Teses e dissertações 2015

         1. ADORNO, Josiane das Graças. Relações cruzadas: cidade e artista. Um estudo de caso sobre Uruaçu e a produção artística pública de Louis Bernard Tranquilin. Dissertação de mestrado. 

         2. NASCIMENTO, Anderson Pecanha. Devoção e negação: a festa de São Jorge no Rio de Janeiro e o "Belle Epoque"brasileiro (1880-1920). Dissertação de mestrado. 

         3. SILVA, João Marques. “DE ONDE NOIS VEI, PRÁ ONDE NOIS VAI?”: Um estudo sobre o processo histórico da luta por reconhecimento ético e titulação das terras entre as populações do quilombo do Rio das Rãs durante o século XX. Dissertação de mestrado. 

         4. LOPES, Hober Alves. A formação do campo filosófico e histórico no final do Século XIX e a historiografia filosófica inglesa: Min Review (1883 - 1922). Dissertação de mestrado. 

         5. OLIVEIRA, Rodrigo Mendes. O projeto Educacional Brasileiro durante o regime militar e o ensino de História em Goiás (1964-1979). Dissertação de mestrado. 

         6. MELON, Claudio Armelin. Ivan Vilela e Paulo Freire: sofisticação e permanência da sonoridade caipira (1985-2013). Dissertação de mestrado. 

         7. LIMA, Eonilson Antonio. A LUTA PELA TERRA NA REGIÃO NORTE DE GOIÁS: assentamento Juarina (1968–1988) GOIÂNIA, GO 2015. Dissertação de mestrado. 

         8. BRITO, Mario Eugenio Evangelista. POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA HISTÓRIA: a historiografia africana da década de 1950, Kenneth Onwuka Dike e Cheikh Anta Diop. Dissertação de mestrado. 

         9. SILVA, Tiago Varges. O pecado no cotidiano medieval: as obras moralizantes e sociais de Hieronymus Bosch. Dissertação de mestrado. 

         10. SILVA JUNIOR, Valter Bueno. VITA DE FLÁVIO JOSEFO: UMA NARRATIVA DE AUTORREPRESENTAÇÃO (94- 101 d. C) VALTER. Dissertação de mestrado. 

         11. ASSIS, Draulio Carvalho Assis. O Mito e o Trágico em Jim Morrison: a poesia como choque e redenção da história. Dissertação de mestrado. 

         12. CARDOSO, Joao Eratostenes Doulgras. Por entre ruas e memórias: a Belo Horizonte no Beira-mar de Pedro Nava. Dissertação de mestrado. 

         13. GOMES, Erick Messias Costa Otto. Relações de Patronato e amicitia no principado romano: uma leitura das representações de Augusto na obra lírica de Horácio (Século I A.C.). Dissertação de mestrado. 

         14. FLEURY, Luiz Eduardo de Jesus. O hardcore em Goiânia nos anos 1990: um estilo de vida. Dissertação de mestrado. 

         15. MAIA, Kamyla Faria. Festival enquanto festa e dispositivo nos processos de visibilidade do cinema documentário brasileiro pós-retomada: O estudo do caso "É tudo verdade" (Brasil, 1996-2010). Dissertação de mestrado. 

         16. GOES, Gustavo Cangussu. A família como construção de memória: o uso da imagem da família em de Vita Caesarum de Suetônio e a construção da memória de Neto (Séculos I e II d.C.). Dissertação de mestrado. 

         17. CAETANO, Elisa Silva. O sertão do Brasil Central na Literatura de João de Minas. Dissertação de mestrado. 

         18. MEDEIROS, Mariana Carrijo. Entre a Ausência e o Desejo: Considerações acerca das Representações das Relações Amorosas Romanas em Epistulae Heroidum de Ovídio (I a.C/ I d.C.). Dissertação de mestrado. 

         19. OLIVEIRA, Renato Edson. O Brasil imaginado em Rocha Pombo. Dissertação de mestrado. 

         20. GOULAO, Tobias Dias. Mais fúria e mais titãs: observações sobre o uso da narrativa mítica e do mito do herói a partir dos filmes Fúria de Titãs (1981-2010). Dissertação de mestrado. 

