Dulce Oliveira Amarante dos Santos

Em 23/12/11 00:05. Atualizada em 21/08/14 11:44.

Dulce Oliveira Amarante dos Santos

Doutora em História Social (USP – 1997)

E-mail: doas52@hotmail.com

Linha de Pesquisa: História, Memória e Imaginários Sociais

Pesquisas em Desenvolvimento:

- O percurso intelectual do físico Pedro Hispano: relações entre medicina universitária e sociedade na Europa do séc. XIII

Temas de Orientação:

- História social da ciência medieval

- História das mulheres e das relações de gênero

- História ibérica na baixa Idade Média

- História urbana

- História e Literatura

Principais Trabalhos Publicados:

1.   SANTOS, D. O. A., FAGUNDES, M. D. C. Saúde e dietética na medicina preventiva medieval: o Regimento de saúde de Pedro Hispano. História, Ciências, Saúde-Manguinhos 17(2) abr./jun 2010 (Impresso e Eletrônico).

2.    SANTOS, D. O. A. Petrus Hispanus: a Portuguese physician in the papal court In: 41 Congreso Internacional de História da Medicina, 2008, Ciudad de Mexico/Puebla. Analecta Histórica Medica -Suplemento 1. Ciudad de Mexico: UNAM e Sociedad Internacional de Historia de la Medicina, 2008. v.VI. p.03- 07

3.   SANTOS, D. O. A. . A Escolástica médica medieval: o mestre Pedro Hispano (séc. XIII). In: Terezinha Oliveira; Angelita Marques Visalli. (Org.). Pesquisas em Antigüidade e Idade Média. 1 ed. São Luís: Ed. UEMA, 2008, v. 1, p. 225-235.

4.    SANTOS, D. O. A. . O Itinerarium de Egeria no IV século e Ressonâncias no monasticismo visigótico. In: Ruy de Oliveira Andrade Filho. (Org.). Relações de poder, educação e cultura na Antigüidade e Idade Média. Estudos em homenagem ao Prof. Daniel Valle Ribeiro. 1 ed. Santana de Parnaíba SP: Editora Solis, 2005, v. 1, p. 299-304.