2004-Newton Marcos Leone Porto

On 12/23/11 00:05 .

 

Dissertação de Mestrado

 

Autor: Newton Marcos Leone Porto

Título: O Transporte Aéreo nos Projetos de Integração Nacional do Centro Oeste e Norte do Brasil (1930–1960).

Resumo: Dos meios de transporte o aéreo é o mais recente, porquanto o homem conseguiu fazer o mais pesado que o ar voar por meios próprios somente no início do século XX, quando os demais já propiciavam , a um bom tempo, o intercâmbio entre regiões, países e continentes. Contudo estes somente conseguiram vencer obstáculos naturais de monta mediante portentosos investimentos., visto que necessitavam de vias terrestres devidamente preparadas para receber tráfego ou, no caso do transporte naval, com a construção de grandes e lentas naus, que da mesma forma, requeriam volumosos aportes de recursos em seus projetos. Já o avião, principalmente nas primeiras décadas de sua existência, constituía –se em uma máquina simples, construída em tela e madeira, pousava e decolava de pequenas extensões de chão batido e não necessitavam praticamante de nenhuma infra-estrutura para apoiá-lo nos seus deslocamentos de um para outro ponto. Mas foram as guerras que indicavam ser o avião uma plataforma de combate privilegiada e, por isso, co fruto promissor em uma sociedade emoldurada pela competição. Assim, ela vestiu farda e passou a fazer parte do poder , não só como instrumento bélico propriamente dito, mas também, como símbolo do poder que representava, abdicando de sua participação na economia como meio de transporte exclusivamente. No nascente fascismo italiano, consolidou sua posição junto aos centros de poder por meio do conceito de “Poder Aéreo”, elaborado pelo general Giulio Douhet que trasladado para ultramar, pousou nos nichos militares positivistas e, pelas mãos tenentistas, foi bem aproveitado pelo governo autoritário de Vargas em sua pretensa construção da unidade nacional que, no seu entender, só se faria pela ocupação dos ditos espaços vazios do interior, onde somente o avião conseguia chegar e, então, fazer presente a autoridade governamental. Gerônimo Coimbra Bueno percebeu essa caracterírstica do avião rapidamente saltar distâncias e, assim, conseguir ligar a nova capital do estado de Goiás ao poder central, permitindo-lhe uma proximidade com ele mais amiúde. Mas foi Juscelino Kubstschek quem melhor o caracterizou como um dos relevantes símblos do poder, ao transformá-lo em gabinete presidencial alado e belveder para governantes estrangeiros apreciarem sua obra maior, Brasília. Debalde os esforços do autpritarismo para incluir definitivamente o avião no acervo do seu simbolismo, a economia de mercado intercnacional já o havia resgatado ao rol dos meios dispostos a seu serviço, incumbindo-lhe dom transporte de carga com alto valor agregado, tornando anacrônico o caráter simbólico então lhe atribuído nestas terras por quem achava ser sua própria vontade a do povo.

Orientador: Dr. Barsanulfo Gomides Borges

Data de Defesa: 19.03.2004