Ivan Lima Gomes
Edições de quadrinhos em perspectiva transnacional: do jornal ao livro
Descrição: Desde meados do século XIX as histórias em quadrinhos (HQs) se constituem numa das mídias mais populares entre leitores de diversas idades. As lembranças que muitos guardam de suas próprias leituras ou de terceiros que liam HQs contrasta com a tímida reflexão de âmbito histórico que até agora se acercou deles. Enquanto campos como as Artes Visuais, Estudos de Mídia e Teoria Literária já assumiram as HQs como linguagem dotada de aspectos narrativos específicos, pouco se questiona no interior dos estudos históricos as contribuições que as HQs podem introduzir aos estudos de história e historiografia. Este projeto de pesquisa busca apontar alguns caminhos neste sentido, ressaltando as relações entre cultura visual e história editorial e assumindo a materialidade da linguagem das HQs como elemento chave para a compreensão de sua historicidade. Sendo um desdobramento de perfil teórico-metodológico de pesquisas anteriores mais específicas que desenvolvi da graduação ao doutorado, desta vez a pesquisa assumirá um tom quase programático. Apesar de apresentar alguns objetos que serão discutidos como ponta pé inicial do projeto, não pretendo me ater a eles, antes lançando mão de tal corpus para explorar possibilidades mais amplas em termos de reflexão teórico-metodológica. As obras são: Fantomas contra los vampiros multinacionales, de Julio Cortázar; Batman en Chile, del chileno Enríque Lihn; y las brasileñas Pega para Kaputt, de Luis Fernando Veríssimo, Josué Guimarães, Moacy Scliar e Edgar Vasquez; e Agá, de Hermilo borba Filho. Em outras palavras, a pesquisa buscará desenvolver estratégias e abordagens possíveis para o estudo das HQs desde uma perspectiva histórica, atendo-se à historicidade da sua linguagem enquanto objeto, ao invés de priorizar uma ou outra série, personagem, editora etc. Com isso, o projeto termina por se articular a ações paralelas que ora espero desenvolver, como orientações e grupos de leitura. A partir das expectativas do público envolvido em tais atividades, objetos mais específicos serão abordados a partir da abordagem teórico-metodológica a ser elaborado ao longo do projeto.