiás (1846-1934). Tese de doutorado.

21. SANTOS, Alcineia Rodrigues dos. O Processo de dessacralização da morte e a instalação de cemitérios no seridó, séculos XIX e XX. Tese de doutorado.

22. SOUSA, Cíntia Guimarães Santos. "Quando falo Paulo Bruscky..." A nova História Biográfica e os sentidos de uma vida: os outros, o eu-outro, o nós e as relações entre historicidades e processos de criação artística. Tese de doutorado.

23. JUNIOR, Rafael Alves Piinto. Casas de Sonho: A Cultura de morar no Brasil nas páginas de Casa e JardimCasa Cláudia e Arquitetura & Construção. Tese de doutorado.

24. SUGIZAKI, Eduardo. Uma história da doença de Carrión: Clinica e bacteriologia (1842-1913). Tese de doutorado. 

 

2010

1. VALLE, Ulisses do. Sentido e causalidade: preâmbulos de uma teoria da história weberian. Dissertação de Mestrado (12.02.2010)

2. SOUSA, Bertone de Oliveira. Uma perspectiva histórica sobre construções de identidades religiosas - a Assembléia de Deus em Imperatriz-MA (1986-2006). Dissertação de Mestrado (19.02.2010)

3. SOUSA, Rildo Bento de. Pobres, doentes e desvalidos: o asilo São Vicente de Paulo na Cidade de Goiás 1909-1935. Dissertação de Mestrado (26.02.2010) Parte 01; Parte 02

4. SANTOS, Raimundo Limas dos. O projeto Grande Carajás e seus reflexos para as quebradeiras de coco de Imperatriz-MA. Dissertação de Mestrado (12.03.2010)

5. SCHWAB, Marina de Castro. Os intelectuais no Estado Novo (1937-1945). A trajetória de Paulo de Figueiredo e as revistas Cultura Política e Oeste. Dissertação de Mestrado (26.03.2010)

6. SOUZA, Mayara de Paiva. O que não devia ser esquecido: anistia e os usos do passado na Constituinte de 1946. Dissertação de Mestrado (30.03.2010)

7. TONACO, Daiane Aparecida. De Quiabo a Santo Antônio: a dimensão religiosa na construção e desenvolvimento do espaço urbano em Santo Antônio de Goiás (1903-2008). Dissertação de Mestrado. (30.03.2010)

8. BARBOSA, Leandro Mendonça. De selvagem a efeminado: as representações de Dionísio no imaginário Ático (séculos VII a V a.C.). Dissertação de Mestrado (26.06.2010)

9. NEVES, Cleiton Ricardo das. O projeto de identidade latino-americana de Manoel Bomfim na obra A América Latina: Males de Origem (1905). Dissertação de Mestrado. (28.04.2010)

10. SOUZA, Renato Dias de. Fazia tudo de novo: camponeses e Partido Comunista Brasileiro em Trombas e Formoso. Dissertação de Mestrado. (30.04.2010)

11. ABADIA, Danúbia Mendes. O jornal Combate e as lutas sociais autonomistas em Portugal durante a Revolução dos Cravos (1974-1978). Dissertação de Mestrado. (14.05.2010)

12. SOUZA, Alice Maria de. As interpretações de Veléio Patérculo e Apiano de Alexandria sobre Caio Graco e os Esquestres: reconstruindo memórias republicanas e alto imperiais (II a.C./IId.C.). Dissertação de Mestrado (26.05.2010)

13. OLIVEIRA, Carolina Oliveira e. Dos empórios aos "pegue-pague": a modernização das casas de comércio de Jataí. Dissertação de Mestrado. (11.06.2010)

14. VASCONCELOS, Alex Donizete. A MINUSTAH e a alteridade - representações e identidades haitianas nos discursos da ONU e da Folha de São Paulo (2004-2010). Dissertação de Mestrado. (06.08.2010)

15. BATISTA, Adriana Pereira. AGEPEL: políticas públicas de cultura no estado de Goiás -  um intelectual no poder. Dissertação de Mestrado. (10.09.2010)

16. MOREIRA, João Paulo. Um trabalhista na Nova República: pensamento político e atividade parlamentar do senador Darcy Ribeiro (1991-1997). Dissertação de Mestrado. (17.09.2010)

17. MOTA, Danyllo Di Giorgio Martins da. O Brasil de Mr. Slang: a República nas crônicas de Monteiro Lobato (1926-1927). Dissertação de Mestrado. (24.09.2010)

18. COELHO, George Leonardo Seabra Coelho. Marcha para o Oeste entre a teoria e a prática. Dissertação de Mestrado. (30.09.2010)

19. LIMA, Elda Cássia. A correspondência jesuítica: na construção de um Novo Mundo: evangelizar, classificar, informar (1553-1596). Dissertação de Mestrado. (04.10.2010)

20. MOREIRA. Wellington Coelho Moreira. Historicidades e representações: celibato, cojugalidades e paternidades sacrílegas em Goiás, 1824-1896. Dissertação de Mestrado. (06.10.2010)

21. BAIOCHI, Ana Beatriz Carvalho. Filosofia da História em Frederic Jameson: uma crítica às aporias do pós-modernismo. Dissertação de Mestrado. (08.10.2010)

22. CASTRO, Carolina do Carmo. Práticas e representações da Cultura Popular Sertaneja: um contador de "causos", Geraldinho Nogueira. Dissertação de Mestrado. (26.11.2010)

23. JÚNIOR, Antônio Gonçalves da Rocha. História e Política em Ignácio Rangel. Dissertação de Mestrado. (10.12.2010)

24. JÚNIOR, Josias José Freire. Filosofia da linguagem - filosofia da História: origem do conceito de História de Walter Benjamin. Dissertação de Mestrado. (10.12.2010)

25. ABREU, Clarismar Gomes de. História e Literatura na cidade de Chão Vermelho. Dissertação de Mestrado. (14.12.2010)

26. BORELA, Marcela Aguiar. Experiência Moderna nas artes plásticas em Goiás: froteira, identidade, história (1942-1962). Dissertação de Mestrado. (16.12.2010)

27. CARVALHO, Vânia Maria Floriano de. Entre linhas e superfícies: poder e memória nos arcos de triunfo da Roma Imperial. Dissertação de Mestrado. (17.10.2010).

28. ALMEIDA, Maria Isabel de Moura. Rompendo os vínculos, os caminhos do divórcio no Brasil: 1951-1977. Tese de Doutorado (26.03.2010)

29. MEDEIROS, Wilton de Araújo. Goiânia metrópole: sonho, vigília e despertar (1933-1973). Tese de Doutorado. (28.05.2010)

30. RIBEIRO, Luciana Gomes. Breves danças à margem: a constituição de uma história artística da dança em Goiânia (1982-1986). Tese de Doutorado. (10.11.2010)

31. SILVA, Idelma Santigao. Fronteira cultural: a alteridade maranhense no sudeste do Pará (1970-2008). Tese de Doutorado. (29.11.2010).

