Raul Amaro de Oliveira Lanari

Dilemas da Patrimonialização pelo Poder Legislativo em Goiânia: usos públicos do passado e fetichização da cultura (2009-2023)

Este projeto de pesquisa se insere nos debates correntes a respeito da procedência da realização de Tombamentos e Registros de Bens Culturais pelos Poderes Legislativos, fenômeno que tem ganho força nos últimos anos e gera controvérsias no campo do Patrimônio Cultural. Com este propósito, seu objetivo principal é analisar os processos de patrimonialização realizados pelo Poder Legislativo de Goiânia entre 2009 e 2023, identificando os bens culturais cuja proteção foi proposta, os argumentos mobilizados na defesa dos projetos de lei, os pareceres da Procuradoria Jurídica e das Comissões de Constituição e Justiça e Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores, as minutas e textos finais das Leis Municipais. Será realizada uma reflexão sobre os valores reivindicados para a declaração dos bens culturais como Patrimônio de Goiânia e sobre as medidas previstas para a conservação e salvaguarda dos bens materiais e imateriais patrimonializados. Também serão pesquisados arquivos referentes ao Conselho Municipal de Preservação de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia com vistas à identificação dos debates referentes à elaboração dos estudos técnicos e do estabelecimento dos Planos de Conservação e Salvaguarda dos bens culturais. Com isso, pretende-se realizar análise crítica das escolhas dos bens culturais patrimonializados e uma avaliação da efetividade da patrimonialização de bens culturais pelo Poder Legislativo no município de Goiânia, contribuindo para a eficiência das políticas públicas na área do Patrimônio Cultural no município.

 

"Patrimônio Cultural e políticas de memória em Goiás: entre saberes, fazeres e narrativas memoriais"

O projeto de pesquisa, com sede na Faculdade de História da UFG, tem como objetivo analisar as múltiplas formas através das quais a memória é difundida por comunidades locais ou pelos poderes instituídos no estado de Goiás. Nesse sentido, o projeto intenta analisar tanto as memórias ditas "oficiais", difundidas por instituições e pelos saberes escolares, quanto pelas modalidades "não formais˜ de transmissão de saberes, fazeres e formas de expressão que constituam os modos de ser e estar no mundo de comunidades localmente enraizadas em diferentes pontos do estado de Goiás. Dentro deste propósito, o projeto terá como objetos de pesquisa monumentos, edificações tombadas, museus e suas coleções, arquivos históricos, documentos patrimonializados e práticas sociais consideradas Patrimônio Imaterial nos níveis municipal, estadual e federal existentes no estado de Goiás, com vistas a identificar diferentes usos do passado que refletem em práticas políticas voltadas para a afirmação de identidades hegemônicas ou insurgentes.