2005-karina Caldas

Sur 23/12/11 00:05.

 

Dissertação de Mestrado

 

Autor: CALDAS,  Karina

Título: Nação, Memória e História: a Formação da Tradição nos Manuais Escolares (1900-1922)

Resumo: No Brasil, o livro didático tem ocupado o centro do processo educacional escolar, desde as primeiras décadas do século XIX, quando passou a ser utitizado nas escolas. Elaborado então com bases nas políticas imperiais e depois republicanas, o manual escolar de História do Brasil, em especial, foi importante instrumento para a difusão de tradições que colaboraram na afirmação desses regimes. A passagem da Monarquia para a República assinalou uma mudança na interpretação historiográfica, que ñão se caracterizou pela negação de um para a afirmação do outro, pois o processo político que seguiu ao Quinze de Novembro, bem como as inquietação econômicas e sociopolíticas agiram de forma a minar, na literatura didática, uma hisoriografia antiimperial. Não se tratava de uma globalização do Império pela República. Demostrava, antes, que a ausência de realização materiais republicanas levarama uma leitura positiva do passado imperial. Tal tendência, todavia, era estranha para muitos republicanos históricos e se configurou na memória nacional de forma conflituosa, revelado assim as disputas simbólicas inerentes às narrativas desse período. Nesse sentido, o livro escolar pode ser compreendido como “lugar de memória”; onde os acontecimentos são transformados em fatos que passam a compor a memória nacional, na condição de marcos fundadores. Tais questões aparecem anunciadas na passagem do século XIX para o XX, no livro História do Brasil, de João Ribeiro, e ganham dimensões simbólicas, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil, com a obra do historiador Francisco Rocha Pombo, em especial, no livro História do Brasil para o ensino secundário. Nesta pesquisa, são analisadas as narrativas tecidas por esses autores e delineado o ambiente intelectual em que estão inscritos.

Orientador: Prof. Dr. Noé Freire Sandes

Data de Defesa: 28.04.2005