32. MESSIAS, Noeci Carvalho. Religiosidade e devoção: as festas do divino e do rosário em Monte do Carmo e em Natividade. Tese de Doutorado. (10.12.2010)

33. MAGALHÃES, Luiz Ricardo. Sertão Planaltino: cultura, religiosidade e política no cadinho da modernização (1950-1964). Tese de Doutorado. (15.12.2010) 

 

2009

1. GOMES, Daiany Sousa Macelai de Oliveira. O Tribunal do Santo Ofício espanhol: continuidades e inovações nas práticas processuais (séculos XIV-XVI). Dissertação de Mestrado (30.01.2009)

2. OLIVEIRA, Laura de. Revista Bioética: ascensão e dinâmica de um campo para a ética aplicada à ciência no Brasil (1993-2008). Dissertação de Mestrado (02.03.2009)

3. PIVA, Carolina Brandão. Paulo Prado: cafeicultura, modernismo e política. Dissertação de Mestrado (30.03.2009)

4. BORGES, Rafael Gonçalves. Arca e Fundação O Boticário: uma perspectiva sobre o movimento ambientalista contemporâneo (1980-2000). Dissertação de Mestrado (17.04.2009)

5. RIZZO, Marcelo Augusto Parrillo. A história de Meta-História: um estudo sobre a Teoria da História de Hayden White. Dissertação de Mestrado (05.05.2009)

6. NOGUEIRA, Léo Carrer. Umbanda em Goiânia: das origens ao movimento federativo (1949-2003). Dissertação de Mestrado (29.05.2009)

7. GARCIA, Ana Cláudia Alves de Aquino. O Rastro e o Laço, o contrabando do boi no  sertão dos Goyazes (1830-1870). Dissertação de Mestrado (26.06.2010)

8. MATA, Gisele Moreira da. Entre risos e lágrimas: uma análise das personagens femininas atenienses na obra de Aristófanes (Séculos VI e IV a.C.). Dissertação de Mestrado. (26.06.2009)

9. CAMPOS, Josilene Silva. As representações da guerra civil e a construção da nação moçambicana nos romances de Mia Couto (1992-2000). Dissertação de Mestrado. (03.07.2010)

10. MARQUES, Edmilson Ferreira. A história do rádio em Goiás (1942-1947). Dissertação de Mestrado. (21.08.2009)

11. BRANCO, Arturo Alejandro Gonzalez y Rodrigues Branco. O lobo e o morcego: a cultura popular e o imaginário inglês do século XIX. Dissertação de Mestrado (21.08.2009)

12. SOUSA, Rainer Gonçalves de. Bezerra da Silva e o cenário musical de sua época: entre as tradições do samba e a indústria cultural (1970-2005). Dissertação de Mestrado. (18.09.2010)

13. CAMPOS, Raquel Machado Gonçalves. Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. (21.09.2009)

14. LEMES, Cláudia Graziela Ferreira. "De minhoca a beija-flor": a participação feminina na política do sudoeste goiano (1930-1947). Dissertação de Mestrado. (01.10.2009)

15. LISBOA, Andréia Silva. O "Brazil - Central" e suas pontencialidades na Revista a Informação Goyana (1917-1935). Dissertação de Mestrado (30.10.2009)

16. BARBOSA, Luciana Coelho. Uma perspectiva sobre a identidade mexicana na obra de David Alfaro Siqueiros (1920-1959). Dissertação de Mestrado. (06.11.2009)

17. RODRIGUES, Leonardo de Melo. Deleuze e a História: do pensamento do possível ao pensamento virtual. Dissertação de Mestrado. (09.12.2009).

18. FONSECA, Sherloma Starlet. Memórias de um constitucionalista: Paulo Duarte e a guerra civil de 1932. Dissertação de Mestrado. (10.12.2009)

19. TEIXEIRA, Rafael Saddi. O ascetismo revolucionário do movimento 26 de julho: o sacrifício e o corpo na Revolução Cubana (1952-1958) . Tese de Doutorado ()

20. SILVA, Giovani José da. A presença camba-chiqutano na fronteira do Brasil-Bolívia (1938-1987): identidades, migrações e práticas culturais. Tese de Doutorado.

 

           2008

           1. SANT'ANNA, Henrique Modanez de. Dispositivos táticos na segunda guerra púnica e a questão do militarismo cívico na obra de Políbio: uma reflexão acerca do limite normativo do modelo ocidental de guerra. Dissertação de Mestrado (12.02.2008)

         2. SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. As representações da cristianização da Irlanda celta: uma análise das cartas de São Patrício (século V d.C.). Dissertação de Mestrado (26.02.2008)

         3. ARANTES JÚNIOR, Edson. Regime de memória romano: imagens do herói Héracles nos escritos de Luciano de Samósata (século II d.C.). Dissertação de Mestrado (28.02.2008)

         4. LOIOLA, Maria Lemke. Trajetórias atlânticas, percursos para a liberdade: africanos e descendentes na Capitania dos Guayazes. Dissertação de Mestrado (04.03.2008)

         5. BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos. Procópio e a reapropriação do modelo tucidideano: a representação da peste na narrativa histórica (século VI d.C.). Dissertação de Mestrado (28.03.2008)

         6. OLIVEIRA, Luciana de Fátima. Projetos de consolidação de um território: da vila de Souza do Caeté à vila de Bragança (1740-1760). Dissertação de Mestrado (28.03.2008)

         7. TITO, Keith Valéria. Memória e identidade de um bairro: Campinas sob as lentes de Hélio de Oliveira. Dissertação de Mestrado (31.03.2008)

         8. CAMPOS, Rafael da Costa. Aspectos positivos da administração imperial de Tibério César Augusto nos Anais de Tácito. Dissertação de Mestrado (04.04.2008)

            9. GOMES, Cristiano Vinícius de Oliveira. Depois do começo: as composições de Renato Russo. Modernidade: uma leitura da identidade cultural na geração dos anos 80. Dissertação de Mestrado (14.04.2008)

         10. OLIVEIRA, Guilherme Talarico de. "De peneira e batêia só se consegue tutaméia": as identidades e a Comissão Goiana de Folclore (1948-1978). Dissertação de Mestrado (28.05.2008)

         11. BRITO, Vinícius Vieira. Foucault, o corpo e a filosofia. Dissertação de Mestrado (13.06.2008)

         12. SOUSA, Luana Neres de. A pederastia em Atenas no período clássico: relendo as obras de Platão e Aristófanes. Dissertação de Mestrado (20.06.2008)

         13. VREESWIJK, Anna Maria Dias. Subjetivaçâo e disciplinarização dos sem-terra: uso e controle da imagem fotográfica no Jornal do MST. Dissertação de Mestrado (25.08.2008)

         14. CUNHA, Cileide Alves. Aval do passado: Íris Rezende. Memória e política (1958-1982). Dissertação de Mestrado (29.09.2008)

         15. ROSA, Luciene de Morais. Encontros e desencontros entre os A"uwê uptabi e os Waradzu no espaço urbano de Barra do Garças-MT. Dissertação de Mestrado (02.10.2008) (PENDÊNCIAS)

         16. MARINHO, Elby Aguiar. Imaginário e experiência no Esmeraldo de Situ Orbis de Duarte Pacheco Pereira (séculos XV-XV1). Dissertação de Mestrado (13.10.2008)

         17. GOMES, Caius Vinícius de Oliveira. A transição incompleta: Horácio Lafer e a defesa do liberalismo na Constituinte de 1946. Dissertação de Mestrado (30.10.2008) (PENDÊNCIAS)

         18. SILVEIRA, João Paulo de Paula. A Seicho-no-le do Brasil e o "autêntico paraíso terrestre": o matiz religioso da nipo-brasilidade (1966-1970). Dissertação de Mestrado (17.11.2008) (PENDÊNCIAS)

         19. CARVALHO, Euzébio Fernandes de. O Rosário de Aninha: os sentidos da devoção rosarina na escritura de Anna Joaquina Marques (Cidade de Goiás, 1881-1930). Dissertação de Mestrado (28.11.2008) 

           20. SOUZA NETO, Manoel Gustavo de. Experiência e história no jovem Benjamin (1913-1918). Dissertação de Mestrado (04.12.2008)

           21. MACIEL, David. De Sarney a Collor: reformas políticas, democratização e crise (1985-1990). Tese de Doutorado (10.06.2008)

