Heloisa Selma Fernandes Capel

Diálogos Inverossímeis: cultura e sociedade na poética utópica de Modesto Brocos y Gomez (1852-1936)

Sob uma perspectiva cultural, o projeto pretende identificar a produção imagética e textual que constitui o pensamento do pintor espanhol radicado no Brasil Modesto Brocos y Gomes (1852-1936). Por meio de múltiplas clivagens entre o pensamento e o gênero utópico, entre a sociedade do final do século XIX e as representações do pintor, objetiva investigar formas e motivos culturais que atuam à revelia do autor, ao mesmo tempo em que dialogam com interesses e posições assumidas no texto e na recepção de suas expressões artísticas.

 

Mito e performance: interfaces na formação do professor de história

Esta pesquisa investiga os usos da narrativa mítica e a performance cênica na formação de professores. Como transposições dramatúrgicas de símbolos, narrativas míticas favorecem as discussões sobre o ofício de historiar e de representar o passado. Mitos permitem discutir a epistemologia histórica em suas estratégias discursivas e interpretativas. Associados às autobiografias, como exercícios narrativos e auto narrativos, mitos podem ser, ainda, meios de (auto)formação. Alie-se às funções do mito, a performance cênica que dinamiza o processo da compreensão dos conteúdos míticos e sua apropriação em diversos períodos históricos. Baseado nestes princípios, este projeto investiga a experiência do mito e da performance entre professores em formação.