Elias Nazareno

História, Tempo e Espaço para o povo Iny (Javaé) a partir da Interculturalidade crítica, da decolonialidade e do enfoque enactivo

Este projeto pretende perceber as possibilidades da emergência e afirmação dos saberes indígenas e como estão estruturadas as narrativas indígenas do povo Javaé em relação ao tempo, ao espaço e ao corpo, por meio de novas práticas pedagógicas contextualizadas utilizadas por alunos do povo Javaé ao longo do estágio no curso de Educação Intercultural e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID diversidade da UFG) entre os anos 2010 e 2017. Participarão deste estudo 20 professores e 150 alunos indígenas do ensino fundamental e médio de quatro aldeias do povo Javaé. São elas, aldeia Txuiri, aldeia Wariwari, aldeia Barreira Branca e aldeia São João, todas elas localizadas na Ilha do Bananal no estado do Tocantins que responderão a questionários relacionados à compreensão que possuem acerca do tempo, do espaço e de sua história. Os dados serão analisados segundo os procedimentos analíticos pertinentes e seus resultados possibilitarão a formação de pesquisadores, assim como conhecimento científico específico neste campo relacionado às populações indígenas da região Araguaia-Tocantins.