Laboratórios

Laboratório de História das Ideias, dos Saberes e da Historiografia (LHISH)

A criação do Laboratório de História das Ideias, dos Saberes e da Historiografia (LHISH) concretiza, em torno de um espaço de interlocução, os interesses de compartilhamento e fortalecimento dos esforços de pesquisa realizados pelos professores-pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da UFG.

Trata-se da invenção de um espaço plural de produção do saber mediado por um conjunto de interesses reais de reflexão que historicamente aproximam uma série de professores da Faculdade de História, a saber: a escrita da história; a natureza do conhecimento histórico e os seus problemas teóricos e metodológicos; os problemas epistemológicos oriundos das modalidades de relação entre a história e outras disciplinas e saberes, tais como a filosofia, a sociologia, a antropologia, a literatura, o cinema e as artes em geral; a história do pensamento e das ciências; a história da ciência histórica e da historiografia; a emergência e o estatuto dos novos objetos de análise histórica; a crise dos paradigmas e a emergência de novos problemas na historiografia atual; a história da prática e do trabalho de pesquisa histórica; o estatuto da noção de documento e da noção de arquivo na ciência histórica. Os eixos que articulam tais temáticas podem ser observados na produção dos participantes do LHISH, demonstrando a organicidade dos projetos e das atividades desenvolvidas pelos mesmos ao longo dos últimos anos.

Fazem parte do LHISH os professores Carlos Oiti Berbet Júnior, Cristiano Alencar Arrais, Eugênio Rezende de Carvalho, Fabiana de Souza Fredrigo, Libertad Borges Bittencourt, Luiz Sérgio Duarte da Silva, Marlon Jeison Salomon e Ulisses do Valle.

Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LEPEHIS)

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LEPEHIS) é um grande espaço multiusuário, resultante da fusão de outros dois laboratórios, os antigos LAPHIS (Laboratório de Pesquisa em História) e LEHIS (Laboratório de Ensino de História), que dispõe de espaço físico exclusivo de 253 m². Esse laboratório possui ambiente climatizado e infraestrutura confortável para a realização de pesquisas, podendo ser utilizado por graduandos e pós-graduandos, conjuntamente. É dotado de acervo documental – tornando-se, cada dia mais, um centro de documentação – e equipamentos (mesa higienizadora, scanner profissional, leitora de microfilme e outros).

O LEPEHIS se caracteriza por ações voltadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão oferecendo recursos como oficinas, palestras e minicursos para estudantes da Faculdade de História e professores do ensino fundamental e médio das escolas-campo na área de ensino de História. É responsável por estabelecer parcerias e convênios com outras instituições voltadas à pesquisa e eventos primordialmente na área de História. É um espaço de pesquisa e organização de eventos da e na Faculdade de História.

O Laboratório possui coordenação tripartite: a coordenação de pesquisa é exercida pela Profa. Dra. Armênia Maria de Souza, a coordenação de extensão pela Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Vilela e a coordenação de ensino pela Profa. Dra. Maria Lemke.

Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-GO)

O Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR), constituído em 2008 na USP pelo Prof. Dr. Norberto Luiz Guarinello, ampliou suas relações por meio da proposta de uma seção em Goiás, junto à Faculdade de História. O LEIR-GO visa congregar alunos, professores e pesquisadores interessados em desenvolver estudos acerca do Império Romano. As docentes do PPGH Profas. Dras. Ana Teresa Marques Gonçalves e Luciane Munhoz de Omena coordenam as atividades do LEHIR, que abrigam as pesquisas de docentes e discentes do PPGH. O LEIR se vincula a pesquisadores de outras instituições, viabilizando publicações coletivas e a disseminação da produção intelectual do Programa, via trabalho dos docentes e pós-graduandos integrados ao laboratório.

Laboratório de Estudos Medievais (LEME-UFG)

O Laboratório de Estudos Medievais (LEME) foi criado por uma parceria entre os docentes da USP e da UNICAMP em 2005 (ver: http://leme.vitis.uspnet.usp.br/). Tem congregado professores, pesquisadores e pós-graduandos para o desenvolvimento de estudos na área de História Medieval, bem como estabelecer interlocução com historiadores e centros de pesquisa estrangeiros. Em 2008 o LEME passou por uma ampliação e, desde 2009, conta com a participação da Profa. Dra. Adriana Vidotte no seu Conselho Deliberativo. Essa participação motivou a institucionalização do LEME na UFG.