História e Relaçoes Internacionais: métodos e práticas

Este curso visa apresentar novas abordagens para o estudo da História das Relações Internacionais. O curso, aberto para estudantes dos programas de pós-graduação em História e Ciência Política constará de duas partes. Na primeira parte se
apresentarão os principais aspectos teóricos e metodológicos da disciplina. Se dará ênfase aos métodos de pesquisa e se oferecerão as ferramentas úteis para buscar e analisar fontes escritas e orais no Brasil e no exterior. A segunda parte do curso será dedicada ao debate historiográfico mais recente sobre a evolução política do sistema internacional no século 20. O caso de estudo será a história da Guerra Fria com a análise das principais e mais recentes interpretações sobre as origens, a evolução e a conclusão do conflito bipolar. Particular atenção será dada aos instrumentos usados por historiadores e cientistas políticos para interpretar as diferentes fases da Guerra Fria. Ao longo das aulas se discutirá a relevância do conflito bipolar nos âmbitos local, regional e global.