História da Guerra Fria na América Latina

Este curso visa apresentar novas abordagens para o estudo da Guerra Fria na América Latina. Recentemente, novas pesquisas e debates focaram no significado de Guerra Fria na América Latina, nas suas origens e nos seus protagonistas. Da mesma forma, esta literatura dá particular atenção ao grau de envolvimento das superpotências e à relevância do conflito bipolar nos âmbitos local, regional e global. Por essa razão, o curso tratará de casos de estudo específicos e os estudantes serão encorajados a explorar dinâmicas intra-regionais e transnacionais da Guerra Fria. O curso será baseado sobretudo no estudo e na discussão desta literatura. Os estudantes também serão estimulados a consultar as transcrições de entrevistas de história oral, assim como fontes primárias disponíveis online.