Projeto Pesquisa - BANDAS OU FURIOSAS...

Em 23/12/11 00:05. Atualizada em 21/08/14 11:44.

Título do Projeto de Pesquisa: BANDAS OU “FURIOSAS”: SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NA FORMAÇÃO DO MÚSICO POPULAR EM GOIÁS (SÉCS. XX-XXI)

Professor(a) Coordenador(a): Maria Amélia Garcia de Alencar

Linha de Pesquisa: Sertão, Regionalidades e Projetos de Integração

Descrição do Projeto: A pesquisa busca pensar a importância das bandas musicais no panorama musical de Goiânia, Goiás. À época da construção da cidade, na década de 1930, um coreto – espaço destinado à apresentação de bandas e de importância na sociabilidade das pequenas cidades do interior – foi construído em local de destaque na nova capital. No entanto, depoimentos registrados de pioneiros não mencionam o uso deste equipamento urbano. Hoje, em Goiânia, as bandas estão restritas às escolas e instituições militares, com apresentação pública em datas cívicas ou solenidades oficiais. Estas bandas participam de concursos em níveis local, regional e nacional. Pode-se pensar que sua importância na educação geral e seu caráter disciplinador tenham substituído a função de lazer que exerciam anteriormente. Por outro lado, constituem-se em importante instância de iniciação musical para parcela da juventude goianiense, desprovida de condições de acesso a outras formas de conhecimento musical.