Cristiano Nicolini

Propostas de ensino e Didática da História no Estado de Goiás: diálogos entre ensino e pesquisa

A Educação Histórica e a Didática da História investigam processos de construção do pensamento histórico em diferentes espaços e suas diversas formas de produção, transmissão e divulgação. Este projeto visa investigar as propostas para o ensino e aprendizagem histórica no Estado de Goiás, nas últimas décadas (a contar da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's, 1998), compreendendo empírica e teoricamente as percepções e concepções sobre as relações entre a História pesquisada e a História ensinada. A ênfase desta investigação consiste na inventariação, análise e reflexão sobre o desenvolvimento da cognição histórica e suas diferentes formas de abordagem nas redes de ensino regionais. Outro pressuposto desse projeto de pesquisa é a ideia de que o conhecimento histórico ou o "pensar historicamente " não são tarefas exclusivas das instituições de ensino; por isso, abarca em suas investigações, além das propostas de ensino em História voltadas para a escolarização, outros documentos que se propõem a transmitir ou construir conhecimento acerca do passado, porém veiculados em espaços e de formas alternativas na região em questão (museus, roteiros de turismo, teatro, cinema, festivais, dentre outros). Metodologicamente, a pesquisa tomará como fontes os documentos produzidos nestas diferentes instâncias, cujo conteúdo será analisado e interpretado à luz dos referenciais da Educação Histórica e da Didática da História. A leitura desses portadores de discurso permitirá identificar, categorizar e analisar as concepções de aprendizagem presentes nestas intenções programáticas, avaliando a perspectiva na qual se enquadram teoricamente e as possibilidades de seus desdobramentos no campo do ensino de História.

Histórias de vidas e memórias de pesquisadoras/es do campo do ensino de História em Goiás (1980-2010)

Esta pesquisa tem como objetivo coletar, organizar e consolidar um acervo em rede, aberto e interativo de Histórias de Vidas e Memórias de pesquisadoras/es do campo do Ensino de História no Estado de Goiás. É um esforço do Grupo de Pesquisa e Estudos AprendHis e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LEPEHIS) da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, em parceria com o Instituto Federal de Goiás – Campus Formosa, com o GT Ensino de História e Educação da ANPUH GO e com o Coletivo de Professoras e Professores de História de Goiânia (CPHGyn). Utilizando-se da metodologia História Oral, a pesquisa tem previsão de duração de dois anos, divididos em duas fases. Na primeira, mapeando produções e nomes de docentes de instituições de ensino que em sua trajetória profissional dedicaram-se à pesquisa, à orientação de pesquisas e à produção bibliográfica e didática voltadas ao campo do ensino de História no Estado de Goiás, entre os anos 1980 e 2010, e a segunda desenvolvendo entrevistas semi-estruturadas com estas pessoas identificadas na primeira etapa. Espera-se organizar uma coleção de histórias que serão salvaguardadas e compartilhadas pelo LEPEHIS.