Roberto Abdala Júnior

A história no cinema brasileiro da segunda metade do século XX

A pesquisa pretende analisar a produção audiovisual brasileira contemporânea, observando como as representações sociais participaram da construção das obras, especialmente no que tange aos aspectos históricos. Neste primeiro momento da pesquisa, o foco da análise se voltará para discursos cinematográficos os filmes, que tratam de elementos da realidade próprios de segmentos mais populares, privilegiando representações relativas a três agentes sociais que estavam no quadro das disputas políticas mais acirradas durante a ditadura: os militares; os militantes da esquerda; os movimentos sociais. A questão central que orientará a investigação é: como o cinema deu voz às disputas engendradas no seio da sociedade brasileira, particularmente aquelas ligadas aos segmentos mais populares.

A voz da multidão na mídia brasileira: campanha das Diretas Já!, o golpe de misericórdia na ditadura

A pesquisa pretende investigar como a campanha por eleições diretas para presidente, as Diretas Já!, de 1984, repercutiram no processo político de transição da ditadura para democracia. O foco da análise será o papel desempenhado pela mídia brasileira no processo político que encerra a ditadura.

HISTORY & AUDIOVISUAL NARRATIVES: THE ART OF PUTTING LIFE ON STAGE AS A HISTORICAL QUESTION

The research investigates the relationships between audiovisual narratives and story/History. In this effort, it articulates some of the theoretical-methodological propositions of two historical schools: Annales School and Methodic School. In addition, recognizing that there have been significant advances in the other fields of knowledge of the Human Sciences that involve the proposed approach that is the object of the research, theses and investigations are incorporated in order to answer the questions that the field of these relationships covers, especially with regard to language and the role that audiovisual narratives play and the performances performed by these works in the societies/publics in which they are engendered and/or exhibited.