Cristiano Nicolini
Histórias de vidas e memórias de pesquisadoras/es do campo do ensino de História em Goiás (1980-2010)
Esta pesquisa tem como objetivo coletar, organizar e consolidar um acervo em rede, aberto e interativo de Histórias de Vidas e Memórias de pesquisadoras/es do campo do Ensino de História no Estado de Goiás. É um esforço do Grupo de Pesquisa e Estudos AprendHis e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LEPEHIS) da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, em parceria com o Instituto Federal de Goiás – Campus Formosa, com o GT Ensino de História e Educação da ANPUH GO e com o Coletivo de Professoras e Professores de História de Goiânia (CPHGyn). Utilizando-se da metodologia História Oral, a pesquisa tem previsão de duração de dois anos, divididos em duas fases. Na primeira, mapeando produções e nomes de docentes de instituições de ensino que em sua trajetória profissional dedicaram-se à pesquisa, à orientação de pesquisas e à produção bibliográfica e didática voltadas ao campo do ensino de História no Estado de Goiás, entre os anos 1980 e 2010, e a segunda desenvolvendo entrevistas semi-estruturadas com estas pessoas identificadas na primeira etapa. Espera-se organizar uma coleção de histórias que serão salvaguardadas e compartilhadas pelo LEPEHIS.
Goiás plural: temáticas entrelaçadas e a produção de história pública
A proposta tem como objetivo a realização de um projeto de pesquisa sobre história de Goiás na perspectiva da história pública. Suas ações versarão sobre a realização de aulas públicas, depoimentos orais públicos e conferências sobre temas focados na temática da história estadual goiana. Todas essas ações serão transmitidas ao vivo pela Internet. Os vídeos, posteriormente, serão editados, no formato de mini-documentários, para ficarem disponíveis ao grande público e como material didático para docentes da educação básica interessados em história de Goiás. Além disso, se pretende publicar um livro paradidático, também para servir de suporte ao trabalho docente e uma coletânea, em que se discutirá a experiência de realização do projeto nos marcos teóricos da história pública.
