Estrutura Curricular

No Art. 29, do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em História (https://pos.historia.ufg.br/p/6796-regulamentos-e-normas), temos:

O número mínimo de créditos em disciplinas e atividades complementares necessários à integralização do Programa de Pós-Graduação em História são de: vinte (20) créditos para o Mestrado; trinta e dois (32) créditos para o Doutorado.

Para integralização curricular do Mestrado e obtenção do título de Mestre, o estudante deverá obter, no mínimo, quatro créditos (4) em atividades complementares; dezesseis (16) créditos em disciplinas.

Para integralizar os dezesseis (16) créditos em disciplinas, o mestrando deverá cursar:

1. A disciplina Seminário de Pesquisa, que corresponde a quatro créditos;
  2. Uma disciplina na Linha de Pesquisa em que se insere o seu trabalho de investigação, que corresponde a quatro créditos;

III. Duas disciplinas, correspondendo a quatro créditos cada uma (facultativamente, uma dessas disciplinas poderá ser cursada em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecido pelo órgão federal competente, com equivalência aos créditos correspondentes).

Para integralização curricular do Doutorado e obtenção do título de Doutor o estudante deverá obter:

1. Oito créditos em atividades complementares;
  2. Vinte e quatro (24) créditos em disciplinas.

Para integralizar os vinte e quatro (24) créditos em disciplinas do Doutorado, o estudante deverá cursar:

1. Três disciplinas (Seminários Avançados de Pesquisa I, II e III), que correspondem a doze (12) créditos e uma disciplina (Seminário de Tese), que corresponde a quatro créditos;
  2. Duas disciplinas, sendo uma obrigatoriamente na Linha de Pesquisa em que se insere o seu trabalho de investigação, que corresponde a quatro créditos; e outra, que poderá ser cursada em qualquer Linha de Pesquisa ou em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, reconhecido pelo órgão federal competente, com equivalência aos créditos correspondentes, ou seja, quatro créditos.

Para aproveitamento no Mestrado ou no Doutorado, os créditos têm validade por cinco anos, contados da data de sua conclusão.

Os programas e ementas de cada disciplina são elaborados pelos professores responsáveis pelas mesmas e submetidos à aprovação da Coordenadoria do PPGH (sobre isso ver "Disciplinas").

Cada crédito corresponde a 16 (dezesseis) horas de atividades em disciplinas ou a 48 (quarenta e oito) horas de atividades complementares.

Após cumprir todos os créditos e obter aprovação no exame de qualificação, o pós-granduando se torna apto a defender seu trabalho de conclusão em banca. No PPGH, ele constitui-se em uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, não existindo outras modalidades. O trabalho de conclusão é um texto escrito, original e denso. Deve apresentar o resultado de uma investigação desenvolvida dentro dos cânones metodológicos da pesquisa em história. A diferença entre ambos os tipos de trabalhos de conclusão reside no caráter inovador e na profundidade da discussão, que, espera-se, seja maior em uma tese de doutorado que em uma dissertação de mestrado. Todas essas questões são devidamente trabalhadas com os pós-granduandos, durante as orientações e os Seminários Avançados de Pesquisa.