Narrativas audiovisuais e Didática da História: a arte de colocar a vida em cena como questão histórica
A disciplina tem por objetivo estudar as narrativas audiovisuais em suas relações com a história/História. A partir da premissa de que a narrativa é uma forma antropológica de representação das experiências (Ricoeur/Rüsen), elementos de construção de obras audiovisuais serão estudados em suas relações com a cultura – sobretudo, histórica e artística – de cada época e lugar. O quadro teórico previamente estudado a fim de apreender essas relações tem por premissas argumentos de Bakhtin, da Filosofia da Linguagem que permitem articular as teses de Vygotsky, da Psicologia, Geertz, Richard Bauman da Antropologia e Performances Culturais; de Williams, da Sociologia da Cultura e da Comunicação; de Stam, do Cinema. No campo historiográfico, são as teses de Rüsen e Certeau que orientam as reflexões e análises. A partir das reflexões desses autores vamos explorar algumas das possibilidades que se abrem para as narrativas audiovisuais, em seus aspectos didáticos, de forma a contemplar diversos campos do conhecimento, particularmente, a História, a Didática da História, as Performances Culturais e o Cinema.