         21. TAVORA, Aderito Schneider Alencar. O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas: escala de abordagem, sujeito e narrativa no cinema documentário brasileiro. Dissertação de mestrado. 

         22. SILVA, Suiany Bueno. Usos do passado em Tito Lívio: a construção de uma memória romana à época de Augusto (Século I a.C.). Dissertação de mestrado.

         23. COUTO, Johnny Taliateli. Rei, reino e papado: a destituição de D. Sancho II de Portugal (Séc. XIII). Dissertação de mestrado.  

         24. SOUZA NETO, Manoel Gustavo de Souza. A História a contrapelo: ensaio, sobre Teoaria da História em Walter  Benjamin. Tese de doutorado. 

         25. MOTA, Thiago Eustaquio Araujo. Deberri ad sidera tolli: as promessas de divinização na eneida e a ancestralidade heróica dos IULII. Tese de doutorado. 

         26. BENTO, Luiz Carlos. Cultura histórica e questão nacional na Primeira República: o sentido  da formação entre o ensaio e os escritos educacionais de Manoel  Bonfim (1897-1930). Tese de doutorado. 

         27. CARVALHO, Rodrigo Franca. Além das nuvens e dos relógios: a ideia de ciência de David Bohm e de Ilya Prigogine Goiânia-GO 2015. Tese de doutorado. 

         28. OLIVEIRA, Vitor Hugo Abranche. Milonga para que el tiempo vaya borrando fronteras – uma reflexão  acerca da fronteira como transformadora de identidade musical no  sul do Brasil. Tese de doutorado. 

         29. SILVA, Rogerio Chaves. Reflexões sobre o "fazer histórico": uma história da historiografia em  (sobre) Goiás (da década de 1920 à de 1990). Tese de doutorado. 

         30. FREIRE JUNIOR, Josias Jose. Natureza, história, técnica: experimento historiográfico em  Passagens de Walter Benjamin. Tese de doutorado. 

         31. SOARES, Rodrigo de Oliveira. Goiânia, a metrópole periférica: fantasmagoria, experiências e viveres urbanos - real conquista e jardins Madri Goiãs (GO) 2015. Tese de doutorado. 

         32. SANTOS, Sergio Ricardo Coutinho. Verbalização do sagrado em tempo de fronteira: a percepção do  concílio Vaticano II pela Igreja no Maranhão, 1959-1979. Tese de doutorado. 

         33. BARBARESCO FILHO, Eduardo. ENTRETEMPOS DO CORPO E DA VOZ NA ESCRITA DE ARTISTA COMO  HISTÓRIA: testemunho e (des)construção de representações na  escritura biográfica de Estércio Marquez Cunha (Goiânia, dos anos 1965 a 2013). Tese de doutorado. 

         34. FRANCHI, Ana Paula. Em Busca da Unidade: As relações entre o Imperium e a Gália no  Mundo Romano Tardio (284-305 d.C). Tese de doutorado. 

         35. COELHO, George Leonardo Seabra. O BANDEIRANTE QUE CAMINHA NO TEMPO: apropriações do (e no)  pensamento político de Cassiano Ricardo. Tese de doutorado.

         36. SILVA, Andre Costa Aciole. "Queremos e mandamos que o dito hospital cure os enfermos" Poder  e medicina no Hospital Nossa Sra. do Pópulo (Portugal, séculos XV-  XVII) V.01/V.02. Tese de doutorado. 

         37. TORRES, Marcos Antonio. Olhos Brancos sobre o sagrado negro: a construção da africanidade nas imagens de Pierre Verger (1902-1996). Tese de doutorado. 

         38. FAVARO, Tereza Cristina Pires. O governo Mauro Borges (1961-1964): o planejamento tecnocrático e os limites do personalismo populista. Tese de doutorado. 

         39. SOUZA, Rildo Bento. A história não perdoa os fracos: o processo de construção mítica de Pedro Ludovico Teixeira. Tese de doutorado. 

         40. CARDOSO, Ludimila Stival. De Caliban a próspero: a sociedade brasileira e a política externa da República (1889-1945). Tese de doutorado. 

         41. BORGES, Rafael Goncalves. Como o oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no novo Western (1969-2012). Tese de doutorado.