O Brasil e a crise dos mísseis

O Brasil e a Crise dos Mísseis

Evento

https://vng.cienciassociais.ufg.br/

: Auditório da BC

: 24 Agosto 2016, 19h - 00h

No seminário O Brasil e a crise dos mísseis Rubens Ricupero, James Hershberg e Carlo Patti discutirão sobre o papel do Brasil na crise dos mísseis em 1962. O evento acontecerá na quarta-feira 23 de agosto, às 09 horas, no Auditório Marieta Telles Machado da Biblioteca Central do Campus II da Universidade Federal de Goiás em Goiânia.  

O Brasil e a crise dos mísseis

O seminário contará com a participação do embaixador Rubens Ricupero, do professor James G. Hershberg (George Washington University) e do professor Carlo Patti (Universidade Federal de Goiás). 
O embaixador Ricupero, diplomata de carreira, ex-ministro de Estado e antigo Secretário Geral da UNCTAD, oferecerá um testemunho pessoal sobre as relações entre o Brasil e Cuba antes da crise dos mísseis. O relato basear-se-á na experiência dele como diplomata destacado em Brasília entre 1961 e 1963. 
O professor Hershberg, docente e pesquisador na área de História e Relações Internacionais na George Washington University (Washington / Estados Unidos), foi o primeiro diretor do Cold War International History Project do Woodrow Wilson Center for International Scholars. Autor de inovadores textos na área da história internacional, quais "James B. Conant: Harvard to Hiroshima and the Making of the Nuclear Age" (Stanford University Press, 1994) e "Marigold: The Lost Chance for Peace in Vietnam" (Stanford University Press, 2012), o professor Hershberg está atualmente conduzindo uma pesquisa sobre o papel do Brasil no sistema internacional entre 1956 e 1964. Baseando-se numa extensa pesquisa em arquivos estadunidenses, brasileiros e britânicos, o professor Hershberg apresentará as tentativas brasileiras de negociar uma solução à crise dos mísseis entre os 22 e 30 de outubro de 1962.  
 
Carlo Patti, professor adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás e docente permanente dos programas de pós-graduação de História e Ciência Política pela mesma instituição, está atualmente conduzindo um estudo sobre o papel do Brasil na crise dos mísseis através de um projeto de pesquisa binacional realizado em colaboração com a Universidade de Bristol (Grã Bretanha). O professor Patti discutirá, na apresentação dele, as consequências da crise dos mísseis se baseando numa pesquisa em arquivos no Brasil e no exterior e em longas entrevistas de história oral. 
 
O evento é organizado no âmbito do projeto de pesquisa "A vulnerabilidade nuclear global: os efeitos da crise dos mísseis para as políticas nucleares de Grã-Bretanha, França e Brasil", coordenado pelo professor Carlo Patti e realizado com o apoio da British Academy através da Newton Fund Fellowship.
O seminário apresentará ao público da Universidade Federal de Goiás os primeiros resultados das pesquisas. 

A atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos Globais da Universidade Federal de Goiás, no âmbito do projeto de pesquisa "Vulnerabilidade Nuclear Global" coordenado pelo professor Carlo Patti.

Haverá emissão de certificados de participação e serviço de tradução simultânea.