Breno Mendes

Paul Ricoeur e a dimensão ético-política da historicidade humana: narrativa, identidade, memória e reconhecimento

O presente projeto de pesquisa visa investigar a dimensão ética e política da filosofia da história produzida por Paul Ricoeur (1913-2005). Nossas questões norteadoras serão: nossa questão norteadora será: quais as implicações éticas e políticas das elaborações de sentido produzidas pelas narrativas históricas, especialmente em tempos de crise? De modo ainda mais específico nos propomos a realizar uma reflexão sobre os potenciais e os limites da historiografia no processo de constituição das identidades e no reconhecimento da alteridade? Ao longo da pesquisa procuraremos realizar um diálogo entre os campos da Teoria e Filosofia da História e da Didática da História.  Nossa hipótese é que a filosofia da história ricoeuriana teria contribuído para pensarmos a conexão entre a narrativa histórica e a dimensão ético-política da vida prática sem recorrer ao topos da história mestra da vida, afinal, o que está em jogo na historiografia não é a descoberta de alguma norma universalizante aplicável a qualquer contexto, mas a interpretação e a avaliação das ações praticadas pelos homens no tempo em situações concretas e singulares.

 

Paul Ricoeur e o ensino de história

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a interface entre a filosofia da história de Paul Ricoeur (1913-2005) e o campo do ensino de história por meio das categorias de narrativa, identidade e memória. Ao longo do projeto, defenderemos o argumento segundo o qual uma relação equilibrada entre teoria e ensino de história é indispensável seja para a produção de conhecimento histórico significativo na educação básica, seja para a busca de respostas para a crise da história no mundo contemporâneo