Elias Nazareno
Narrativas e percepções do Povo Indígena Javaé sobre História, Tempo e Lugar
Este projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás e ao Centro de Práticas e Saberes Decoloniais (CPSD) do curso de Educação Intercultural Indígena (CEII), da UFG, relacionado ao Núcleo de Formação Superior Indígena Takinahakỹ, também da UFG e conta com financiamento na modalidade Bolsa de Produtividade ? PQ2 do CNPq. Nele compartilhamos algumas reflexões e evidências empíricas acerca da experiência como docente no curso de História e do CEII, neste último como orientador de estágio e dos projetos extraescolares dos discentes indígenas dos povos indígenas Iny, Javaé e Karajá desde 2009. O objetivo fundamental deste projeto de pesquisa é analisar a percepção que alguns povos indígenas participantes da Licenciatura em Educação Intercultural
Indígena da UFG, com especial atenção para o povo Berò Biawa Mahadu (Javaé), têm sobre suas próprias histórias. Pretende, também, analisar como se inter-relacionam essas percepções com a historiografia produzida sobre as populações indígenas em Goiás nos séculos XVIII, XIX e XX. Desse modo, espera-se compreender como os indígenas relacionam o conhecimento histórico, sobretudo aquele relacionado às suas próprias histórias, presente na historiografia, de um modo geral, e nos livros didáticos de história, em particular, com suas concepções próprias de história. O projeto insere-se na perspectiva dos estudos desenvolvidos a partir dos enfoques da nova história indígena, do ensino da história, da interculturalidade crítica e da decolonialidade. Outrossim, pretende ampliar as possibilidades de diálogo e de articulação pluriepistemológicas que levem em conta a hermenêutica dos múltiplos saberes e fazeres nas relações entre história, tempo e lugar em relação à utilização e aos significados desses conceitos para os indígenas do povo Javaé e da etnorregião Araguaia-Tocantins.
Saúde Indígena e Bom Viver
Este projeto está inserido no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Intercultural Indígena da UFG, ao Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás ? UFG, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ? Pibid da UFG, ao Programa de Pósgraduação em História da UFG, ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Puc-Goiás.Esta pesquisa almeja a compreensão das concepções de saúde e doença elaboradas e efetivadas por meio de sua utilização pelos povos indígenas da etno região Araguaia Tocantins, que envolve os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Almeja também entender como foram constituídas ao longo de suas histórias as estratégias utilizadas pelos povos indígenas no enfrentamento de enfermidades, epidemias e, mais recentemente, a pandemia da Covid 19.