           22. MAIA, Cláudio Lopes. Os donos da terra: a disputa da propriedade e pelo destino da fronteira. A luta dos posseiros em Trombas e Formoso (1950-1960). Tese de Doutorado (31.10.2008) (PENDÊNCIAS)

           23. SILVA, Ademir Luiz da. Da Cruzada à demanda: a tradição épica da Ordem dos Templários na baixa Idade Média portuguesa (séculos XII-XIV). Tese de Doutorado (16.12.2008)

 

           2007

           1. BORGES, Lindsay. Revista da Arquidiocese de Goiânia (1957-1967): as representações da diferença e a construção da unidade religiosa. Dissertação de Mestrado (28.02.2007)

           2. SANTOS, Giovanna Aparecida Schittini dos. Direito e gênero: Rui Gonçalves e o estatuto jurídico das mulheres em Portugal no século XVI (1521-1603). Dissertação de Mestrado (13.04.2007)

           3. ALENCAR, Rosane Dias de. A construção da imagem do governante: uma análise das representações do imperador Constantino (306-337 d.C.). Dissertação de Mestrado (11.05.2007)

           4. ASSIS, Wilson Rocha de. Os moderados e as representações de Goiás n'a Matutina Meiapontense (1830-1834). Dissertação de Mestrado (11.05.2007)

           5. FARIA, Keila Maria de. Medéia e Mélissa: representações do feminino no imaginário ateniense do século V a.C. Dissertação de Mestrado (18.05.2007)

              6. DALLAGO, Saulo Germano Sales. A palavra e o ato: memórias teatrais em Goiânia. Dissertação de Mestrado (06.06.2007)

           7. SOUSA, Israel Coelho de. Tensões e interações entre judeus e cristãos em Portugal no final do século XV. Dissertação de Mestrado (29.06.2007)

           8. KAADI, Mariana de Simone. Joaquim Rosa: memória e política em Goiás (1928-1934). Dissertação de Mestrado (23.08.2007)

           9. MUNDIM, Luiz Felipe Cézar. Juarez Távora e Golbery do Couto e Silva: Escola Superior de Guerra e a organização do Estado brasileiro (1930-1960). Dissertação de Mestrado (31.09.2007)

          10. GUILLEN, Antônio Ricardo Martins. A descolonização da África e o luso-tropicalismo: repercussões no Brasil e em Portugal. Dissertação de Mestrado (04.10.2007)

          11. GARCIA, Allysson Fernandes. Lutas por reconhecimento e ampliação da esfera pública negra: cultura hip-hop em Goiânia (1983-2006). Dissertação de Mestrado (25.10.2007)

          12. GARCIA, Elisa di. O incontomável de nosso pensamento: a história e Foucault. Dissertação de Mestrado (26.11.2007)

             13. OLIVEIRA, Sandra Maria de. Lãs honradas e Ias impuras: identidade de gênero na literatura cubana de Miguel de Carrión. Dissertação de Mestrado (05.12.2007)

          14. ARAÚJO, Alexandre Martins de. Entre-jornadas: coolies e negros nas plantations de Trinidad (1845-1890). Tese de Doutorado (15.05.2007)

          15. OLIVEIRA, Maria de Fátima. Cidades ribeirinhas do Rio Tocantins: identidades e fronteiras. Tese de Doutorado (17.12.2007)

 

             2006

          1. SILVA, Idelma Santiago da. Migração e cultura no sudeste do Pará: Marabá (1968-1988). Dissertação de Mestrado (07.03.2006)

             2. COSTA, Lívia Batista da. Da defesa da honra à defesa da vida: uma história da violência contra a mulher na cidade de Goiânia. Dissertação de Mestrado (19.04.2006)

             3. FAGUNDES, Maria Dailza da Conceição. Saúde e dietética: o Líberde Conservanda Sanitate do físico português Pedro Hispano (Século XIII). Dissertação de Mestrado (19.04.2006)

             4. FERNANDES, Arissane Dâmaso. A dinâmica da fronteira agrícola em Goiás (1970-1985). Dissertação de Mestrado (26.04.2006)

             5. SILVA, Kamilly Barros de Abreu. História, memória e literatura em Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. Dissertação de Mestrado (29.05.2006)

             6. RABELO, Maria Martha Luíza Cintra. Cultura e política em Cuba sob o prisma da revista "Encuentro de Ia Cultura Cubana". Dissertação de Mestrado (29.06.2006)

             7. BENTO, Luiz Carlos. A educação em litígio: Gustavo Capanema, conciliação e reforma nos anos de 1930. Dissertação de Mestrado (30.06.2006)

          8. SILVA, Rogério Chaves da. O jesuíta e o historiador: a produção historiográfica de Luis Palacín sob o prisma da matriz disciplinar de Jörn Rüsen. Dissertação de Mestrado (07.08.2006) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

          9. OLIVEIRA, Giselle Garcia de. O antilhanismo de Eugênio Maria de Hostos (1863-1903). Dissertação de Mestrado (11. 08.2006)

         10. SILVA, Karinne Machado. Álbuns da cidade de Goiânia: visualidade documental (1933-1940). Dissertação de Mestrado (18.08.2006)

            11. OLIVEIRA, Itatiara Teles de. "Cantai com júbilo ao Senhor": o papel da música no crescimento do neopentecostalismo em Goiânia (1985-2005). Dissertação de Mestrado (25.08.2006)

         12. MACHADO, Flávia Pereira. Representações do mundo rural: identidades em construção em um espaço de conflitos (Campo Florido-MG). Dissertação de Mestrado (26.09.2006)

         13. PORTELA, Cristiane de Assis. Nem ressurgidos, nem emergentes: a resistência histórica dos Karajá de Buridina em Aruanã-GO (1980-2006). Dissertação de Mestrado (08.12.2006)

 

           2005

           1. BORGES, Elizabeth Maria de Fátima. Itauçú: sonhos, utopias e frustrações no movimento camponês. Dissertação de Mestrado (30.03.2005)

           2. SANTOS, Luciano dos. O projeto identitário latino-americanista de Leopoldo Zea. Dissertação de Mestrado (01.04.2005)

           3. CALDAS, Karina Ribeiro. Nação, memória e história: a formação da tradição nos manuais escolares (1900-1922). Dissertação de Mestrado (28.04.2005)

           4. MOREIRA, Maria Geralda de Almeida. Em busca do território perdido: o reconhecimento da terra indígena Kaxarari no Brasil e da terra Ye'kuana do Alto Orinoco na Venezuela (1970-2002). Dissertação de Mestrado (13.05.2005)

           5. CORRÊA, Maíra Torres. A caminho do reino: a CPT e os movimentos camponeses em Goiás (1975-2005). Dissertação de Mestrado (28.06.2005)

           6. VASCONCELOS, Kátia Nazaré Costa. Centenário da Cabanagem: história e memória. Dissertação de Mestrado (29.06.2005)

           7. RABELO, Dianina Raquel Silva. Do brilho das estrelas às virtudes das pedras: o imaginário medieval na representação do cosmo e da natureza no Lapidado de Alfonso X. Dissertação de Mestrado (30.06.2005)

           8. MARTINS, Reinaldo Lima. 1933 em Cuba: o labirinto derretido - o governo revolucionário dos 100 dias. Dissertação de Mestrado (04.07.2005)

           9. DARCIE, Bethoven Soares. Os dicursos políticos de Eduardo Chibás como constitutivos do projeto nacional-reformista do Partido do Povo Cubano. Dissertação de Mestrado (05.07.2005)

