III Seminário - Apresentação

Neste ano de 2010, a realização do III Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC-GO, apresentou novidades. A primeira delas é que, estando previsto para acontecer na Faculdade de História da UFG, foi incorporado ao V Seminário de Pós-Graduação da UFG, que ocorre anualmente dentro do CONPEEX – Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG. Outra modificação é que a apresentação dos trabalhos foi concentrada num só dia: 20 de outubro.  Tais mudanças visavam possibilitar maior freqüência dos alunos, tendo em vista que, na UFG, nos dias do CONPEEX, as demais atividades acadêmicas estão suspensas.

Durante o III Seminário foram apresentados um total de 53 (cinqüenta e três) trabalhos, de alunos de Mestrado (UFG e PUC-GO) e de Doutorado (UFG), em sessões matutinas, vespertinas e noturnas.  Após apresentação oral, comentários do professor–leitor e do público presente, os artigos foram finalizados e encaminhados para publicação, da maneira como se apresentam aqui.  Oportuniza-se, assim, mais uma publicação para nossos discentes, importante indicador na avaliação dos Programas de Pós-Graduação.

A realização do III Seminário de Pesquisa dá continuidade à troca de experiências entre alunos e docentes dos dois Programas, de professores de outras unidades das duas instituições promotoras e mesmo de outras instituições de ensino superior, que se dispuseram a colaborar na leitura crítica dos trabalhos. Possibilita também a aproximação entre a graduação e a pós, tendo em vista a presença de alunos de graduação no evento. Assim, podemos afirmar que com a realização desta terceira edição, o Seminário de Pesquisa UFG-PUC-GO está definitivamente institucionalizado, atingindo os objetivos para os quais foi pensado desde sua concepção pelos então Coordenadores dos PPGs-História da UFG e da PUC-GO.

Goiânia, dezembro de 2010

Profa. Maria Amélia Garcia de Alencar