Linhas de Pesquisa

 



Linha de Pesquisa 1


HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIOS SOCIAIS

A linha de pesquisa História, Memória e Imaginários Sociais tem por objetivo problematizar a elaboração da história como forma de conhecimento e como narrativa. A memória é ordenadora da consciência e matéria-prima da história. Trata-se de problematizar a relação entre memória e história. Essa linha de pesquisa propõe-se a analisar a formação, a difusão e a apropriação de repertórios de imagens e discursos em diferentes espaços e tempos históricos. Os suportes dessas imagens e discursos encontram-se em diversas linguagens: verbal, escrita, gestual, iconográfica e simbólica, definindo as relações étnicas, de gênero e de poder. Memórias e imaginários sociais interligam-se na medida em que ambas configuram representações influentes na definição das identidades sociais.

 Docentes Integrantes dessa Linha de Pesquisa: 

  1. Adriana Vidotte
  2. Ana Teresa Marques Gonçalves
  3. Armênia Maria de Souza
  4. Dulce Oliveira Amarante dos Santos
  5. Élio Cantalício Serpa
  6. Luciane Munhoz de Omena
  7. Márcio Pizarro Noronha
  8. Noé Freire Sandes

 

 Linha de Pesquisa 2

FRONTEIRAS, INTERCULTURALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA


Esta linha tem como eixo a dimensão cultural da história. Articula elementos culturais, materiais e simbólicos sob os quais uma sociedade ou indivíduo vivem e refletem sobre sua relação com o mundo e com os outros.  Busca os significados dados pelos atores em ação, desde uma relação complexa entre evento e estrutura, onde a história é ordenada culturalmente e de diversos modos, uma vez que os significados são reavaliados quando postos em prática. A interculturalidade considera como as diferentes culturas pensam e concebem suas ações, temporalidades e o outro. Vale-se do dinamismo das culturas e tradições e da aproximação dinâmica dos saberes locais, ressaltando o agency dos grupos subalternos, enfatizando a circularidade cultural, com estudos que admitam conhecimentos complexos e interdisciplinares a partir de pluriepistemologias e múltiplos saberes. Seus campos: estudos de educação histórica e ensino de história em perspectiva intercultural, produção e aprendizado histórico, metodologias de ensino em história da arte e imagem, etnohistórias e identidades, relações étnicorraciais e história ambiental.

 Docentes Integrantes desta Linha de Pesquisa  

  1. Alexandre Martins de Araújo
  2. Ana Carolina Eiras Coelho Soares
  3. Cristina de Cássia Pereira de Moraes
  4. Elias Nazareno
  5. Heloisa Selma Fernandes Capel
  6. Joana Aparecida Fernandes Silva
  7. Leandro Mendes Rocha
  8. Maria da Conceição Silva
  9. Maria Elizia Borges
  10. Sônia Maria de Magalhães
  11. Rafael Saddi Teixeira
  12. Roberto Abdala Júnior

 

 Linha de Pesquisa 3

IDEIAS, SABERES E ESCRITAS DA (E NA) HISTÓRIA


Esta linha de pesquisa privilegia os estudos dos problemas inerentes aos processos de produção, às formas de apresentação e às funções do conhecimento histórico. Destacam-se os temas de natureza epistemológica, teórico-metodológica e/ou historiográfica, incluindo os debates sobre paradigmas historiográficos, filosofias da história, escritas e narrativas históricas, usos do passado, historicidade, além das dimensões espaço-temporais do conhecimento histórico. Para além do foco eminentemente teórico, a linha de pesquisa incorpora ainda investigações sobre objetos e temáticas nos campos da História Intelectual, História dos Intelectuais, História do Pensamento, História das Ideias (Políticas, Sociais, Científicas, Filosóficas etc.), História Conceitual, bem como História das Ciências e dos Saberes.

 Docentes Integrantes desta Linha de Pesquisa:    

  1. Carlos Oiti Berbert Júnior
  2. Cristiano Pereira Alencar Arrais
  3. Eugênio Rezende de Carvalho
  4. Fabiana de Souza Fredrigo
  5. Libertad Borges Bittencourt
  6. Luiz Sérgio Duarte da Silva
  7. Marlon Jeison Salomon

 

 Linha de Pesquisa 4

 PODER, SERTÃO E IDENTIDADES

Esta linha de pesquisa reúne projetos de investigação que articulam dinâmicas sócio-econômicas, relações de poder e práticas políticas e institucionais, assim como movimentos e práticas sócio-culturais. Inclui ainda o estudo e crítica dos processos de colonização e modernização na América Latina, particularmente no Brasil e na região Centro-Oeste.  Engloba estudos sobre conjuntos discursivos, imagéticos e sonoros nos quais se fazem presentes representações de nação-sertão e campo- cidade, vinculando a questão regional às relações entre espaço e sociedade e à constituição de identidades regionais.

 Docentes Integrantes desta Linha de Pesquisa  

  1. Alberto Baena Zapatero
  2. Cristina de Cássia Pereira Moraes
  3. David Maciel
  4. João Alberto da Costa Pinto
  5. Marcos Antônio de Menezes
  6. Maria Amélia Garcia de Alencar