          10. CARNEIRO, Keley Cristina. Cartografia de Goiás: patrimônio, festa e memórias. Dissertação de Mestrado (29.07.2005)

        11. PAULA, Jason Hugo de. Inventando o progresso: a construção de imagens e a modernização em Catalão (1959-1970). Dissertação de Mestrado (26.09.2005)

          12. LEMES, Fernando Lobo. A oeste do império - Dinâmica da Câmara Municipal na última periferia colonial: um estudo das relações de poder nas minas e Capitania de Goiás (1770-1804). Dissertação de Mestrado (14.12.2005)

 

2004

1. RAMOS JÚNIOR, Dernival Venâncio. Cien años de soledad e o Caribe e o carnavalesco e o maravilhoso: um estudo histórico-cultural da obra de Gabriel García Márquez. Dissertação de Mestrado (26.02.2004)

2. ARAÚJO, Alexandre Martins de. Trinidad na aventura do século XIX. Dissertação de Mestrado (27.02.2004)

3. PORTO, Newton Marcos Leone. O transporte aéreo nos projetos de integração nacional do Centro Oeste e Norte do Brasil (1930-1960). Dissertação de Mestrado (19.03.2004)

4. BADAN, Rosane Costa. O mobiliário como testemunha da história de Goiânia (1930-1940). Dissertação de Mestrado (29.04.2004)

5. CANHÊTE, Daniela Lemes. Ecos do subterrâneo: a questão da juventude e do movimento punk como subcultura (a Década de 80). Dissertação de Mestrado (12.05.2004)

6. VICTOR, Rogério Lustosa. O integralismo nas águas do Lote: história, memória e esquecimento. (17.05.2004)

7. MACEDO, Tairone Zuliani de. Império e região: a dinâmica do processo de independência e a elite política em Goiás (1820-1831). Dissertação de Mestrado (28.06.2004)

8. BORGES, Andréa Vasques. O ideal de nação do movimento autonomista cubano e da elite açucareira ocidental expresso em seus discursos e ações de incentivo à imigração (1878-1898). Dissertação de Mestrado (09.07.2004)

9. MENEZES, Eleuzenira Maria de. Migrações para Goiânia: os nordestinos (1930-1970). Dissertação de Mestrado (20.08.2004)

10. FONTANEZI, Janete Romano. Centro de uma capital planejada: forma, memória e história de Goiânia (1933-1969). Dissertação de Mestrado (24.08.2004)

11. MARINHO, Marcelo Benfica. História da comunicação alternativa em Goiás: da resistência à cidadania. Dissertação de Mestrado (25.08.2004)

12. ARAÚJO, Ordália Cristina Gonçalves. História do protestantismo em Goiás (1890-1940). Dissertação de Mestrado (27.08.2004)

13. ESTEVÃO, Sérgio Henrique Moura. Projetos de fixidez na fluidez da Guiana brasileira: Roraima e a modernização da Fronteira Contínua (1945-1985). Dissertação de Mestrado (30.08.2004)

14. SILVA, André Costa Aciole da. As fontes judiciais no estudo de mulheres transgressoras em Goiânia (1940-1960). Dissertação de Mestrado (31.08.2004)

15. COSTA, Fernanda Laura. As mudanças viabilizam o conservadorismo: o regime militar e o planejamento agropecuário goiano (1964-1974). Dissertação de Mestrado (16.09.2004)

16. CUNHA, Marcos Otoniel Massi da. A entrada do automóvel em Goiás: estudo sobre a modernização sócio-econômica e sócio-política do sudoeste goiano (1909-1937). Dissertação de Mestrado (17.09.2004)

17. TEIXEIRA, Rafael Saddi. A dominação carismática de Fidel Castro (1952-1960). Dissertação de Mestrado (30.10.2004)

18. MAGALHÃES, Luiz Ricardo. Brasília, a utopia do centro. Dissertação de Mestrado (08.12.2004)

 

2003

1. AGE, Mônica de Paula Pereira da Silva. As mulheres parteiras na Cidade de Goyaz (século XIX). Dissertação de Mestrado (29.01.2003)

2. ARRAIS, Cristiano Pereira Alencar. Identidade e cidades de fronteira: um estudo sobre a construção de Goiânia a partir do conceito de momento de fronteira. Dissertação de Mestrado (29.01.2003)

3. CARVALHO, Ligia Maria de. Os pressupostos ideológicos das reformas pombalinas do Estado português (1750-1777). Dissertação de Mestrado (04.11.2003)

4. CASSIMIRO, Alessandra Santos. A luta pela construção da imagem do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST (1984-2002). Dissertação de Mestrado (31.03.2003)

5. GARCIA, Mayra Rúbia. A princesa Infanta Joana (1452-1490). Dissertação de Mestrado (2003)

6. MORAIS, Itelvides José de. O protestantismo pentecostal em Goiânia (1970-2000). Dissertação de Mestrado (17.03.2003)

7. MOURA, Edna Aparecida Santana. História dos planos diretores de Goiânia (1933-1995). Dissertação de Mestrado (16.12.2003)

8. NASCIMENTO, Patrícia Emanuelle. Elites políticas e projetos de integração em Goiás (1822-1855). Dissertação de Mestrado (19.09.2003)

9. NEIVA, Aulo Plácio Gontijo. O PT em Goiás: tendências internas (1980-1991). Dissertação de Mestrado (11.04.2003)

10. OLIVEIRA, Emerson Divino Ribeiro de. Transculturação: Fernando Ortiz, o negro e a identidade nacional cubana (1906-1940). Dissertação de Mestrado (20.05.2003)

11. PINHEIRO, Antônio César Caldas. Os tempos míticos das cidades goianas: mitos de origem e invenção de tradições. Dissertação de Mestrado (22.08.2003) (EXTRAVIADA)

12. SAMPAIO, Jacinta de Fátima Rolim. A História da resistência dos posseiros de Porangatu-GO (1940-1964). Dissertação de Mestrado (30.09.2003)

13. SANTANA, Márcio Antônio de. Literatura e construção da comunidade imaginada haitiana: uma leitura de Jacques Stephen Aléxis e Jacques Roumain (1915-1971). Dissertação de Mestrado (18.03.2003)

14. SANTOS, Poliene Soares dos. D. Pedro de Bragança: entre o império e o reino. Dissertação de Mestrado (01.04.2003)

15. SILVA, Ademir Luiz da. Os Cavaleiros da Cruz Vermelha: a Ordem dos Templários na reconquista e expansão urbana portuguesa (séculos XII e XIII). Dissertação de Mestrado (25.02.2003)

16. SILVA, José Santana da. A CPT Regional Goiás e a questão sociopolítica no campo. Dissertação de Mestrado (18.02.2003)

17. SILVA, Leicy Francisca da. Saúde pública e medicina popular em Goiás (1930-1945). Dissertação de Mestrado (30.09.2003)

18. SIQUEIRA, Marcello Rodrigues. A lei e a ordem: a formação da OAB e a resistência ao golpe de 64 em Goiás. Dissertação de Mestrado (29.09.2003)

 

2002

1. COUTO, Kátia Cilene do. Relações interétnicas nos centrais açucareiros cubanos (1913-1933). Dissertação de Mestrado (08.03.2002)

2. FERNANDES, Clever Luiz. História da UDN nas eleições em Goiás (1945-1966). Dissertação de Mestrado (27.03.2002)

3. RODRIGUES, Jadir Gonçalves. Estrutura agrária e produção familiar: a pecuária leiteira em São Luís de Montes Belos (1974-2001). Dissertação de Mestrado (26.04.2002)

4. SOUZA, Marcos Spagnuolo. A ocupação do vale do Rio São Francisco (séculos XVII e XVIII). Dissertação de Mestrado (31.05.2002)

