Linha de Pesquisa 1
HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIOS SOCIAIS
A linha de pesquisa História, Memória e Imaginários Sociais tem por objetivo problematizar a elaboração da história como forma de conhecimento e como narrativa. A memória é ordenadora da consciência e matéria-prima da história. Trata-se de problematizar a relação entre memória e história. Essa linha de pesquisa propõe-se a analisar a formação, a difusão e a apropriação de repertórios de imagens e discursos em diferentes espaços e tempos históricos. Os suportes dessas imagens e discursos encontram-se em diversas linguagens: verbal, escrita, gestual, iconográfica e simbólica, definindo as relações étnicas, de gênero e de poder. Memórias e imaginários sociais interligam-se na medida em que ambas configuram representações influentes na definição das identidades sociais.
Docentes Integrantes dessa Linha de Pesquisa:
- Adriana Vidotte
- Ana Teresa Marques Gonçalves
- Armênia Maria de Souza
- Dulce Oliveira Amarante dos Santos
- Élio Cantalício Serpa
- Luciane Munhoz de Omena
- Márcio Pizarro Noronha
- Noé Freire Sandes
Linha de Pesquisa 2
FRONTEIRAS, INTERCULTURALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA
Esta linha tem como eixo a dimensão cultural da história. Articula elementos culturais, materiais e simbólicos sob os quais uma sociedade ou indivíduo vivem e refletem sobre sua relação com o mundo e com os outros. Busca os significados dados pelos atores em ação, desde uma relação complexa entre evento e estrutura, onde a história é ordenada culturalmente e de diversos modos, uma vez que os significados são reavaliados quando postos em prática. A interculturalidade considera como as diferentes culturas pensam e concebem suas ações, temporalidades e o outro. Vale-se do dinamismo das culturas e tradições e da aproximação dinâmica dos saberes locais, ressaltando o agency dos grupos subalternos, enfatizando a circularidade cultural, com estudos que admitam conhecimentos complexos e interdisciplinares a partir de pluriepistemologias e múltiplos saberes. Seus campos: estudos de educação histórica e ensino de história em perspectiva intercultural, produção e aprendizado histórico, metodologias de ensino em história da arte e imagem, etnohistórias e identidades, relações étnicorraciais e história ambiental.
Docentes Integrantes desta Linha de Pesquisa
- Alexandre Martins de Araújo
- Ana Carolina Eiras Coelho Soares
- Cristina de Cássia Pereira de Moraes
- Elias Nazareno
- Heloisa Selma Fernandes Capel
- Joana Aparecida Fernandes Silva
- Leandro Mendes Rocha
- Maria da Conceição Silva
- Maria Elizia Borges
- Sônia Maria de Magalhães
- Rafael Saddi Teixeira
- Roberto Abdala Júnior
Linha de Pesquisa 3
IDEIAS, SABERES E ESCRITAS DA (E NA) HISTÓRIA
Esta linha de pesquisa privilegia os estudos dos problemas inerentes aos processos de produção, às formas de apresentação e às funções do conhecimento histórico. Destacam-se os temas de natureza epistemológica, teórico-metodológica e/ou historiográfica, incluindo os debates sobre paradigmas historiográficos, filosofias da história, escritas e narrativas históricas, usos do passado, historicidade, além das dimensões espaço-temporais do conhecimento histórico. Para além do foco eminentemente teórico, a linha de pesquisa incorpora ainda investigações sobre objetos e temáticas nos campos da História Intelectual, História dos Intelectuais, História do Pensamento, História das Ideias (Políticas, Sociais, Científicas, Filosóficas etc.), História Conceitual, bem como História das Ciências e dos Saberes.
Docentes Integrantes desta Linha de Pesquisa:
- Carlos Oiti Berbert Júnior
- Cristiano Pereira Alencar Arrais
- Eugênio Rezende de Carvalho
- Fabiana de Souza Fredrigo
- Libertad Borges Bittencourt
- Luiz Sérgio Duarte da Silva
- Marlon Jeison Salomon
Linha de Pesquisa 4
PODER, SERTÃO E IDENTIDADES
Esta linha de pesquisa reúne projetos de investigação que articulam dinâmicas sócio-econômicas, relações de poder e práticas políticas e institucionais, assim como movimentos e práticas sócio-culturais. Inclui ainda o estudo e crítica dos processos de colonização e modernização na América Latina, particularmente no Brasil e na região Centro-Oeste. Engloba estudos sobre conjuntos discursivos, imagéticos e sonoros nos quais se fazem presentes representações de nação-sertão e campo- cidade, vinculando a questão regional às relações entre espaço e sociedade e à constituição de identidades regionais.
Docentes Integrantes desta Linha de Pesquisa
- Alberto Baena Zapatero
- Cristina de Cássia Pereira Moraes
- David Maciel
- João Alberto da Costa Pinto
- Marcos Antônio de Menezes
- Maria Amélia Garcia de Alencar
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