Rafael Saddi Teixeira

Para uma atualização do topos historia mestra da vida: a relação entre história e vida em Nietzsche e Rüsen

O presente projeto visa analisar de que modo a relação entre história e vida é articulada no pensamento de Friederich Nietzsche e Jörn Rüsen. Quais são as semelhanças e quais são as diferenças desta relação? Mais ainda, nos interessa aprofundar a seguinte questão: de que forma esta busca pela revitalização da história e da vida em Nietzsche e Rüsen podem contribuir para pensarmos a Didática da História enquanto a área do pensamento histórico que investiga o aprendizado histórico? Para tanto, tal projeto pretende analisar o contexto histórico e as obras produzidas por Nietzsche, buscando a sua crítica à Ciência da História a partir da relação que ela desenvolve com a vida. Da mesma forma, pretende compreender o contexto histórico e as obras de Jörn Rüsen analisando a sua concepção de enraizamento do conhecimento científico às carências de orientação existencial dos homens na vida prática. Por último, pretende comparar estas duas concepções e analisar as contribuições que elas podem fornecer para uma Didática da História entendida como a disciplina que analisa as funções de orientação temporal da História para o agir e o sofrer dos homens.