5. GANDARA, Gercinair Silvério. Uruaçu... Um cadinho do Brasil. Uma cidade-beira... Uma cidade-fronteira... nos caminhos do sertão de Goiás (1910-1960). Dissertação de Mestrado (05.07.2002)

6. GONÇALVES, Alexandre Ribeiro. A construção do espaço urbano de Goiânia (1933-1968). Dissertação de Mestrado (30.08.2002)

7. BATISTA, Raul Pedro de Barras. Os canários em Cuba: uma cultura de migração e de trabalho erigindo a revolução do açúcar (Década de 80 do século XIX à década de 30 do século XX). Dissertação de Mestrado (06.09.2002)

8. AQUINO, Reginaldo Lima de. História do comportamento pessedista nas eleições em Goiás (1945-1966). Dissertação de Mestrado (30.09.2002)

9. CARDOSO, Maria Divina Costa. Movimento estudantil em Goiânia (196,0-1964). Dissertação de Mestrado (13.11.2002)

10. MEDEIROS, Izabel de. Assim na terra como no céu: o caso de Asas de Socorro no Brasil e no México (1945-2001). Dissertação de Mestrado (20.12.2002)

 

2001

1. ALVES, Luciana de Souza Cavalhero. "Agribusiness": uma expressão do mercado globalizado no setor primário do Estado de Goiás. Dissertação de Mestrado (30.05.2001)

2. ARANTES, Pedro Ferreira. Modernização da agricultura no sudoeste de Goiás (1970-1995). Dissertação de Mestrado (17.05.2001)

3. ARAÚJO, Lídia Gonçalves de. A Coluna Prestes: memória e política em Goiás. Dissertação de Mestrado (27.04.2001)

4. BARRETO, Roseli de Fátima Brito Netto. As estratégias da memória em Goiás: política cultural e a criação do Museu Pedro Ludovico. Dissertação de Mestrado (07.12.2001)

5. CARVALHO, Maria Meire de. A invenção das "vivandeiras": mulheres na marcha da Coluna Prestes - a trajetória silenciada. Dissertação de Mestrado (09.04.2001)

6. CUNHA, Bruno Domingues. História da esquerda em Goiás (1960-1979). Dissertação de Mestrado (30.11.2001)

7. FERREIRA, Lygia Portenha Borges. A Memória do PCB em Goiás: a experiência do jornal "A Luta" e a formação da cultura comunista em Goiás (1931-1945). Dissertação de Mestrado (04.05.2001)

8. NASCIMENTO, Roberta Elaine de Souza. As representações do crime: o processo de Nativo da Natividade. Dissertação de Mestrado (31.08.2001)

9. OLIVEIRA, Hamilton Afonso de. Uma reflexão histórica do turismo: o caso de Caldas Jíovas (1970-1990). Dissertação de Mestrado (25.06.2001)

10. OLIVEIRA, Mauro Leonardo da Costa de. Escravidão indígena na Amazônia colonial. Dissertação de Mestrado (07.12.2001)

11. OLIVEIRA, Rita de Cássia de. A laicização da sociedade brasileira e o Código Civil de 1916: avanços e permanências na concepção de família. Dissertação de Mestrado (10.08.2001)

12. RIBEIRO, Fabrízio de Almeida. A invenção do Tocantins: memória, história e representação. Dissertação de Mestrado (09.07.2001)

13. SILVA, Valtuir Moreira da. Trabalhadores rurais de Itapuranga: experiências da resistência e organização (1970-1980). Dissertação de Mestrado (25.05.2001)

 

2000

1. CALLEFI, Gislaine Valério de Lima. Preferências e possibilidades de consumo em Goiás nos séculos XVIII e XIX. Dissertação de Mestrado (07.12.2000)

2. CAVALCANTE FILHO, José Jorge. Quirinópolis: o teatro do crime e o cenário da violência. Dissertação de Mestrado (07.04.2000)

3. CARVALHO, Héllen Batista. Uma janela para o interior: vida cotidiana em Santa Cruz de Goiás no século XIX. Dissertação de Mestrado (19.12.2000)

4. DEUS, Maria Socorro de. Romeiros de Goiás: a romaria de Trindade no século XX. Dissertação de Mestrado (28.04.2000)

5. LEITE, Clara Duran. Tecendo a liberdade: alforria em Goiás no século XIX. Dissertação de Mestrado

6. MAIA, Cláudio Lopes. Estado, capital e poder local: Goiatuba (1970-1987). Dissertação de Mestrado (02.03.2000)

7. MELO, Jonas Israel de Sousa. O Rio Araguaia: povoamento e mudanças na paisagem (1513-1967). Dissertação de Mestrado (19.09.2000)

8. MOREIRA, Cleumar de Oliveira. História política de Goiás: a dinâmica do desenvolvimento (1945-1964). Dissertação de Mestrado (21.11.2000)

9. OLIVEIRA JÚNIOR, Eurípedes Monteiro de. Culturas em confronto: trajetória e redefinição do espaço Krahó. Dissertação de Mestrado (28.11.2000)

10. RAMOS, André Raimundo Ferreira. Entre a cruz e a riscadeira: catequese e empresa extrativista entre os Mundurukú (1910-1957). Dissertação de Mestrado (31.08.2000)

11. SCARAMAL, Eliesse dos Santos Teixeira. Caça aos bruxos: o fenômeno da repatriação dos imigrantes haitianos na República de Cuba (1913-1933). Dissertação de Mestrado (11.02.2000)

12. SILVA, Maria Aparecida Daniel da. Terra "sem lei, nem rei": Goiás (1822-1850). Dissertação de Mestrado (17.02.2000)

13. SILVA, Mônica Martins da. A festa do Divino: romanização, patrimônio & tradição em Pirenópolis (1890- 1988). Dissertação de Mestrado (09.06.2000)

14. SILVA, Wellington Ribeiro da. Imaginação regional no Brasil do século XIX: viajantes naturalistas europeus e a invenção nacional. Dissertação de Mestrado (30.10.2000)

15. SOUZA, Marcos André Torres de. Ouro Fino: arqueologia histórica de um arraial de mineração do século XVIII em Goiás. Dissertação de Mestrado (10.07.2000)

 

1999

1. ALMEIDA, Leila. A identidade latino-americana em José Carlos Mariátegui. Dissertação de Mestrado (29.09.1999)

2. CURADO, Ramir. História, memória e identidade nos arraiais de Corumbá e Meia Ponte, estudo comparado de núcleos urbanos (1730-1850). Dissertação de Mestrado (29.12.1999)

3. FERREIRA, Aroldo Márcio. Urbanização e arquitetura na região da Estrada de Ferro Goiás - E.F.Goiás: Cidade de Pires do Rio, um exemplarem estudo. Dissertação de Mestrado (22.12.1999)

4. FONSECA, Luciano da. Jaraguá: tradição e modernização. Dissertação de Mestrado (31.08.1999)

5. GIANNOTTI, Carlos Ugo. Chapadão do Céu: modernização da agricultura no sudoeste goiano (estudo de caso). Dissertação de Mestrado (30.04.1999)

6. GOMIDE, Cristina Helou. Centralismo político e tradição histórica: Cidade de Goiás (1930-1978). Dissertação de Mestrado (28.12.1999)

7. MEDEIROS, Erland Bilac Alves. O irismo em Goiás (1965-1986): um estilo populista. Dissertação de Mestrado (22.03.1999)

8. MACIEL, David. Democratização e manutenção da ordem na transição da Ditadura Militar à Nova República (1974-1985). Dissertação de Mestrado (06.04.1999)

9. MOREIRA, Gleidson de Oliveira. Trajetória de uma família italiana em Goiás: o caso dos Balestra. Dissertação de Mestrado (21.12.1999)

