Ivan Lima Gomes
Edições de quadrinhos em perspectiva transnacional: do jornal ao livro
Descrição: Desde meados do século XIX as histórias em quadrinhos (HQs) se constituem numa das mídias mais populares entre leitores de diversas idades. As lembranças que muitos guardam de suas próprias leituras ou de terceiros que liam HQs contrasta com a tímida reflexão de âmbito histórico que até agora se acercou deles. Enquanto campos como as Artes Visuais, Estudos de Mídia e Teoria Literária já assumiram as HQs como linguagem dotada de aspectos narrativos específicos, pouco se questiona no interior dos estudos históricos as contribuições que as HQs podem introduzir aos estudos de história e historiografia. Este projeto de pesquisa busca apontar alguns caminhos neste sentido, ressaltando as relações entre cultura visual e história editorial e assumindo a materialidade da linguagem das HQs como elemento chave para a compreensão de sua historicidade. Sendo um desdobramento de perfil teórico-metodológico de pesquisas anteriores mais específicas que desenvolvi da graduação ao doutorado, desta vez a pesquisa assumirá um tom quase programático. Apesar de apresentar alguns objetos que serão discutidos como ponta pé inicial do projeto, não pretendo me ater a eles, antes lançando mão de tal corpus para explorar possibilidades mais amplas em termos de reflexão teórico-metodológica. As obras são: Fantomas contra los vampiros multinacionales, de Julio Cortázar; Batman en Chile, del chileno Enríque Lihn; y las brasileñas Pega para Kaputt, de Luis Fernando Veríssimo, Josué Guimarães, Moacy Scliar e Edgar Vasquez; e Agá, de Hermilo borba Filho. Em outras palavras, a pesquisa buscará desenvolver estratégias e abordagens possíveis para o estudo das HQs desde uma perspectiva histórica, atendo-se à historicidade da sua linguagem enquanto objeto, ao invés de priorizar uma ou outra série, personagem, editora etc. Com isso, o projeto termina por se articular a ações paralelas que ora espero desenvolver, como orientações e grupos de leitura. A partir das expectativas do público envolvido em tais atividades, objetos mais específicos serão abordados a partir da abordagem teórico-metodológica a ser elaborado ao longo do projeto.
Visualidades da literatura: imagem, texto e quadrinhos em romances latino-americanos dos anos 1970
No campo da criação cultural dos anos 1960 e 1970 na América Latina, o diálogo entre diferentes expressões artísticas é resultado da modernização cultural que avança nestas décadas, colocando em questão uma série de convenções estéticas bem estabelecidas. No caso da literatura, é possível constatar o impacto que procedimentos caros à linguagem gráfica e à comunicação visual imprimiram sobre a produção do período, em especial, por meio da adoção de recursos gráficos, estilísticos e temáticos associados ao universo das histórias em quadrinhos (HQs). Sem pretender esgotar a discussão, a análise preliminar aqui proposta parte de um conjunto de obras literárias que se apropriou de recursos estilísticos associados às HQs para responder aos desafios da modernização cultural e para afirmar projetos estéticos bastante singulares. A discussão está centrada em quatro obras: Batman en Chile, de Enrique Lihn, publicada no Chile em 1973 pela Ediciones de la Flor; Agá, de Hermilo Borba Filho, publicada no Brasil em 1974 pela editora Civilização Brasileira; e Fantomas contra los Vampiros Multinacionales, do argentino Julio Cortázar, publicada no México em 1975 pela editora Excelsior; e Pega pra Kaputt!, Luis Fernando Veríssimo, Josué Guimarães, Moacy Scliar e Edgar Vasquez, publicada em 1977 pela editora Zahar. Como hipótese, defendo que a adoção de procedimentos caros às HQs foi uma opção estética consciente que visava enfrentar o desafio relativo às formas do romance na América Latina. Desdobram-se daí projetos literários de caráter político, pois apontam para as possibilidades de articulação de uma expressão própria que dê conta das transformações presentes nas sociedades latino-americanas daqueles anos. Não por acaso, a atmosfera política turbulenta daqueles anos servirá de base
para o desenvolvimento das obras analisadas.
para o desenvolvimento das obras analisadas.
América Latina: histórias e memórias, patrimônios e saberes em perspectiva comparada
O projeto visa promover a cooperação entre programas de pós-graduação brasileiros e universidades membros da AUGM, fortalecendo a mobilidade de docentes-pesquisadores e discentes. Para enfrentar os desafios contemporâneos colocados às Ciências Humanas, o projeto valoriza a perspectiva comparada em
chave interdisciplinar, alinhando-se ao PNPG 2011-2020 e valorizando a pósgraduação brasileira, via PPGH-UFG, como protagonista no desenvolvimento tecnológico e científico em escala latino-americana. O projeto foi contemplado no edital CAPES AUGM 16/2024.
chave interdisciplinar, alinhando-se ao PNPG 2011-2020 e valorizando a pósgraduação brasileira, via PPGH-UFG, como protagonista no desenvolvimento tecnológico e científico em escala latino-americana. O projeto foi contemplado no edital CAPES AUGM 16/2024.
Historiografia, tecnologias e culturas: trânsitos e diálogos latino-americanos
A proposta valoriza uma interlocução qualificada envolvendoinstituições de Ensino Superior localizadas no estado de Goiás. Propomos o aprofundamento de redes de pesquisas internacionais já desenvolvidas não apenas pelo PPGH-UFG, mas também pelo PPGHIST da PUC-Goiás, afirmando a importância da pesquisa em História ora desenvolvida no Centro-Oeste. Ambos são os programas de pósgraduação em História foram bem avaliados na área de História, o que se concretiza em pesquisas sólidas e em parcerias internacionais.A presente proposta, portanto, insere-se no interior de um conjunto maior de ações desenvolvidas de forma sistemática e coerente no interior do PPGH-UFG e do PPGHIST da PUC-Goiás.Visa
fortalecer tais diálogos, contribuindo para o desenvolvimento de uma reflexão específica no interior da historiografia, acerca da articulação envolvendo a escrita da história e a sua circulação por diversos espectros da cultura.
fortalecer tais diálogos, contribuindo para o desenvolvimento de uma reflexão específica no interior da historiografia, acerca da articulação envolvendo a escrita da história e a sua circulação por diversos espectros da cultura.