Cooperação Internacional
Acordos de Cooperação Internacional
École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)
Em 2013, o PPGH renovou seu acordo de cooperação com a EHESS, cuja primeira assinatura data de 2008. O acordo prevê a promoção da mobilidade docente e discente entre ambas as instituições, o desenvolvimento de projetos em conjunto e a publicação de seus resultados. Professores franceses estiveram em Goiânia ministrando palestras, realizando conferências e oferecendo workshops. Doutorandos do PPGH realizaram estágios em Paris pelo PDSE-CAPES. Entre agosto de 2012 e setembro de 2013, o professor Marlon Salomon realizou um estágio de pós-doutoramento na EHESS com bolsa de estágio sênior da CAPES.
Katholische Universität Eichstätt – Ingolstadt (KUE)
“Ciências humanas e comunicação intercultural: interdisciplinaridade, comparação e compreensão” é o título do projeto que o PPGH desenvolve há quatro anos com KUE – Ingolstadt, no interior do Programa UNIBRAL (CAPES-DAAD). Este Programa visa fundamentalmente promover o intercâmbio entre docentes e estudantes das duas instituições. Professores alemães realizaram conferências, ministraram palestras e ofereceram workshops em diferentes oportunidades no PPGH. O professor Luiz Sérgio Duarte da Silva esteve, em mais de uma ocasião, em Ingolstadt, ministrando palestras e participando de seminários conjuntos no quadro desse projeto.
Grupo Luso-Brasileiro Raízes Medievais do Brasil Moderno
Há oito anos, o Grupo Luso-Brasileiro Raízes Medievais do Brasil Moderno tem se reunido, promovido eventos anuais e publicado os resultados de pesquisa de seus membros. Mostrando-se já consolidado, graças à sua perenidade e à diversidade da sua composição, o Grupo é coordenado, no Brasil, pela professora Maria Eurydice de Barros Ribeiro (UnB) e, em Portugal, pela professora Manuela Mendonça, da Universidade de Lisboa. Em sua atual composição, o Grupo conta com professores portugueses da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra e com professores brasileiros da Universidade de Brasília, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Franca), da Universidade Federal Fluminense, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dos encontros promovidos pelo Grupo, impreterivelmente, resultam publicações em livros, anais ou dossiês de revistas, tais como o recente livro publicado Raízes Medievais do Brasil Moderno (Lisboa: Academia Portuguesa de História, 2012) e o dossiê da História Revista, publicada pelo PPGH da UFG. O PPGH está representado nesse grupo pela presença da professora Dulce Oliveira Amarante dos Santos.
Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Em 2013, o PPGH firmou um acordo de cooperação com UNAM com o intuito de promover a mobilidade docente, de estudantes de pós-graduação e graduação entre as duas instituições. O acordo prevê ainda a troca de informação e materiais acadêmicos, a organização de eventos científicos, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a publicação conjunta de seus resultados. Esse acordo é fruto de um conjunto de atividades que, desde 2009, o professor Eugênio Rezende de Carvalho coordena e executa a partir de um convênio específico entre a UFG e o Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Latino-Americanos da UNAM. Inúmeras missões de pesquisa já foram realizadas no quadro desse acordo. Professores de ambos os Programas realizaram conferências, ministraram palestras e ofereceram workshops na UFG e na UNAM. Estudantes de pós-graduação brasileiros e mexicanos participaram de missões de pesquisa e estágios de formação no Brasil e no México. Inúmeras publicações já foram realizadas no interior desse acordo.
Universidad de Salamanca
Entre março de 2012 e fevereiro de 2014, as Universidades Federais de Goiás e da Bahia desenvolveram um projeto em conjunto com a Universidade de Salamanca, da Espanha. Esse projeto foi financiado pela CAPES. Em 2012, o professor Élio Cantalício Serpa realizou um estágio de pós-doutoramento em Salamanca, onde realizou pesquisas sobre a atuação do Encarregado dos Negócios Estrangeiros da Embaixada brasileira em Madrid na época da Guerra Civil Espanhola e sobre o trabalho do Embaixador brasileiro Abelardo Roças no início do Governo Franco. Em 2013, o professor Noé Freire Sandes realizou missão de estudos em Salamanca, onde pesquisou os manuais escolares espanhóis pós-franquismo.
Université de Picardie – Jules Verne (UPJV)
O acordo de cooperação com a UPJV busca promover a mobilidade docente e discente entre as duas instituições e o desenvolvimento de projetos e publicações em conjunto. O professor François Delaporte esteve em Goiânia para ministrar conferências e oferecer workshops e o professor Marlon Salomon esteve em Amiens em duas ocasiões como professor visitante (2006 e 2009). Em 2009, inclui-se nesse acordo a possibilidade de realização de doutorado em co-tutela e nesse mesmo ano um estudante de doutorado obteve a dupla titulação no interior desse acordo.
| Url Relacionada: /p/6901-cooperacao-internacional |
|---|