10. OLIVEIRA, Adriana Mara Vaz de. Uma ponte para o século XIX: um estudo da casa meiapontense. Dissertação de Mestrado (26.11.1999)

11. OLIVEIRA, Eliézer Cardoso de. Imagens e mudança cultural em Goiânia. Dissertação de Mestrado (23.12.1999)

12. REVERS, Isidoro. Oposição sindical dos trabalhadores rurais de Goiás (1973-1993): concepção e prática sindical a partir da Ação Pastoral da Igreja. Dissertação de Mestrado (14.05.1999)

13. SANTOS. Raymar Leite. A modernização da agricultura em Goiás na perspectiva da pesquisa agropecuária. Dissertação de Mestrado (29.01.1999) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

14. SOUZA, Armênia Maria de. A sociedade medieval no Estado e Pranto da Igreja de Álvaro Pais, Bispo de Silves (1270-1349). Dissertação de Mestrado (17.12.1999)

15. VALDEZ, Diane. Filhos do pecado, moleques e curumins: imagens da infância nas terras goyanas do século XIX. Dissertação de Mestrado (07.12.1999)

 

1998

1. AMORIM, Eron Meneses de. Morrinhos: coronelismo e modernização (1889-1930). Dissertação de Mestrado (25.09.1998)

2. CAMPOS JÚNIOR, Paulo Borges. A transferência da sede da "Goiás" para Goiânia (1954). Dissertação de Mestrado (16.12.1998)

3. CASTRO, José Luiz de. A organização da Igreja Católica na Capitania de Goiás (1726-1824). Dissertação de Mestrado (18.12.1998)

4. CHAVES, Élia de Oliveira. A reforma agrária no Congresso Nacional (1959-1979): análise histórica do discurso político. Dissertação de Mestrado (30.07.1998)

5. MENDONÇA, Marcelo Rodrigues. A questão regional e o campesinato: a alhicultura em Catalão-GO. Dissertação de Mestrado (18.08.1998)

6. NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa. As duas faces da moeda: a influência da nobreza (1367-1373) e da alta burguesia (1374-1383) na Política de D. Fernando. Dissertação de Mestrado (30.08.1998)

7. PAES FILHO, Flávio Ferreira. A Centralização do poder com D. Dinis e os Concelhos Transmontanos. Dissertação de Mestrado (02.12.1998)

8. SILVA, Martiniano José da. Quilombos do Brasil Central (1719-1888): introdução ao estudo da escravidão. Dissertação de Mestrado (14.04.1998)

9. TRISTÃO, Roseli Martins. Formas de vida familiar na Cidade de Goiás nos séculos XVIII e XIX. Dissertação de Mestrado (23.10.1998)

 

1997

1. BARBOSA, Walmir. Indústria, agricultura e padrão de acumulação (1956-1976). Dissertação de Mestrado (19.11.1997)

2. BITTAR, Maria José Goulart. As três faces de Eva na Cidade de Goiás. Dissertação de Mestrado (31.06.1997)

3. COELHO, Gustavo Neiva. A formação do espaço urbano nas vilas do ouro em Goiás: o caso de Vila Boa. Dissertação de Mestrado (29.12.1997) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

4. CORRÊA, Margarida Maria da Silva. Da construção do olhar europeu sobre o Novo Mundo ao (re)descobrimento do Reino Tropical. Dissertação de Mestrado (18.12.1997) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

5. FERREIRA, Gracy Tadeu da Silva. O coronelismo no Estado de Goiás (1889-1930): as construções do fenômeno pela história e pela literatura. Dissertação de Mestrado (28.02.1997)

6. FONSECA, Maria Lúcia. Coronelismo e cotidiano: Morrinhos (1889-1930). Dissertação de Mestrado (04.04.1997)

7. GONÇALVES, Maria Beatriz. Os monges de Alcobaça e a política agrária de D. Dinis. Dissertação de Mestrado (25.02.1997)

8. NASCIMENTO, Waldinice Maria do. Para onde pende a balança: a aplicação da Justiça em Goiás (1830-1890). Dissertação de Mestrado (09.04.1997)

9. OLIVEIRA, Maria de Fátima. Um porto no sertão: cultura e cotidiano em Porto Nacional (1880-1910). Dissertação de Mestrado (22.05.1997)

10. RABELO, Danilo. Os excessos do corpo: a normatização dos comportamentos na Cidade de Goiás (1822-1889). Dissertação de Mestrado (19.09.1997) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

11. SILVA, Deuzair José da. Cultura e sociedade no município de Fazenda Nova (1953-1980): uma tentativa de micro-história. Dissertação de Mestrado (28.02.1997)

12. SILVA, Ibernise Maria Morais da. A patente intelectual na agricultura e o agribusiness goiano (1991-1996). Dissertação de Mestrado (21.02.1997)

13. SILVA, Júlia Bueno de Morais. O interior e sua importância no projeto centralizador do Brasil: Anápolis (anos 20-30). Dissertação de Mestrado (20.05.1997)

14. TAVARES, Jane Santos. A visão sócio-política de D. Duarte no Leal Conselheiro e em sua legislação. Dissertação de Mestrado (08.04.1997)

15. VAZ, Ronaldo Ferreira. Da separação Igreja-Estado em Goiás à nova cristandade (1891-1955). Dissertação de Mestrado (09.05.1997)

 

1996

1. AMORIM, Wilma Melhorim. O amarelo da soja invade o cerrado. Dissertação de Mestrado (26.09.1996)

2. AQUINO, Napoleão Araújo de. A Construção da Belém-Brasília e a modernidade no Tocantins. Dissertação de Mestrado (27.02.1996)

3. DUARTE, Terezinha Maria. Se as paredes da catedral falassem: a Arquidiocese de Goiânia e o Regime Militar (1968-1985). Dissertação de Mestrado (30.09.1996)

4. LOPRESTTI, Mitzi Virginia Segovia. A política indigenista da Unidade Popular (1970-1973). O problema Mapuche, um problema de todos os chilenos. Dissertação de Mestrado (18.09.1996)

5. MACHADO, Vilma de Fátima. Sudoeste de Goiás: desenvolvimento desigual. Dissertação de Mestrado (29.02.1996)

6. RIBEIRO, Mirian Bianca Amaral. Memória, família e poder: história de uma permanência política – Os Caiado em Goiás. Dissertação de Mestrado (12.12.1996)

7. SANTOS, Edivaldo Antônio dos. Os dominicanos em Goiás e Tocantins (1881-1930): fundação e consolidação da missão dominicana no Brasil. Dissertação de Mestrado (27.08.1996)

8. SILVA, Edma José. Sesmarias: Capitania de Goiás (1726-1770). Dissertação de Mestrado (10.05.1996)

 

1995

1. ARBUÉS, Margareth Pereira. A migração e a construção de uma (nova) identidade regional: Gurupi (1958-1988). Dissertação de Mestrado (13.12.1995)

2. BITTENCOURT, Libertad Borges. Produção familiar e estratégias produtivas em Goiás (estudo em sete municípios). Dissertação de Mestrado (02.10.1995)

3. CAMPOS FILHO, Romualdo Pessoa. A esquerda em armas: história da Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Dissertação de Mestrado (21.02.1995)

4. CARVALHO, Eugênio de Rezende. O projeto utópico da nuestra América de José Marti. Dissertação de Mestrado (04.09.1995)

5. ECHEGARAY, Maria Auxiliadora Andrade de. A inovação tecnológica na zona rural: estudo em dez municípios. Dissertação de Mestrado (19.05.1995)

6. GOMES, Luiz Antônio Lopes. A dolorosa transição: de trabalhadores sem terra a trabalhadores com a terra. Dissertação de Mestrado (14.12.1995)

