História Revista recebe artigos até o dia 30 de outubro
Revista vinculada ao PPGH tem dossiê temático intitulado "Estética, Educação e Interculturalidade".
Os estudos acerca da interculturalidade crítica se desenvolvem em torno das maneiras de ver e ler o mundo, pensar e estruturar saberes e práticas de produção de conhecimento que apresentem contrapontos e/ou relações de complementaridade ao conhecimento ocidental. Nessa perspectiva, consideram a decolonialidade como elemento que compõe a tríade, modernidade/colonialidade/decolonialidade e que permite pensar o outro a partir de suas próprias experiências e visões de mundo, com posicionamentos que foram subalternizados ao longo do tempo e invisibilizados por formas e processos de dominação colonial. Críticas propostas por pensadores do grupo modernidade/ colonialidade/ decolonialidade, a exemplo de movimentos indígenas e afrodescendentes, identificam e reivindicam novas formas de interpretação de documentos, eventos históricos, concepções estéticas e práticas pedagógicas que consideram a interculturalidade, em sua forma crítica, e se desdobram em bases epistemológicas evidenciando matrizes curriculares interculturais e interepistêmicas. Sob essa perspectiva, o dossiê objetiva reunir discussões que lidem com a temática da decolonialidade e interculturalidade a partir de debates sobre as pedagogias decoloniais, estudos sobre linguagens artísticas em tradução intercultural ou mesmo investigações que situem e revisem em suas concepções teórico metodológicas o pensamento e o agir decolonial. Na concepção das proposições levantadas sobre as epistemologias do sul, pretende atrair pesquisas que tratem seu corpo documental na mirada da desobediência epistêmica, incluindo, a partir delas, os processos conflituosos e complexos das apropriações e interações interculturais.
História Revista - clique aqui