Cristiano Nicolini

Propostas de ensino e Didática da História no Estado de Goiás: diálogos entre ensino e pesquisa
A Educação Histórica e a Didática da História investigam processos de construção do pensamento histórico em diferentes espaços e suas diversas formas de produção, transmissão e divulgação. Este projeto visa investigar as propostas para o ensino e aprendizagem histórica no Estado de Goiás, nas últimas décadas (a contar da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's, 1998), compreendendo empírica e teoricamente as percepções e concepções sobre as relações entre a História pesquisada e a História ensinada. A ênfase desta investigação consiste na inventariação, análise e reflexão sobre o desenvolvimento da cognição histórica e suas diferentes formas de abordagem nas redes de ensino regionais. Outro pressuposto desse projeto de pesquisa é a ideia de que o conhecimento histórico ou o "pensar historicamente " não são tarefas exclusivas das instituições de ensino; por isso, abarca em suas investigações, além das propostas de ensino em História voltadas para a escolarização, outros documentos que se propõem a transmitir ou construir conhecimento acerca do passado, porém veiculados em espaços e de formas alternativas na região em questão (museus, roteiros de turismo, teatro, cinema, festivais, dentre outros). Metodologicamente, a pesquisa tomará como fontes os documentos produzidos nestas diferentes instâncias, cujo conteúdo será analisado e interpretado à luz dos referenciais da Educação Histórica e da Didática da História. A leitura desses portadores de discurso permitirá identificar, categorizar e analisar as concepções de aprendizagem presentes nestas intenções programáticas, avaliando a perspectiva na qual se enquadram teoricamente e as possibilidades de seus desdobramentos no campo do ensino de História.
Aprendizagem e consciência histórica em tempos de pandemia no estado de Goiás
O projeto surgiu da necessidade de acompanharmos os efeitos da pandemia do Novo Coronavírus e do consequente distanciamento social sobre as formas de aprendizagem histórica no contexto de escolarização correspondente à Educação Básica. A investigação pretende levantar dados para posterior análise acerca das ideias históricas e da consciência histórica desenvolvidas durante o período em que os estudantes participaram das aulas de História através do ensino remoto. Pretendemos reunir informações sobre as experiências e interpretações do tempo histórico, projetando perspectivas para o futuro dos alunos e alunas que vivenciaram esse “estado de suspensão” vivido no tempo presente. O projeto parte dos pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Histórica (RÜSEN, 2015; BARCA, 2011), compreendendo aspectos quantitativos e qualitativos das evidências e narrativas apresentadas por crianças, jovens e adultos que frequentam a rede de ensino pública e privada do estado de Goiás.
Histórias de vidas e memórias de Pesquisadoras/es do Ensino de História
Esta pesquisa tem como objetivo coletar, organizar e consolidar um acervo em rede, aberto e interativo de Histórias de Vidas e Memórias de pesquisadoras/es do campo do Ensino de História. É um esforço da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino de História, em parceria com a Universidade da Região de Joinville, na figura da coordenação do projeto e na participação do Laboratório de História Oral, LHO, além de mais três laboratórios em universidades brasileiras e o Museu da Pessoa. Utilizando-se da metodologia História Oral a pesquisa tem previsão de duração de quatro anos, divididos em duas fases. Na primeira, desenvolvendo entrevistas com docentes de instituições de ensino que em sua trajetória profissional dedicaram-se à pesquisa, à orientação de pesquisas e à produção bibliográfica e didática voltadas ao campo do ensino de História, entre os anos 1980 e 1990 e a segunda estendendo-se até meados dos anos 2000. Espera-se organizar uma coleção de histórias que serão salvaguardadas e compartilhadas pelo Museu da Pessoa e demais laboratórios envolvidos.