7. LABAIG, Henrique Carlos. O cooperativismo agrícola e sua participação no desenvolvimento capitalista do sudoeste goiano (1960-1990). Dissertação de Mestrado (16.08.1995)

8. MORAES, Cristina de Cássia Pereira. As estratégias de purificação dos espaços na capital da Província de Goiás (1835-1843). Dissertação de Mestrado (11.08.1995)

9. PEREIRA, João Damásio. Os anabatistas sob o estigma do sectarismo e da violência. Dissertação de Mestrado (20.02.1995)

10. POLONIAL, Juscelino Martins. A Estrada de Ferro Goiás e o processo de urbanização de Anápolis (1907-1935). Dissertação de Mestrado (30.08.1995)

11. SERSOCIMA, Eliana Aparecida. Laços solidários nas comunidades rurais do município de Goiás (1900-1994). Dissertação de Mestrado (10.11.1995)

12. SOUZA, Welton Ferreira de. O êxodo rural e o desafio urbano de Goiânia (1960-1990). Dissertação de Mestrado (27.12.1995)

13. SPENTHOF, Edson Luiz. Colonização cooperativa: a legitimação de um modelo. Um estudo da colonização do leste de Mato Grosso (1970-1995). Dissertação de Mestrado (20.12.1995)

14. TEDESCO, Maria do Carmo Ferraz. A Contag e a Reforma Agrária: um estudo sobre a estrutura sindical formal e as lutas camponesas. Dissertação de Mestrado (15.12.1995)

 

1994

1. ALVES, Neuza Maria Barbeiro. Agricultura e indústria: o poder no complexo agroindustrial (Estudo de caso da empresa Arisco). Dissertação de Mestrado (08.03.1994)

2. COSTA, Maria Beatriz Ribeiro. A revolução de 1930 e a Revista Oeste na consolidação de Goiânia: do bandeirismo utópico à concretização do discurso. Dissertação de Mestrado (29.08.1994)

3. FREITAS, Enyr Antônio Garcia de. O assentamento "Mosquito": um registro para a história da reforma agrária em Goiás. Dissertação de Mestrado (20.09.1994)

4. LOBO, Sônia Aparecida. Estado e violência no campo em Goiás (1950-1960). Dissertação de Mestrado (09.12.1994)

5. MIRANDA, Avelino Fernandes de. Tradicionalismo e modernização em Correntina, no contexto do Além-São Francisco. Dissertação de Mestrado (03.05.1994)

6. MOLINA, Suely Ferreira Lopes. Engenhos de rapadura: a agroindústria periférica no município de Quirinópolis (1880-1980). Dissertação de Mestrado (21.11.1994)

7. PEREIRA, João Damásio. Os anabatistas sob o estigma do sectarismo e da violência. Dissertação de Mestrado (1994). 

8. RIOS, Eunice de Oliveira. Goiás - transformação da paisagem: "Região do Rio dos Bois" (1950-1990). Dissertação de Mestrado (09.11.1994)

 

1993

1. MESQUITA, Helena Angélica de. A modernização da agricultura: um caso em Catalão-GO. Dissertação de Mestrado (12.03.1993)

2. MOLINA, Suely Ferreira Lopes. Engenhos de rapadura: a agroindústria periférica no município de Quirinópolis (1880-1980). Dissertação de Mestrado (1993)

3. ALVES, Neusa Maria barbeiro. Agricultura e indústria: o poder no complexo agroindustrial. Dissertação de Mestrado (1993)

 

1992

1. ABREU, Eurípedes Balsanulfo de Freitas e. Contatos interétnicos em Goiás colonial. Dissertação de Mestrado (28.09.1992)

2. ALDIGMIERI. Mário. Josimo: uma vida no conflito social do Bico do Papagaio. Dissertação de Mestrado (21.01.1992) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

3. AMADO, Wolmir Therezio. A Igreja Católica e a Questão Agrária em Goiás (década de 50 e meados de 60). Dissertação de Mestrado (07.01.1992)

4. BERTAZZO, Giuseppe. De Veneza à Nova Veneza: imigração italiana em Goiás (1912). Dissertação de Mestrado (31.01.1992)

5. CASTRO, Ruth Cavalcanti Garcia de. MEB: uma estratégia de comunicação com o homem do campo. Dissertação de Mestrado (15.04.1992)

6. MOTA, Fátima Alcídia Costa. Imigração japonesa em Goiás: a colônia ou a ilusão do cerrado? (23.06.1992)

7. PARADA FILMO, Carlos João. Quando a corda arrebenta do lado mais forte: senhores e escravos em Goiás (século XIX). Dissertação de Mestrado (15.04.1992)

8. PEDROSO, Dulce Madalena Rios. Avá-Canoeiro: a história do povo invisível (séculos XVIII-XIX). Dissertação de Mestrado (23.04.1992)

9. SANTOS, Nivaldo dos. Desenvolvimento capitalista e modificações nas relações de trabalho no campo em Goiás (1970-1985). Dissertação de Mestrado (07.12.1992)

10. VAZ, Eber. A modernização da agricultura e as relações de trabalho no sudoeste goiano: a situação do trabalhador volante no corte da cana (1964-1989). Dissertação de Mestrado (17.02.1992)

 

1991

1. ALDIGHIERI, Mário. Josimo: uma vida no conflito social do Bico do Papagaio. Dissertação de Mestrado (1991).

2. ATAÍDES, Jézus Marco de. Sob o signo da violência: colonizadores e Kayapó do Sul no Brasil Central. Dissertação de Mestrado (28.02.1991)

3. GUMIERO, Maristela Porfírio da Paz. Os tropeiros na história de Goiás (séculos XVIII e XIX). Dissertação de Mestrado (04.11.1991)

4. NEPOMUCENO, Maria de Araújo. A ilusão pedagógica (1930-1945): Estado, sociedade e educação em Goiás. Dissertação de Mestrado (05.04.1991)

5. PEREIRA, Liliana Patrícia Lemus Sepúlveda. Os conflitos pela terra na região do bico do papagaio: Tocantins (década de 1980). Dissertação de Mestrado (15.03.1991)

6. SOUZA, Dalva Maria Borges de Lima Dias de. 1964 em Goiás: o ovo da serpente (Militares e proprietários de terras na gestação da ditadura). Dissertação de Mestrado (25.02.1991)

7. TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. A expansão do povoamento em Goiás (século XIX). Dissertação de Mestrado (16.04.1991)

 

1990

1. ATAÍDES, Heloísa Selma Fernandes Capel de. Flores de Goiás: tradição e transformação. Dissertação de Mestrado (04.05.1990)

2. CAVALCANTE, Maria do Espírito Santo Rosa. O movimento separatista do norte de Goiás (1821-1988). Dissertação de Mestrado (26.11.1990)

3. MACEDO FILHA, Maurides Batista. A trajetória do diamante em Goiás. Dissertação de Mestrado (28.11.1990) (EXEMPLAR EM ESPIRAL)

4. PEREIRA, Eliane Martins Camargo Manso. O realismo maravilhoso de Siron Franco: uma arte crítica à mentalidade dominadora na América Latina. Dissertação de Mestrado (11.06.1990)

5. PEREIRA, Liliana Patrícia Lemus Sepúlveda. Os conflitos pela terra na região do Bico do Papagaio - Tocantins na Década de 1980. Dissertação de Mestrado (1990).

6. RIBEIRO, Paulo Rodrigues. Agroindústria e pequena produção no município de Itumbiara (1960-1980). Dissertação de Mestrado (30.11.1990)

7. TOMAZINI, Maria Lúcia Vannuchi. Mulher Gari: história e memória da força de trabalho feminino. Goiânia (1979-1988). Dissertação de Mestrado (11.06.1990)

 

1989

1. BARREIRA, Celene Cunha Monteiro Antunes. Região da Estrada do Boi: usos e abusos da natureza. Dissertação de Mestrado (20.10.1989)

2. TOMAZINI, Maria Lúcia Vanucci. Mulher gari: história e memória da força de trabalho feminina. Goiânia, 1979 a 1988. Dissertação de Mestrado (1989).

 

1988

1. NETTO, Tenório de Melo. A contribuição de Brasília para o desenvolvimento econômico de Goiás (1960-1980). Dissertação de Mestrado (12.04.1988)

2. OLIVEIRA, Marisis Cunha de. Questão agrária em Goiás: governo Mauro Borges (1961-1964). Dissertação de Mestrado (11.04.1988)

3. SILVA, Francisca Araújo da. Uma tentativa de colonização: A colônia agrícola do lata em Rondônia (1943- 1972). Dissertação de Mestrado (08.04.1988)

 

1987

1. LUZ, Josélio Mendes. A primeira experiência de planejamento estatal em Goiás: o plano e a reforma administrativa do governo Mauro Borges (1961-1964). Dissertação de Mestrado (18.08.1987)

2. MACHADO, Maria Cristina Teixeira. Pedro Ludovico: um tempo, um carisma, uma história. Dissertação de Mestrado (29.05.1987)

3. MAGALINSK, Júlia Maria. Imigração para Goiás (1920-1952): política e prática. Dissertação de Mestrado (17.08.1987)

4. OLIVEIRA, Marisis Cunha. Questão agrária em Goiás: governo Mauro Borges, 1961-1964. Dissertação de Mestrado (1987). 

5. MELO NETO, Tenório. A contribuição de Brasília para o desenvolvimento econômico de Goiás 1960 a 1980. Dissertação de Mestrado. (1987)

6. SILVA, Francisca. Uma tentativa de colonização: a colônia agrícola do iata em Rondônia (1943 - 1972). Dissertação de Mestrado (1987). 

 

1985

1. ANZAI, Leni Caselli. Vida cotidiana na zona rural do município de Goiás (1888-1930). Dissertação de Mestrado (18.09.1985)

2. CHAUL, Nasr N. Fayad. A construção de Goiânia e a transferência da capital. Dissertação de Mestrado (04.07.1985)

3. NUNES, Heliane Prudente. A era rodoviária em Goiás: impactos na estrutura rural e urbana (1930-1961). Dissertação de Mestrado (19.12.1985)

 

1984

1. REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de. Uberaba: uma trajetória sócio-econômica (1811-1910). Dissertação de Mestrado (07.05.1984)

2. NUNES, Heliane Prudente. A era rodoviária em Goiás: impactos na estrutura rural e urbana (1930 - 1961). Tese de Doutorado (1984)

 

1982

1. AFONSO, Lúcia Helena Rincon. O Partido Comunista no Brasil (1945-1947): suas propostas na região Centro-Oeste. Dissertação de Mestrado (30.04.1982)

2. BORGES, Barsanufo Gomides. O despertar dos dormentes. Dissertação de Mestrado (06.10.1982)

3. BRITO, Maria Helena de Oliveira. A colônia alemã do Uva: uma tentativa oficial de colonização em Goiás (1924-1954). Dissertação de Mestrado (27.04.1982)

4. CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. A revolta camponesa de Formoso e Trombas. Dissertação de Mestrado (23.04.1982)

5. LUZ, Maria Amélia de Alencar. Estrutura fundiária em Goiás: consolidação e mudanças (1850-1910). Dissertação de Mestrado (02.06.1982)

6. SALGUEIRO, Heliana Angotti. A singularidade da obra de Veiga Valle. Dissertação de Mestrado (08.06.1982)

7. SIQUEIRA, Edna Lima. O trabalhador livre em Goiás (1830-1850). Dissertação de Mestrado (17.09.1982)

 

1981

1. AFONSO, Lúcia Helena Rincon. O Partido Comunista do Brasil (1945-1947). Suas propostas na região Centro-Oeste. Dissertação de Mestradp (1981).

2. BRITO, Maria Helena de Oliveira. A colônia alemã do Uvá - uma tentativa oficial de colonização em Goiás (1924 - 1954). Dissertação de Mestrado (1981).

3. CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. A revolta camponesa de Formoso e Trombas. Dissertação de Mestrado (1981).

4. ROSA, Maria Luiza Araújo. História de uma transição de oligarquias: Goiás (1899-1909). Dissertação de Mestrado (06.05.1981)

 

1980

1. ROSA, Maria Luiza Araújo. História de uma transição de oligarquias: Goiás (1899-1909) (1980).

 

1978

1. MACHADO, Laís Aparecida. A administração provincial em Goiás no período regencial e seus antecedentes coloniais. Dissertação de Mestrado (13.12.1978)
PARTE1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4
 

2. MAGALINSK, Jan. Cooperativa de imigrantes em Itaberaí: estudo da fixação de deslocados de guerra na zona rural de Goiás. Dissertação de Mestrado (05.12.1978)  
PARTE1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4
 

3. MARTINS, Zildete Inácio de Oliveira. A participação de Goiás na Guerra do Paraguai. Dissertação de Mestrado (12.12.1978) (EXTRAVIADA)

4. MIGUEL, Walderez Loureiro. O Serviço Social e a "Promoção do Homem": um estudo de ideologia: a Escola de Serviço Social de Goiás no processo histórico brasileiro (1936-1977). Dissertação de Mestrado (14.12.1978) 
PARTE1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4
 

5. MONINI, Italiano. A lógica e a dialética estóica: uma crise ou uma continuação? Dissertação de Mestrado (31.08.1978)
PARTE1 | PARTE 2

6. SANTOS, Miguel Archângelo Nogueira dos. Trindade de Goiás: Uma cidade santuário. Conjunturas de um fenômeno religioso no Centro-Oeste brasileiro. Dissertação de Mestrado (13.12.1978)
PARTE1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4 | PARTE 5 | PARTE 6

7. SOUZA, Maria Sônia França e. A sociedade agrária em Goiás (1912-1921) na literatura de Hugo de Carvalho Ramos. Dissertação de Mestrado (13.12.1978)
PARTE1 | PARTE 2 | PARTE 3

 

1977

1. CAPPI, Antônio. A dialética e a dissidência socialista contemporânea. Dissertação de Mestrado (27.06.1977)
PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3
 

2. MENEZES, Irmã Áurea Cordeiro. O Colégio Santa Clara e sua influência educacional em Goiás. Dissertação de Mestrado (23.06.1977)
PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4
 

3. RIBEIRO, Isabel. A educação elitista e elitizante no Brasil (Período colonial e imperial). Dissertação de Mestrado (25.06.1977)
PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3
 

 

1976

1. BUENO, Marielys Siqueira. Macaúba: uma aldeia Karajá em contato com a civilização. Dissertação de Mestrado (23.06.1976)

 

1975

1. DAYRELL, Eliane Garcindo. Colônia Agrícola Nacional de Goiás: análise de uma política de colonização na expansão para o oeste. Dissertação de Mestrado (26.02.1975)
PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3 | PARTE 4 

2. FRANÇA, Maria de Sousa. Povoamento do Sul de Goiás (1872-1900): estudo da dinâmica da ocupação espacial. Dissertação de Mestrado (20.06.1975)
PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3
 

 

1974

1. SALLES, Gilka Vasconcelos Ferreira de. Adequação da teoria de Gaston Bachelard à historiografia. Dissertação de Mestrado (13.02.1974) 
PARTE 1 | PARTE 2 | PARTE 3